quinta-feira, 2 de outubro de 2008

NÃO VOTE DE FORMA ALEATÓRIA.

Os Partidos Políticos são associações de caráter permanente. Possuem como idéia central, um programa de interesse geral voltado para a sociedade. O eleitor brasileiro, infelizmente, na sua grande parte, detesta política. Trata-se de um erro imperdoável, pois um voto mal direcionado pode ter conseqüências futuras devastadoras.
Campos dos Goytacazes está passando por um momento muito difícil. No dia cinco estaremos escolhendo os vereadores que irão nos representar na nova legislatura que será iniciada em 2009.
Para a Câmara dos Vereadores, a atual situação não favorece o surgimento de novos nomes. O alto custo de uma campanha e o descrédito da sociedade com a classe política inviabiliza a candidatura de bons e novos postulantes.
Com relação ao preparo dos candidatos ao Legislativo Municipal, é importante tecer alguns comentários: o Regime Democrático de Direito concede a todos os brasileiros o direito de postular um cargo público, desde que coadunados com a legislação eleitoral vigente.
Entretanto, o problema dos postulantes, ao meu sentir, passa pelo despreparo. Existem pessoas que não deveriam postular um cargo público. Não me refiro ao índice de escolaridade, tampouco ao social, mas sim ao completo desconhecimento das atribuições do cargo que postula.
Um sonho não pode ser somente um sonho. Para que o mesmo seja concretizado é importante muito preparo. No Brasil, quem não tem o que fazer aguarda um pleito eleitoral e se candidata. É um direito, mas convenhamos; as atribuições são por demais sérias para serem realizadas por cidadãos que sequer sabem o endereço da Câmara dos Vereadores!
Impedir alguns de postularem um cargo público não é uma atitude democrática. Exigir deles um prévio preparo é o mínimo. Refiro-me aos que, por ímpeto, simples deleite ou vontade de mudar, está disputando um pleito eleitoral de suma importância para o nosso futuro administrativo e legislativo.

Nossa cidade, dado os problemas pelos que passa não deve se dar ao luxo de eleger pessoas que não possuam condições mínimas de ocuparem uma cadeira no Legislativo Municipal. Para que isso não ocorra, depende exclusivamente de nós. Afinal, ou fazemos a nossa parte ou contribuiremos para o retrocesso político representativo de nossa cidade!

Cláudio Andrade.

Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário (02 de Outubro de 2008).

2 comentários:

Jane Nunes disse...

postei decisão do STF no seu email dê uma olhada.

Anônimo disse...

Essa questao partidaria é uma questao que ao meu ver só pode ser regularizada apenas com uma grande reforma no sistema político brasileiro. talvez o grande numero de partidos e a forma de contagem dos votos(legenda) seja algo que atrapalhe, Partido hoje é questao de comodidade, em muitos paises voce inicia sua carreira politica em um partido e ali voce segue por toda sua carreira politica.
Quanto as atribuicoes do candidato é algo que preocupa. Nas propragandas eleitorais é possivel identificar candidatos a vereador que apresentam propostas proprias do executivo. O nivel dos candidatos está ligado, ao meu ver, a duas coisas;
Falta de educacacao(pensar)tanto por parte dos eleitores, tanto pelos candidatos.
E a falha do judiciario, oque faz algumas figurinhas(por exemplo:arnaldo viana) se candidatarem é a falta de temor a lei!
Porem para reformar o processo politico ao meu ver é necessario 2 coisas:
Reforma do Judiciario.
Educacao de qualidade para todos.
A reforma do judiciario é necessaria pois nao há como voce nao falar em politica e nao envolver a palavra corrupção no meio,para acabar com a corrupcão é preciso alem de fiscalizacao, que as pessoas tenham medo de cometer crimes e de pagar por eles.
Educacao, é a unica forma de fazer eleitores conscientes e com eleitores com qualidade teremos candidatos com qualidade, a partir daí podemos reformar o sistema politico!

Me desculpe se faltar coesao e erros gramaticais sou novo ainda quero discutir ideias com alguem, é uma forma de aprendizado para mim. CONVERSA, DIALOGO.