terça-feira, 25 de agosto de 2009

NÃO PODEMOS ESQUECER DA GRIPE.

O governo do Rio confirmou nesta segunda-feira (24) mais duas mortes causadas pela nova gripe. No total, 49 pessoas morreram por causa da doença no estado. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, os óbitos confirmados são de um homem, de 35 anos, e de uma mulher, de 37 anos.

Comento no blog

Estou sentindo que a grave situação da gripe suína vem, aos poucos, perdendo espaço nos noticiários centrais dos principais meios de comunicação. Isso é muito perigoso, pois temos um aumento gradativo da doença, muitas pessoas internadas e outras milhares que ainda sequer, tomaram as precauções mínimas necessárias. Vale dizer, que temos um número enorme e vergonhoso de pessoas que não possuem até hoje saneamento básico.

Vamos nos manter vigilantes pois todo o cuidado é pouco.

Cláudio Andrade.

3 comentários:

Anônimo disse...

É, Dr. Cláudio, me parece que o "esfriamento" ao noticiar mortes e doenças não passa de algo proposital. A Imprensa ao se calar, ou melhor atenuar a situação caótica em que vivemos, dá sinal de que compactua com as autoridades da Saúde para "acalmar" a população. Isso é triste e preocupante.A gripe existe, faz doentes levando-os à óbito mas, a gente vê escrito na Folha da Manhã de hoje: " No momento, estamos em uma curva decrescente no número de atendimentos a casos suspeitos de gripe suína." Paulo Hirano- Secretário de Saúde.
Sou da área de saúde e fico analisando a situação... A verdade é sempre verdade.

Cláudio Andrade disse...

Bom dia!

A minha preocupação diz respeito ao tempo de manutenção das notícias em evidência.
A gripe continua matando e em nossa cidade já tivemos 14 óbitos. Um média alta no universo total de 49 mortes no Estado.

Quanto aos poderes públicos... Basta cobrarmos de forma cotidiana para que possamos, aos poucos, ter o máximo de informações possíveis.

Vamos manter a vigilância, pois o perigo é grande.

Cláudio Andrade.

Ministério da Saúde disse...

'Anônimo'

As autoridades da Saúde não têm intresse omitir informações a respeito da Influenza A (H1N1). Semanalmente, o Ministério da Saúde atualiza o boletim epidemiológico e o divulga à imprensa, além de disponibilizar todos os dados com transparência no portal Saude.gov.br. Além disso, todas as notícias oficiais a respeito da compra e distribuição de medicamentos, além de outras ações relevantes, são divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Entendemos que, embora a Influenza A (H1N1) tenha apresentado recuo na semana de 15 a 21 de agosto de 2009, ainda estamos em período de alerta e continuamos tomando as medidas cabíveis para a contenção da pandemia no Brasil.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde