quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Tomógrafo Móvel do Estado em SJB‏


O município de São João da Barra recebeu, na última terça-feira, dia 18, o Tomógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A unidade, que realizará exames até o dia 28, está instalada na Praça São João Batista, no centro da cidade. Até o momento, 150 tomografias já foram agendadas pela secretaria de Saúde. Mesmo com o feriado prolongado, os atendimentos continuarão sendo realizados nesta quinta-feira, sexta e sábado.

Os pacientes que estiverem com encaminhamento devem comparecer na Sala 19 da Policlínica, de 8h às 17h, com cópias dos documentos, cartão do SUS e comprovante de residência. Na sexta-feira, dia 28, o tomógrafo atenderá até as 13h.

Os agendamentos são feitos pela secretaria de Saúde, que recebe o pedido médico do paciente, encaminha a planilha com as demandas para o serviço da SES e informa os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Após 15 a 20 dias, o Estado entregará os laudos ao município para que sejam encaminhados aos pacientes.

De acordo com a coordenação do Núcleo, Controle e Avaliação da secretaria de Saúde de São João da Barra, é necessário que os pacientes sigam os procedimentos que seguem junto ao encaminhamento, já que em alguns casos é necessário estar em jejum e até suspender a medicação.

A estrutura possui dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeiras de rodas e ainda dispõe de vestuário para o paciente. O serviço de tomografia foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda.

Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O aparelho funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Além dos pacientes de São João da Barra, o tomógrafo atenderá também os municípios de Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: