sexta-feira, 11 de abril de 2008

EU ODEIO CHICO BUARQUE

A declaração do humorista do “Casseta”, Marcelo Madureira, que o cineasta Glauber Rocha “era uma merda” sacudiu o Rio de Janeiro. A Família do baiano Glauber ameaçou processá-lo pela sua declaração. Intelectuais e artistas quase divulgaram nota de repúdio.
Lendo a polêmica oriunda da manifestação de Madureira, lembrei! Eu odeio Chico Buarque!. Será que serei processado por isso? Alguns irão me odiar, outros nunca mais irão ler meus artigos e tantos mais enviarão e-mails mal-criados. Mesmo assim, não sou obrigado a gostar do compositor Chico.
Muitos irão dizer: você não conhece a obra dele; por isso, comete essa heresia. Não, não é verdade. Eu não gosto, pois não sou obrigado a idolatrar o ídolo dos outros. Como Marcelo Madureira que detesta o grande Glauber, eu odeio Chico. Suas músicas são uma ‘chatice’ e não me emocionam em nada. Recordações então, nem pensar! (risos).
A MPB (Música Popular Brasileira) possui inúmeros e fabulosos letristas e intérpretes, mas poucos são idolatrados. Isso restringe o campo de escolha daqueles que, sem personalidade, têm vergonha de dizer que odeiam Chico (o chato).
Chico é autor da peça infantil ‘Os Saltimbancos’, que foi traduzida do italiano ‘I musicanti’ e filho do grande historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda. Mesmo assim, não me vejo obrigado a gostar dele.
A revolta dos intelectuais cariocas com Marcelo Madureira é palhaçada pura. São pessoas bobas que também devem odiar Glauber e Chico, mas morrem de medo de serem banidas do ciclo intelectual. Apenas acompanham o fluxo opinativo sem qualquer personalidade.
Os adoradores da MPB parecem um pouco com os católicos fervorosos. Ou amamos os seus amores ou nos resta o limbo. Desejo sucesso eterno ao Chico. Sei que quando ele morrer, será eternizado. Cheio de viúvas, transitará no imaginário de homens e mulheres.
Mesmo assim, merda ou não, ódio ou não, Marcelo e eu temos o direito de proferir nossas opiniões. Graças a Deus que a democracia funciona, pois caso contrário, eu não poderia dizer em alto e em bom tom: eu amo o Djavan!

6 comentários:

grupo unido de roda fogo disse...

É um prazer acessar o seu blog. Lhe desejo sucesso amigo. Um abraço de: Manoel Limoeiro de: Recife-PE.

Fabíola disse...

Adoreeeeeeeeeeeeeeei o seu post e concordo, plenamente, com você. Chico Buarque é um cantor que eu não acho graça. Acho as mais músicas dele chatéeerrimas e já fui destratada por causa disso porque a maioria dos fãs desse cantor são geralmente pessoas metidas a intelectuais. Tem gente que odeia esse cantor, mas tem medo de falar isso para não levar nome de idiotas. Eu digo em alta e bom som que as músicas dele são uma chatice. Também já me disseram isso que eu não gosto das músicas dele porque não conheço as obras dele. Nem me nteressam! A música dele é chata, poxa. Agora fica esse bando de pseudo intelectuais julgado mal quem não curte a música desse cantor e se achando muito inteligente só porque curte Chico Buarque. Esse cantor já está rotulado como o poeta dos intelectuais. Por isso, que todo mundo tem medo de falar dele. Mas eu falo e digo que as músicas dele não têm nada demais. Só porque o cara é um bem nascido e, se eu não me engano, compoz música no período da ditadura eu vou dizer que a música dele é legal? Povinho chato(não todos, claro)é esse povo que se intitula fã desse cantor. Não sei por que não admitem críticas a ele, o endeusam.

Viviane MoAr disse...

Graças a Deus tu podes hoje dizer "EU ODEIO CHICO BUARQUE"... Sem maiores conseqüências além das críticas vindas dos mais variados pontos de vistas...
Entendo sua opinião sobre o cara...
Prefiro ler suas letras, ou escutá-las nas vozes de outros, do que por ele mesmo... Mas isso é uma questão de afinidade com a sonoridade de sua voz e melodias... Não considero a voz do Chico uma das melhores, e as melodias das músicas, para mim hoje que vivo em outro momento da história às vezes se tornam sonolentas...
Respeito sua opinião e até acho corajosa a crítica (essa sociedade é muito 8 ou 80, ou vai te parabenizar pelo ato ou cair matando)...
Mas deixo aqui minha opinião: de forma poética Chico conseguiu eternizar momentos históricos (e ainda tão recentes), que fazem com que pessoas tão jovens como eu, reflitam e entendam nosso momento atual... Curto muito essa questão do uso de simbologias e analogias existentes nas letras dele...
Enfim, que bom saber que existem opiniões diferentes e que elas podem ser expressadas... Procurando opiniões contrárias as minhas é que encontrei esse seu texto, pois não podemos “idolatrar o ídolo dos outros”, mas ainda considero Chico um dos maiores poetas brasileiro...

Felipe disse...

realmente, o cara é uma mala.
admito que algumas poesias são interessantes, mas a chatice dele é incomparável.

não aguento mais os pseudo intelectuais falando desse cara como se fosse Deus.

tamarindu disse...

chico nao é deus.. o mundo nao precisa idolatra-lo como um.. tao pouco o mundo precisa odiá-lo.. é uma questao de gosto e gosto nao se discute.. deve-se, sim, preservar o que temos de bom.. e chico, indiscutivelmente, é bom! sua voz pode ser monocórdica, suas letras "ultrapassadas" e seu estilo um tanto intelectual, mas o seu valor é inestimável como tantos outros que, por vezes, nem conhecemos.

quem odeia declaradamente chico deve repensar no odio. e quem o defende como se fosse fé e religiao, também deve repensar.

mas, apartidário das opinoes, antes discutir chico do que luan santana, justin bieber e lady gaga!!

ah.. chico pra mim é um dos melhores, lá na prateleira de cima. tenho a discografia completa dele com mais de 20 CD e alguns LP e, confesso, amo 4 ou 5 albuns, ouço outros 7 e odeio o resto.

Luciano Demetrius disse...

Se os fãs da MPB são rotulados como católicos fervorosos, então dá pra entender que "quem não gosta desse estilo é tal qual ateu de carteirinha que despeja o que não sabe"? Tudo bem, cada um tem o direito de odiar. Mas antes é útil "conhecer a obra e história dele". Para "avaliar" quem gosta ou não do Chico, só preciso saber se essa pessoa (não você, caro blogueiro, mas qualquer outra) curte Big Brother, seja fanático por banda Gospel ou esteja consumido por sertaNOJO. Aì eu vou "entender". Sim, Manoel, é seu direito de odiar o Chico. Mas garanto que as letras dele são melhores do que muita porcaria da indústria cultural.