terça-feira, 16 de agosto de 2011

Procuradoria geral do município apresenta ao blog sua versão acerca do Decreto 454/2011

Reflexos da crise mundial

Não é preciso ser especialista em economia para saber que uma crise que afeta o principal eixo econômico mundial reflete no mundo inteiro, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil, pois não existe crise isolada, o mundo inteiro está envolvido. Em se tratando de uma crise da dinâmica do capital que leva suas instituições ao limite, seus efeitos não interessam somente aos Estados Unidos.

A preocupação está no ar. Os economistas reforçam a necessidade da contenção de gastos públicos como forma de reduzir os impactos na economia brasileira. Na semana passada o Ministro da Fazenda Guido Mantega, de olho na crise internacional, pediu, em discurso no Plenário da Câmara, uma sintonia política entre os três poderes a fim de evitar a ampliação dos gastos federais. Diferente da crise de 2008, desta vez as dificuldades não vêm da iniciativa privada e sim dos governos que não conseguem pagar suas dívidas. Ainda na esfera federal, o que inicialmente seria uma contenção de R$ 50 bilhões do orçamento deste ano agora será transformado em corte efetivo como estratégia para proteger o país dos efeitos da crise financeira.

O cenário exige uma redefinição das capacidades dos governos e na esfera municipal não pode ser diferente. A superação supõe mudanças efetivas na alocação dos recursos e reformas que possam garantir mais estabilidade. Por que com Campos seria diferente? A prospecção do futuro influencia o presente e afeta as decisões econômicas e políticas. Dada a incerteza e volatilidade nos mercados financeiros a máxima “é melhor prevenir que remediar” continua sendo a mais acertada.

E foi com base neste debate e também diante do risco de uma nova redistribuição dos recursos dos Royalties cujo impacto financeiro só pode ser nomeado de desastoso que o governo municipal editou o Decreto nº 454/2011 reduzindo em no mínimo 10% os contratos e convênios firmados.  Tal atitude demonstra maturidade, preparo e disposição para lidar com qualquer possibilidade de crise. 

Francisco de Assis Pessanha
Procurador Geral do Município de Campos dos Goytacazes 

5 comentários:

Anônimo disse...

"DEU NO EXTRA ONLINE Berenice seara"

Cidinha e Garotinho batem boca na internet
Por: Felipe Sáles, em 16/08/2011 às 14:20 O deputado federal Anthony Garotinho (PR) aproveitou o programa de TV da deputada estadual Cidinha Campos (PDT) para exercer seu esporte preferido: criticar o governador Sérgio Cabral, que foi o convidado de ontem da deputada-apresentadora.

Mas a moça ficou indignada mesmo depois que Garotinho disse, entre outras coisas, que Cidinha vem registrando queda de votos a cada eleição. A moça contestou a informação e disparou: "Garotinho me critica, graças a Deus! Se fosse ao contrário, teria que me preocupar!". E continuou: "Garotinho é traidor nato. Aonde passa deixa rastro de agonia; pisou na bandeira do PDT; do PT; PSB; PMDB e hoje tá no partido certo... PR!".

Por fim, provocou: "Não tente afiar ainda mais as minhas garras, Garotinho! Diz aí: há quantas. anda o seu processo de formação de quadrilha com ex-deputado estadual Álvaro Lins"?.

Anônimo disse...

Amanhã, na SMEC, haverá sessão humilhação para centenas de professores. Será às 13h.

Carla Rosa Faria disse...

satisfeitos povo que so sabe criticar? Ta ai a resposta bem clara, pra todo mundo ver...
isso e medida de cautela, nao indicio que a prefeitura ta sem dinheiro...
fala serio

Wilson disse...

A explicação no nobre Dr. procurador geral do município deve ser elogiada pela preocupação de ao menos dar uma satisfação ao municipe.
Porém, infelizmente, ofende a minha intelegência, pois os problemas financeiros que a prefeitura vem passando são anteriores a crise econômica mundial.
Como explicar a falta de repasse aos hospitais e asilos conveniados que estão sem receber há mais de quatro meses.
Para quem pensa é uma ofensa a explicação.

Anônimo disse...

e os empreteiros que não recebem a mais de oito meses????