domingo, 12 de outubro de 2008

ARNALDO, GAROTINHO E O CACIQUISMO.

Após o fim da era do ex-prefeito José Carlos Barbosa, Campos dos Goytacazes passou a ter uma nova liderança. Surgia o grupo de Anthony Matheus de Oliveira, popularmente conhecido como Garotinho.

Em seu grupo surgiam para a política Rosinha (ex- Governadora de Estado) Sérgio Mendes Cordeiro (ex-Prefeito de Campos), Fernando Leite Fernandes (ex-Deputado Estadual), Roberto Henriques (secretário de Governo e vice-prefeito), Geraldo Pudim (Deputado Federal), Ferrugem (ex-Vereador), Ranulfo Vidigal (ex-Prefeito de São João da Barra), Carlos Augusto Siqueira (ex-secretário de Obras do Estado do Rio), dentre outros que não ocuparam cargo eletivos, mas estavam no grupo como Silvia Salgado e Ricardo André Vasconcelos (Jornalistas), Adilson Sarmet (Vice-prefeito), dentre outros.

O tempo passa e o grupo vai diluindo e novos nomes surgem. Entram no grupo de Garotinho, Arnaldo Vianna (ex-vereador, ex-Prefeito e Deputado Federal), Josias Quintal (ex-Deputado Federal), Edilson Quintanilha (trabalhava na secretaria de Saúde e tinha acesso direto ao Gabinete que tinha Paulo Mafra como chefe), Alcione Athaide (ex-Deputada Federal) , Carlos Athaide (ex-vereador e ex-marido de Alcione), Ana Lúcia Boynard(ex- secretária de Administração), Jane Nunes (ex-Promoção Social), Ilsan Vianna (cunhada de Paulo Mafra e vereadora eleita sub judicie), Neinha Freitas (radialista), Abdu Neme (vereador), Francisco de Assis (Desembargador pelo Quinto Constitucional no Governo Garotinho), Rosely Lopes (esposa de Francisco de Assis e ex-procuradora Geral do Município e ex-chefe de Gabinete Civil do governo Rosinha e hoje advogada eleitoral do PMDB), Jonas Lopes Filho (Membro do Tribunal de Contas do Estado escolhido por Garotinho e primo de Roseli Lopes) , Mauro Silva (publicitário e ex-secretário de comunicação do Estado do Rio).

Desses nomes, acompanham atualmente o Garotinho somente Roberto Henriques, Geraldo Pudim, Ferrugem, Mauro Silva e Edson Batista. Os outros tomaram rumos diferentes na política. Entretanto, vale dizer que somente Arnaldo Vianna conseguiu ter vida própria sem Garotinho. Os outros, salvo algumas exceções, não conseguiram conquistar um eleitorado próprio capaz de vencer eleições majoritárias sem Garotinho.

Outro detalhe é que todos os nomes acima já estiveram do mesmo lado e formavam um enorme e poderoso grupo político. Hoje Campos está dividida entre os Garotistas e Arnaldistas, mas na minha opinião não há mais a fidelidade do início do "MUDA CAMPOS".

Atualmente não existem sonhos, nem mesmo ideais. Tratam-se de acordos frágeis que desaparecem em um passe de mágica. Os dois grupos não possuem integrantes com poder de voto que possam representar seus líderes nas esferas Estaduais e no âmbito Federal. Hoje a representatividade dos grupos são seus próprios líderes. Sem eles os grupos se perdem.

O resultado do primeiro turno mostrou claramente isso. Mais de 100 mil votos para cada grupo, mas Garotinho teve que ir ao Rio de Janeiro para eleger sua filha Clarissa vereadora e Arnaldo teve que "bater de frente" com os vereadores de sua base aliada para eleger Ilsan Vianna.

Garotinho e Arnaldo não estão criando novas representações. Continuam reféns do caráter centralizador, logo estão perdendo o brilho político. Não se deve fazer política olhando para o umbigo. Política se faz olhando o futuro e o desgaste inevitável de ambos pode tornar a nossa cidade acéfala em breve. Não teremos novos reprentantes, o que fará o grande Grupo MUDA CAMPOS se perpetuar no poder de forma fracionada em uma espécie de rodízio na política campista.

Retificação: Jane Nunes já estava na Prefeitura de Campos quando o grupo de Garotinho chegou. Em sua primeira eleição ela votou no Médico Sanitarista César Ronald do PDT. Nessa época Garotinho era do PT.

Cláudio Andrade.


26 comentários:

Anônimo disse...

Claudio,

Lógico que Arnaldo continuou com vida própria.
Se analisarmos tecnicamente o "porque", encontraremos os terceirizados, que garantiram por uns anos a reeleição + OS ROYATIES.
Qual político com 1 bilhão anual de orçamento, mais 18 mil terceirizados não ganha eleição em um universo de 320 mil eleitores.
Só os terceirizados + parentes e amigos = 80 mil votos.
Acho que voce esqueceu a maior causa ao afirmar que o unico com vida própia (que está acabando) foi a arnaldo.
Tambem um fato importante é a grande soma do valor dos royaties no orçamento da PMCG.
Essa orçamento milionário e seus gastos ficou bastante evidente na administração arnaldo !
Entretanto um fato e previsível: Toda mudança, configura com certeza um tentar fazer o melhor do melhor, pois essa é a hora de saber fazer.
Toda mudança, traz com ela no mínimo a certeza de se fazer o ótimo!
Toda mudança acirra a cobrança !
______

Anônimo disse...

acabei de ver o debate do RJ... da vontade de tomar um prozac vendo a campanha de campos...

eduardo paes e gabeira, arnaldo e rosinha...

putz, mereciamos coisa melhor viu...

o RJ deu uma licao nos irmaos do interior... mandando o crivella de volta para a igreja...

Anônimo disse...

REALMENTE DR.CLAUDIO, ESSE LEMA MUDA CAMPOS NA VERDADE, OU MELHOR FALANDO , NA SUA ESSENCIA NADA MAIS É QUE O PROPRIO GAROTINHO POR TRAZ DE TUDO , SÓ COM UMA CARA DIFERENTE, COLOCANDO SUA ESPOSA NA CARA DO GOL!!

QUE NA VERDADE IRÁ GOVERNAR SEMPRE COM SUA TOTAL INFLUENCIA!!!

E AQUELE VELHO DITADO TROCAR SEIS POR MEIA DÚZIA, OU TROCAR DOZE POR UMA DÚZIA.

MUDA SÓ A ROUPAGEM MAS O CORPO CONTINUA O MESMO.

NAO SOU A FAVOR DE UM NEM OUTRO, SOU IMPARCIAL.

POLÍTICA DE ASSISTENCIALISMO NAO ENRIQUECE NINGUÉM , É UMA COISA MOMENTANEA.
PRECISAMOS DE GENTE NOVA NA POLITICA SEM VÍCIOS, SEM MAZELAS....

AQUI EM CAMPOS TA PARECENDO A POLITICA DO CORONELISMO, POLITICA DO CAFE COM LEITE.
JÁ SE DIZIA QUE PURO IDEALISMO É BURRICE!!!!

ESSA DE ABANDONAR CAMPOS POR DEZ ANOS E DIZER QUE AO VOLTAR SE SENTIU MAU EM VER A CIDADE LARGADA ISSO E PAPO P INGLES VER, AI VAI A ´PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
POR-QUE DURANTE ESSES DEZ ANOS CAMPOS SÓ SERVIU PARA ELES VIREM AQUI PASSAR O NATAL E DEPOIS IREM EMBORA CURTIR AS MARAVILHAS QUE A CIDADE DO RIO NOS OFERECE???

PASSAGENS DE ANO S EM COPACABANA NOS MELHORES HOTEIS SOFITEL, OTHON, CLUBE MARABÁS......ENTRE OUTROS..

VOLTOU P/CAMPOS,NÃO FOI À TOA NÃO, POIS NOSSA CIDADE SÓ SERVE DE TRAMPOLIM POLÍTICO PARA ELES, VOLTAREM A SER GOVERNADORES, SENADORES,PRESIDENTE.

OU SERIA PORQUE A BOQUINHA ACABOU LÁ?????

MUDA SOMENTE OS CENÁRIOS, MAS O ATORES E ATRIZES CONTINUAM OS MESMOS!!!!!

CHEGA DE NOS FAZER DE OTÁRIOS, POIS DIZEM QUE QUEM GOSTA DE POBRES SÃO PIOLHOS E POLÍTICOS EM TEMPO DE ELEÇÃO.

MUDAR O Q???

SE OS IDEAIS E AS PESSOAS SÃO AS MESMAS!!!!

Anônimo disse...

NESTE momento o unico candidato que temos é o 15, embora nao seja a perfeicao, e bata de frente com o modelo de muitas pessoas, é a unica opcao! Nao há mais como sustentar o governo Arnaldo, pois nao há jeito de moralizar, uma vez que, todos o setores já estao corrompidos!
Mesmo com ressalvas, votem no 15, pois é a unica opcao!
A Aqueles que defendem Arnaldo, peco que apontem algum ponto em que este seja melhor que o 15 e discutamos, atraves de FATOS, ARGUMENTOS e a VERDADE.

Anônimo disse...

CONCORDO COM O ANÔNIMO ACIMA.
ACHO QUE NOSSOS GOVERNADORES, DEPUTADOS DEVEM DAR ATENÇÃO EM TEMPO INTEGRAL AS SUAS CIDADES E NÃO SOMENTE EM TEMPO DE ELEIÇÃO.

QUASE DEZ ANOS E NADA, ISSO É UM ABSURDO!!!!!

QUANDO ESTÃO LÁ NÃO SE LEMBRAM DE NADA E DE NINGUÉM E DEPOIS QUEREM VOLTAR DIZENDO QUE A CIDADE TÁ LARGADA, QUE A CIDADE TÁ ASSIM, TÁ ACOLÁ E CHEIA DE PROMESSAS.

JÁ QUE TEM MUITAS EXPERIÊNCIAS , O PORQUÊ DE NÃO SE TER FEITO ANTES????? PRIMEIRO APLICA-SE LÁ E DEPOIS AQUI, ORA CHEGA DE PALHAÇADE!!!!!!

ELES FICARAM POR UM ANO E MEIO E DEPOIS VÃO EMBORA PARA O RIO , A CASA DELES É LÁ E NÃO MAIS AQUI, AQUISÓ SERVE DE PASSAGEM.

VCS ACHAM QUE ELES IRÃO ABANDONAR AS EMPRESAS DELES LÁ PARA MORAR AQUI???

Anônimo disse...

Claudio, Arnaldo nunca sobreviveu com vida própria, em todas eleições que participou só se elegeu utilizando a máquina da prefeitura, Arnaldo nunca se elegeu e nunca se elegerá a nada sem a máquina da prefeitura, na qual utiliza os tercerizados que entram na prefeitura sem concurso e muitos recebem supersalários por serem apadrinhados de Arnaldo, usa toda turma da boquinha como suporte para a manutenção de um pernisioso sistema de corrupção, começou com Arnaldo e continua com Mocaiber.

Você poderia ressaltar as diferenças entre os grupos, porque não tenta comparar as administrações muncipais dirigidas por Garotinho com as dirigidas por Arnaldo?

Anônimo disse...

PARA ACABAR COM ESTA PALHAÇADA TODA, COLOCA SALARIO DE PREFEITO A 3.000,00

VEREADOR 1000,00 REAIS

VICE-PREFEITO 2.000,00 REAIS E DEMAIS DAS A 1.500,00.

QUERO VER SE ALGUEM IRÁ QUERER DISPUTAR ELEIÇÕES....



GOSTARIA DE SABER POR-QUE A CANDIDATA DO 15 ATÉ HOJE NÃO FALOU DOS VALORES QUE OS DAS IRÃO TER APARTIR DE 1 DE JANEIRO DE 2009, ELA DEVERIA REVOGAR ESTA EMENDA E REDUZIR OS SALÁRIOS DE TODOS OS DAS.

DUVIDO SE ELA FARÁ ISSO!!!!

IRÁ SIM AUMENTAR ISS, IPTU, TODOS OS TRIBUTOS DA PREFEITURA COMO SE AUMENTOU OS TRIBUTOS DO ESTADO E NÃO DEU AMENTO A NINGUÉM.

Anônimo disse...

Arnaldo Vianna foi eleito o deputado federal com maior votação em Campos, sem o apoio da máquina, Alexandre Mocaiber apoiou seu primo Alexandre Cardoso, só para lembrar ao esquecidinho ai de cima.
Meu voto é Legal! Sou 12

Anônimo disse...

Otário todos continuamos sendo quando deixamos Arnaldo e seu grupo acabar com os dividendos da nossa cidade. A boquinha de Garotinho deve ter acabado mesmo, por isso ele conseguiu apenas eleger a filha como a 5a. mais votada no RJ. Se ele tivesse a boquinha ainda, talvez ela ficasse em primeiro né?
Para de palhaçada, isso é discurso de quem diz ser neutra, mas no fundo tem vergonha de dizer em que candidato vota. Só pelo discurso já sabemos. Assim também com o comentário do blogueiro, que nas entrelinhas defende um e acusa outro, usando em letras maiúsculas do slogan da coligação. Eu voto 15, e não escondo meu voto, mas deveríamos ser mais sinceros e menos "singelos".
Tenho visto isso em todos os blogs que visito, pessoas falando o que quer, mas sem conseguirem sustentar seus argumentos e ideais. O Arnaldo, Mocaiber sim tem feito o povo de otário, sumindo com orçamentos bilionários e simplesmente o povo ainda os aplaudem e brigam por ele, deixando cada vez mais a cidade na miséria. Garotinho se mantém firme, apesar dos ataques da Folha da Manhã, de pessoas pagas para dissipar mentiras, da Globo que só vive perdendo processos pra Garotinho e da Veja que pagará 1 milhão a ele por indenização.
Falem com provas e argumentos contundentes, não sendo papagaios, mas realmente vejo o quanto Arnaldo tem deixado provado e compravado que foi, não só ele, mas seus sucessores e tua ex-mulher, ótimos administradores do dinheiro público. Entre no site do TSE, TCU, TCE e veja quantos processos GArotinho tem e quantos Arnaldo tem, veja quantas contas de Garotinho e Rosinha foram reprovadas e quantas de Arnaldo e Mocaiber.
Mas fazer o que né? Democracia e liberdade de expressão é isso!

Anônimo disse...

Arnaldo eleito Deputado Federal sem o apoio da máquina? Esse povo é ingenuo ou ...
Inclusive ele só tem a cadidatura por causa de uma liminar, que inclusive tbm será julgado e pode até perder a imunidade, que mais inclusive ainda o suplente dele já entrou na justiça pra pegar a cadeira.
Fala sério, vcs têm que votar é nulo mesmo.
Meu voto é válido. Voto 15.

Anônimo disse...

AO BLOGUEIRO ACIMA, AQUI NINGUÉM TEM QUE SUSTENTAR DISCURSO NENHUM, POIS AQUI O ESPAÇO É DEMOCRÁTICO ESCREVEMOS O QUE QUISERMOS DENTRO DA ÉTICA E RESPEITANDO-A E A TODOS.

LOCAL EM QUE SED EVE SUSTENTAR ALGO É NA JUSTIÇA FALOU!!!!

Anônimo disse...

Concordo contigo, por isso repito:

Quando acusarem, tenham fundamentos, aqui podemos expressar nossas idéias e como vc tbm tenho feito o mesmo.
Tanto que finalizei dizendo que democracia e liberdade de expressão é isso.
Ok? Mas concordo contigo, devemos (aqueles que realmente deve) sustentar argumentos e prová-los é na justiça.

Anônimo disse...

Cláudio é triste ver como suas matérias são tendenciosas e até as pedras sabem que vc e sua família votam no popozão!!! Assuma sua posição sem esse "tom de neutralidade artificial"! Aqui as pessoas têm bom nível de educação ereconhecem sua preferência por Arnaldo Mocayber!!!
Mas, o povo de Campos já deu e vai dar um basta nesta quadrilha!!!!
MUDA CAMPOS!!!! ROSINHA 15!!!!!

Anônimo disse...

Concordo e discordo!
Nao sei se entendi bem mas, voce quiz dizer que nenhum personagem do grupo consegue se eleger sozinho?olha claudio, seu grupo está enumerado de forma erronea.
Este seria o grupo marjoritário, Garotinho é a maior lideranca do estado, pois conta com acordos com muitos prefeitos!Percebe-se isso ao ver a votacao de Rosinha para governadora, na qual ela venceu em todos os municipios!isso demostra que Garotinho está(ou estava) afinado com quase todo o estado.
concordo em dizer que falta por exemplo, Um deputado federal que nao pertenca ao baixo clero. Mas em todos os estdos é assim, todos os grupos sao assim.No estado do rio temos 4 liderancas, ao meu ver.
PSDB zito, PT linberg, Garotinho e Sergio cabral.
Zito e lindberg pelejam na baixada.
Sergio Cabral vai de mal a pior com o Paes.
E Garotinho caso venca em campos tem apoio do resto do estado.
Claudio, este caciquismo é normal a todo politico!
Vale dizer que Arnaldo não é lideranca! ele nao sobrevive sem a maquina da prefeitura!

Anônimo disse...

Quanto ao MUDA CAMPOS.
Nao podemos dizer que arnaldo é garotinho... e salientar que, Garotinho foi o melhor prefeito que a cidade já teve, e que embora muitos insistam em dizer que ele que vai governar campos, posso afirmar que nao vai!
Primeiro, ele nao tanto interese em campos politicamente(campos tem poucos eleitores), nesse momento ela vai fazer o melhor que puder por Campos, para mostrar resultado!é por isso que tenho certeza que ela vai revolucionar esta cidade!
Garotinho vai estar nos proximos 2 anos, no eixo RIO-SAMPA-BRASILIA conversando com o LuLA ou com Serra.Ele poderá vir em 2 anos, como vice-presidente na chapa do LuLA ou como governador na chapa do Serra(ou vice do zito).
Caso ele venha a perder a eleicao de Campos ele com certeza vem ou pra vice-governador ou para deputado federal e sua esposa deputada estadual.
Isso é oq EU acho.minha analize!

Anônimo disse...

CHEGA!!! É O FIM DA PICADA! AGORA ELES JOGARAM TITICA NA CARA DO POVO CAMPISTA, E AINDA DISSERAM EM PALAVRAS IMPLÍCITAS: VOCÊS SÃO UMA CAMBADA DE BURROS, INCULTOS E PALHAÇOS. NESSE CIRCO QUEM MANDA SOMOS NÓS, ENTÃO VOCÊS TÊM QUE FAZER O QUE MANDAMOS E DECIDIMOS.
Ô POVO DE CAMPOS... VAI DEIXAR? PORQUE SE PERMITIREM ISSO VOU DIZER: VOCÊS COMEM MERDA.
NOS PERGUNTEMOS:

1 - ONDE FOI PARAR 1 BILHÃO DE REAIS POR ANO, DURANTE 10 ANOS, ASSIM SENDO 10 BILHÕES DE REAIS?
ALGUÉM SE ATREVE A RESPONDER?

2 - ONDE FORAM PARAR OS 46 MILHÕES DE REAIS QUE DISSERAM QUE CUSTOU AQUELE CEMITÉRIO CHAMADO PRAÇA SÃO SALVADOR? SERÁ QUE TEM OURO EMBAIXO DELA? PORQUE PQP... NEM A LENHA DO CHAFARIS FUNCIONA. ALGUÉM SE CANDIDATA A RESPONDER ESSA?

3 - COM QUE DINHEIRO OS VIANA COMPRARAM UMA MANSÃO, MUITO MAIOR QUE A DO EMERSON FITIPALDI, EM MIAMI NOS ESTADOS UNIDOS? ESSA É MAIS FÁCIL, QUEM SE ARRISCA A RESPONDER?

4 - (ESSA É MAIS DIFÍCIL) COM QUE DINHEIRO ESTÁ SENDO PAGO A COMPRA DOS JUÍZES DO SUPERIOR TRIBUNAL ELEITORAL? ESSA VOU DAR CHANCE SENÃO FICA DIFÍCIL:
OPÇÃO A - COM MEU DINHEIRO;
OPÇÃO B - COM NOSSO DINHEIRO;
OPÇÃO C - COM O DINHEIRO DAS CONTAS NO EXTERIOR DO MR. ARNALDO;
OPÇÃO D - DOS OTÁRIOS QUE VOTAM NO 12.
OPÇÃO E - COM O DINHEIRO ARRECADADO DOS PEMPREITEIROS;
OPÇÃO F - COM O DINHEIRO QUE FOI REPARTIDO PELOS VEREADORES QUANDO MOCAIBER ENTREGOU A PREFEITURA NA MÃO DELES SOB A LIDERANÇA DE MARCOS ROUBALAR;
OPÇÃO G - COM O DINHEIRO DOS HIPER-ULTRA-SUPER-BIG-FATURAMENTOS DAS OBRAS "EMERGENCIAIS";
OPÇÃO I - TODAS AS OPÇÕES ACIMA E MAIS ALGUMAS.

ACORDA CAMBADA DE TROUXA CAMPISTA.

MESMO QUE SÓ TIVÉSSEMOS O LADRONALDO VIANA COMO OPÇÃO, NÃO DEVERÍAMOS ACEITAR TAL DECISÃO DO TSE.
NOS CHAMARAM EXPLICITAMENTE DE BURROS, JEGUES,JUMENTOS,ANTAS, E UM ZOOLÓGICO A MAIS, E VOCÊS AINDA ACEITAM?

O ÚNICO JEITO DE DARMOS UMA "PORRADA" NA CARA DO TSE E DO CANDIDATO CRIMINOSO LIBERADO, É VOTANDO, QUERENDO OU NÃO, NA ROSINHA.
SE ALGUÉM TEM ALGO A DIZER QUE SEJA INTELIGENTE, POR FAVOR SE PRONUNCIE.
SÓ NÃO ACEITO É DEFESA NO CANDIDATO ARNALDO, PORQUE DEFENDER UM CARA DESSES É COMO ASSINAR UM DIPLOMA DE OTÁRIO, COM DIREITO A CRACHÁ. FAÇA-ME O FAVOR.
A PERGUNTA AOS CAMPISTAS É:
VÃO ASSINAR DIPLOMA DE OTÁRIO VOTANDO EM QUEMTE CHAMA DE BURRO E RI DA SUA CARA? PORQUE FOI O QUE FIZEREAM.
E TENHO DITO.

Anônimo disse...

Ao anononimo 00,07 nervoso.
Primeiro nenhum prefeito quer ser prefeito por causa do salário!
segundo, os cargos com DAS nao ganham muito!Sao cargos de confianca e por exemplo um DAS 3 recebe 2,200, é o nivel do administrador do PSF, uma pessoa que administra um orcamento milhonario e quase 1000 pessoas.
vc acha 2,200 muito para tomar conta de milhoes de reais?
Amigo, voce acha que ela vai aumentar o ISS?para que?afastar a empresas como mocaiber fez? ela vai rever o ISS como fez com o ICMS.
A questao do IPTU tem que ser vista, pois Campos precisa rever esta questao, acredito que ela deverá reduzir, porem cobrar!
Quais tributos do estaado, que ela aumentou?e outra voce acha que ela nao aumentou os salarios dos funcionarios por maldade?o estado nao pode aumentar os salarios, pois nao tm dinheiro para pagar!simples!voce se esquece, mas quando o salario sobe, alem de subir dos efetivos, tem que subir dos ''servidores'' aposentados e tb das pencoes.
Te aconselho a se acalmar, e refletir!

Anônimo disse...

Calma anonimo nao precisa escrever em maiusculas!
So te lembrar, nao foi 1 bilhao por ano, foi 1 bilhao que simplesmente sumiram e outras contas desaprovadas nos seus seis anos de (des)governo. No periodo de Mocaiber O MP já disse que so no esquema dos shows já sumiram 500 milhoes e o TCE já rejeitou suas contas!
Faltou listar o samba enredo da imperatriz, que alem de roubar noso dinheiro nos humilhou em frente do pais.
...Planicie goytaca terra de indio come gente... era um trecho, se nao me engano.

Anônimo disse...

CAESAR NÃO SEJA HIPÓCRITA E IDEALISTA, ALGUÉM GOVERNA POR PURO IDEALISMO???

VEJO QUE NÃO ENTENDE DE NADA!!!!!

POR TRAS DESTES SALÁRIOS EXISTEM OUTROS ACORDA!!!! OT.....

VC É QUEM DEVE ESTAR NERVOSOOOO

AUMENTE SEUS CONHECIMENTOS

Anônimo disse...

Cláudio,
Pelo que eu sei, Jane Nunes começou na política no governo de Garotinho sim,qto ao fato de já está no PDT qdo Garotinho chegou, essa é outra história.Com certeza a grande votação do César Ronald em 1982 foi um sinal claro que o povo de Campos exigia mudança,fato confirmado em 1988 com a eleição de Anthony.

Anônimo disse...

Para não esquecer:

"Em uma ação pouco comum em um paraíso fiscal, a Justiça suíça acusou ontem cinco altos executivos de um banco de Zurique por lavagem de dinheiro no esquema dos fiscais de renda do Rio, caso que explodiu em 2001 e envolveu pessoas ligadas ao ex-governador Anthony Garotinho. O dinheiro desviado pelo esquema chega a 60 milhões de francos suíços (US$ 53 milhões), que estão bloqueados em contas na Suíça. Segundo revelaram os investigadores ao Estado, uma eventual condenação em 2008 pode acelerar o processo para devolução dos recursos aos cofres brasileiros.

O esquema no Rio ficou conhecido como propinoduto. Segundo as investigações, quatro fiscais e quatro auditores da Receita Federal teriam enviado os US$ 53 milhões para bancos na Suíça entre 1999 e 2000. O dinheiro viria de propinas pagas por empresas em troca de benefícios fiscais. No Brasil, os fiscais foram condenados no fim de 2003 a penas que variam de 14 a 17 anos de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa.

O principal acusado, o fiscal Rodrigo Silveirinha, que foi subsecretário de Administração Tributária do Rio na gestão de Garotinho, teria enviado US$ 8,9 milhões para a Suíça. Ele era responsável pela fiscalização de cerca de 400 empresas e trabalhava com Garotinho desde 1998. Foi ainda o coordenador econômico de Rosinha Garotinho (PSB) na campanha ao governo do Rio, em 2002."


Estadão, 11/12/2007

Anônimo disse...

Reportagem linda...palmas para ele....hahahahah

Kd as provas do envolvimento dos Garotinhos e as condenações dos mesmos?
Falar é fácil, provar é o que quero ver. Estou aguardando as provas, ok?
E quando fizer estes tipos de denúncias, tenha coragem de dizer quem é, não use anônimo, "acuse" mas assuma a identidade.

Anônimo disse...

Só faltou dizer que tudo começou no governo Marcello Alencar.

Anônimo disse...

Diga em qual processo Garotinho está envolvido nesse caso do propinoduto?Tenho procurado e não encontro.

Anônimo disse...

Soube agora no blog aspectos, que segundo a acessoria de Arnaldo, ele está em Brasília.

Gente, me expliquem por que é que Arnaldo dá tantas voltas em Brasília?
Por que é que ele fica de Tribunal em Tribunal querendo registrar a candidatura dele e não consegue?

Anônimo disse...

É A MAIS PURA VERDADE ARNALDÃO NÃO CONSEGUE SE ELEGER SEM A MÁQUINA PÚBLICA. O POVO SÓ VOTA NELE PRA CONTINUAR NA BOQUINHA. SE ELE FALAR QUE NÃO VAI TER BOQUINHA NO GOVERNO DELE, MAS SÓ CONCURSADO ELE PERDE METADE DOS VOTOS. PORTANTO EM NENHUM MOMENTO DE SUA CAMPANHA ELE FALA EM CONCURSO, MESMO SABENDO QUE DAQUI PRA FRENTE ELES SERÃO INEVITÁVEIS!!!


MEU VOTO É VÁLIDO, EU VOTO 15!!