quinta-feira, 9 de outubro de 2008

AMAR.

Como dizia Antonie Saint Exupéry, a experiência ensina-nos que amar não significa duas pessoas olharem uma para a outra mas ambas olharem na mesma direção.
Acredito que cada um tem o seu próprio conceito de amor, afinal ele é um sentimento puro e incondicional, pois quem ama o faz por motivos inexplicáveis que muitas vezes não são conhecidos nem por aqueles que detém o sentimento.
Também tenho a plena convicção que não há coisa mais vulgar que amar sem ser amado ou ser amado sem amar.
O início de um amor é algo maravilhoso pois não são demonstradas as naturezas de cada um, simplesmente se ama, em uma relação um pouco infantil, irresponsável, porém deliciosa.
Porém o tempo passa e o amor começa a te questionar, para onde você o leva, qual o objetivo de tanta expectativa e projetos, será que estou amando na conta certa?
Seria mais fácil ser amante do que marido, pois é muito mais simplório dizer coisas belas de vez em quando do que ser espirituoso dias e noites a fio.
O tempo passa e o amor começa encontrar os obstáculos naturais da relação humana, traduzidos nas perguntas sem resposta, no ciúme do passado desconhecido, no susto de um gesto inesperado ou até na agressão involuntária.
Nesse momento o amor encontra com as adversidades humanas que nem ele no alto de sua força é privado de experimentar, pois o gosto amargo das primeiras decepções, os hábitos diferentes e os terríveis conceitos morais o faz pensar o porque de o amor, aparentemente tão doce, ser tão prepotente e brutal quando posto à prova?.
Quando o amor supera essas adversidades, masoquista de natureza, fica se questionando se possuem a mesma força de antes, afinal foram tantas lutas, muitas vitórias é claro, porém a derrotas doeram tanto, tanto e é delas que não esquecemos nunca, afinal lutar por ele é bom, mas alcança-lo sem sacrifício seria bem melhor..
Nesse momento o amor se senta e experimenta a auto flagelação, onde observa atônito as suas chagas, tentando a cada dor encontrar o sentimento puro que acreditou existir lá no início infantil e irresponsável.
Descobre bem no fundo de seu grande amor, que o mesmo não é delírio, mas tem com ele muitas coisas em comum, pois tentar se adequar ao amado dói demais e é algo sem lógica, pois se posso amar incondicionalmente devo também receber igual tratamento certo?
Claro que não, o amor é incondicional, sem regras, sem normas sem espaço para orgulho, desprezo, ele te faz esquecer de comer, de passar no espelho antes de sair, de fazer a barba antes do trabalho.
O amor é capaz de fazer você se levantar pela manhã decidido a mudar, pois ontem foi sofrível demais aquela briga, porém há cordas no coração que o melhor seria não fazê-las vibrar afinal minutos depois uma voz ao telefone, um bilhete na porta, faz o amor acordar e te lembrar que ele continua vivo, forte e mordaz.
Para amar é necessário muita coragem, pois não se vence uma guerra sem a conquista das batalhas, e o amor é uma eterna luta entre o sentimento puro e as atitudes impuras do ser humano, passíveis sempre de imperfeições que nem mesmo o antídoto do amor é capaz de mudar.
Cláudio Andrade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah Professor!!! Tioru o tópico do Garotinho. EStava tão produtivo. Que pena!!

Anônimo disse...

Para Rosinha!
Mulher de Deus, virtuosa, princesa do Senhor Jesus. Como Ester, no arém de Assuero, você é uma das dez prediletas do Rei. E não é simples encontrar 10 mulheres como você.
A sua beleza não está somente nos cabelos ou nos acessórios que usa. Vem de dentro e exala o perfume do Espirito Santo, por onde passa.
Bem aventurado o homem que encontrou uma mulher assim. O que dispensou, anda perdido até hoje como se tivesse embriagado por bebida forte.
Mas assim como Rute, vc será amada por um homem de Deus que entregará tudo que tem para te ter.
Como mulher eleita, envie esta mensagem para 10 amigas. Se não enviar, não vai acontecer nada. Vc só perderá a oportunidade de fazer alguém se sentir tão bem como vc está se sentindo agora. Pois a Palavra do Senhor é Luz para o nosso caminho.
Se por acaso esta mensagem chegar a você duas vezes, saberá que recebeu a porção dobrada!
Glória a Deus !!!