terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conheça os melhores parlamentares federais do Rio de Janeiro em 2012





Alfredo Sirkis (PV-RJ)

Carioca, 61 anos, jornalista, exerce seu primeiro mandato na Câmara. Um dos fundadores do Partido Verde no Brasil, foi presidente nacional do PV e vereador no Rio. Começou sua militância política ainda na adolescência, participando ativamente de ações contra a ditadura, inclusive na luta armada. Exilou-se na Argentina, no Chile, na Suécia e em Portugal. Candidatou-se à Presidência da República em 1998 e foi um dos artífices da candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência da República em 2010. Está entre os melhores parlamentares pelo segundo ano consecutivo.


Benedita da Silva (PT-RJ)

Carioca, tem 70 anos e está em seu terceiro mandato na Câmara. Formada em Estudos Sociais e Serviço Social, foi a primeira mulher negra a conquistar uma cadeira no Senado, em 1994. Começou sua militância política na Associação das Favelas do Estado do Rio de Janeiro. Eleita vice-governadora em 1998, comandou o estado por nove meses em 2002. Foi ministra da Assistência Social no governo Lula e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos no governo Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro. Figura pela primeira vez na lista dos melhores parlamentares feita pelos jornalistas.


Chico Alencar (Psol-RJ)

Carioca, 63 anos, está no terceiro mandato na Câmara. Começou sua trajetória política nos movimentos sociais. Mestre em Educação, é professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Deixou o PT, pelo qual foi vereador e deputado estadual, na crise do mensalão. Tem discurso pautado pela defesa da ética e pelo combate às desigualdades sociais. Líder do Psol na Câmara, foi considerado o melhor deputado pelos jornalistas nos últimos quatro anos. Venceu a votação na internet em 2010 e 2011. Ainda no ano passado, conquistou a categoria Defesa da Democracia e da Cidadania.


Miro Texeira (PDT-RJ)

Carioca, 67 anos, está no décimo mandato na Câmara. Advogado e jornalista, começou sua vida política no antigo MDB. Em 2002, contrariou a orientação do PDT, que apoiava Ciro Gomes, e apoiou a candidatura de Lula à Presidência. Com a decisão do partido de se opor ao governo do petista, deixou o partido e só regressou quando o PDT voltou a fazer parte da base aliada. Foi ministro das Comunicações e líder do governo Lula na Câmara. É titular da CPI do Cachoeira. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pela sexta vez. É destaque na Defesa da Democracia e na Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania.

Fonte: Congresso em Foco.

4 comentários:

Anônimo disse...

KD GAROTINHO?

Anônimo disse...

O governador é que merecia um parabéns pela melhor adiministração do estado dos últimos tempos.

Anônimo disse...

KD o ex governador ?

Anônimo disse...

Garotinho tem status de governador, foi votado pra deputado, em todas as cidades do Rio de Janeiro! Cade voce deputado?