sexta-feira, 24 de outubro de 2008

SERIA NATURAL OS JORNAIS DE CAMPOS DECLARAREM QUEM APÓIAM?

Faço essa indagação pautado na reportagem da página 37 do Jornal O Globo de Quinta-feira. No EUA, 124 Jornais apóiam Obama 46, McCaim. Em termos de publicação os jornais que apóaim Obama representam 13,774 milhões de exemplares diários, ao passo que os de McCaim, 3,926 milhões.

Claro que em nossa cidade a dinâmica eleitoral e a realidade são bem diferentes. Os candidatos e a preparação também. Entretanto, peguei essa matéria como pano de fundo para a seguinte pergunta: Os jornais de Campos deveriam assumir as suas opções políticas, caso os mesmo as tenham?

Com a palavra os internautas.

Cláudio Andrade.

9 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que deveriam sim assumir o apoio, mas será que nossa legislação permite?

Anônimo disse...

Claudio,

Com certeza um jornal nós sabemos que é desesperadamente a favor do ainda não candidato arnaldo viana.
è a folha da manha.
Uma coisa nós sabemos.
Por aqui (Campos)um jornal publica o que quer na hora que quiser e nada é feito.
Isso é um fato !
"Rosinha está caindo".
Voces lembram ?
E era mentira.A ponte viaduto não estava caindo.
Essa manchete tinha um objetivo político.
Será que é permitido esse tipo de atitude lá nos EUA ?

Entretanto o mais importante voce não postou para nós os internautas.
O que é em termos de publicação ?
Ou melhor, existem regras em termos de publicação de como é ou deveria ser esse apoio lá nos EUA ?
Sem esse conceito não dá para responder a pergunta.

Bruno Lindolfo disse...

A diferença é que nos EUA os jornais declaram o apoio. Assim, quem compra sabe o que leva para casa.

Por aqui, impera a tal imparcialidade, um daqueles mitos que caem no gosto popular sabe-se lá por que. E essa flui como ferramenta de uma credibilidade e empatia que na realidade inexiste.

Por aqui a imparcialidade recobre os interesses inconfessáveis e traveste a notícia, quando esta, na verdade, é ardilosamente montada para servir aos interesses pessoais dos patrões de fato e dos patrões de direito.

Talvez, o que se confunda é parcialidade com tendenciosismo. Ser parcial é ter opinião, não conheço quem não as tenha, e opinião fundamenta-se com argumentos. E assim se faz o debate.

Tendenciosismo, por outro lado, é a posição sem robustez, que se escora na leviandade e na desfaçatez e é facilmente demovida, o que poria por terra a credibilidade de uma publicação.

Portanto, não só é aceitável, mas desejável que jornais tomem posição e, principalmente, as tornem públicas.

Doutro modo, ou seja, vendendo a imparcialidade que não podem entregar, o que fazem é o papelão ridículo que vemos todos os dias nas nossas folhosas e diárias manhãs.

Anônimo disse...

Pessoal mais uma vez o grupo comandado pelo Garotinho conseguiu em tempo record - 24 horas, que o TRE/RJ desse decisão desfavorável ao Registro do Arnaldo Vianna. Isto já era esperado. Contamos com o entendimento de todos e confiantes na vitória junto ao Tribunal Superior Eleitoral para o deferimento, visto que já foram sanadas todas as supostas irregularidades em que o acusam.

Um beijo no Coração e em 26/10 VOTEM 12

Anônimo disse...

Claudio, nos Estados Unidos, os jornais declaram seus apoios a determinados candidatos através do Editorial. Apenas isso. Não saem com ataques infundados, mentiras, novelinhas para ajudar a seus candidatos, como faz em Campos a Folha da Manhã. Isso é crime!

Anônimo disse...

Linha editorial qualquer um pode e deve ter. O problema se chama $$$$...

Anônimo disse...

Só uma perguntinha para a pessoa que disse que as contas de Arnaldo foram sanadas?Foram sanadas onde? onde vc viu isso?
Existem contas insanáveis ainda no TCU e no TCE, e outra conta falam em insanável não tem como virar sanável, se é in não é sanável, aula de português por favor, seria a msm coisa de involuntário e voluntário, é a mesma coisa?um movimento involuntário nunca pode se tornar voluntário.Se uma conta é insanável não se pode tornar sanável, pois indica roubo, improbidade administrativa, e outra o TSE não irá descordar do TRE, pois eles só estávam querendo saber isso do TRE, só se eram sanáveis ou insanáveis, pois o TRE não tinha explicitado isso. ISSO É ILUSÃO QUE O TSE VAI DIZER OUTRA COISA. NÃO IRÁ GENTE, DESISTE, SERÁ IMPUGNADO AGORA!!!PORQUE SE NÃO, NÃO TERIA O PQ DE VOLTAR AO TRE,NÉ?

Anônimo disse...

Os dois últimos cometários que fiz não foram postados, creio que "caí" no 1% que vc diz mediar e vetar. Os comentários não tinham nada de mais, não ofendiam à ninguém, apenas questionavam a credibilidade da Folha da Manhã e se Arnaldo também teria que devolver dinheiros aos cofres públicos. Questionamentos feitos por todos que comentam aqui, será que esse vai ser postado? A minha dúvida persiste em relação à Folha da Manhã, é lícito publicar essas manchetes tendenciosas que estão sendo publicadas? A pergunta é sobre licitude, independente da lei de imprensa, que tem um limite, e não sobre ética, porque aí, não vale a pena nem questionar, porque é uma coisa que não existe nesse jornal...

Anônimo disse...

Esse(a) anônimo(a) de 01:19 anda publicando isso em tudo quanto é blog. Pela linha de raciocínio dele(a), podemos pensar então que a recondução de Mocaiber ao poder tem a ver com alguma maleta? Ou que a tosse de Ayres Britto indica o nervosismo pela filigrana que fez com que o ministro Marcelo Ribeiro influenciasse o TSE a reconduzir o caso de Arnaldo ao TRE para que este fizesse constar também no acórdão (e não só na sentença) a palavra insanável?