segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Crianças morrem por falta de UTI pós-operatória especializada

Por Guilherme Belido

Assunto de considerável relevância e que diz respeito ao sistema de Saúde pública do município, aproximadamente 150 crianças de Campos e cidades vizinhas, portadoras de cardiopatia congênita (má formação estrutural do coração) esperam até 8 meses na fila do Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, no Rio, por uma vaga para que possam ser operadas.
 
Tudo por conta da nossa rede hospitalar não dispor de uma UTI pós-operatória cardiopediátrica, cuja implantação demandaria pequeno investimento se comparado ao benefício que traria.
 
Conforme adverte o médico Herbet Rosa Jr., da equipe de cardiologistas do Hospital Álvaro Alvim (único cirurgião de Campos com especialidade nesta área) a falta da UTI resulta em elevado número de óbtos. Isso porque sendo o diagnóstico, via de regra, feito logo após o nascimento, na maioria dos casos a recomendação é pela intervenção cirúrgica imediata. E como a espera é longa... muitas crianças não resistem.
 
Fica aí o registro - não apenas para a rede pública, mas, também, endereçado aos hospitais privados - no sentido de que viabilizem a instalação da UTI cardiopediátrica, para a qual, inclusive, já existe o projeto.

7 comentários:

Nunca desisto, acredito sempre disse...

Taí Guilherme Belido, enquanto muitos estão preocupados com essa politicagem na cidade, vc se preocupa com o que verdadeiramente a cidade precisa SAÚDE!!!
Eu vou mais adiante, a cidade precisa de EDUCAÇÃO!!!!
Também, etá povinho sem classe...sem escrúpulo...
Bem vc têm um grande amigo o Provedor da SCMC, que hoje mesmo está em Brasília lutando por mais verbas para a SCMC, ou vc acredita que ele a administra somente com as migalhas da PMCG ,digo migalhas porque bem sabemos que os gastos são vultuosos.
Você deveria procurá-lo expôr sua colocações aqui feitas no blog, e quem sabe ele não iria "correr" atrás de recursos para tal, afinal o velhinho de 77 anos tem um pique e tanto.Tem dias que ele vai a Brasília e volta no mesmo dia...é mole!!!rsrsrs
E tem garotão que não aguenta uma corrida no quarteirão ou um tranco sem tomar viagra!!!
Procure-o vc não ficará sem uma resposta plausível.
Depois retorne ao blog que estarei aqui para trocarmos figurinhas...

MARCEL disse...

Percebe-se claramente, essa nosa prefeita e seu marido, se preocupam, muito com a velha mídia.

Vira e volta estão nas emissoras de rádio, nos jornais, nas TVs. Mas em hospitais raramente são vistos. Hospital deve dar pouco voto, a mídia traz mais resultados, né.

Anônimo disse...

Não entendi....o Guilherme Belido agora escreve aqui neste Blog...Que chique!!!
E quem é esse médico tão especializado que ninguém nunca ouviu falar????

Anônimo disse...

UTI cardiológica? Em Campos? Onde td mundo sabe q falta até gaze e esparadrapo? É gozação?
dr. cláudio andrade, é engraçado que o Belido escrito isso no site dele, e usou o seu espaço??? É obivio que O Ferreira não vai fazer nada disso. Não tem nem cama de enfermaria...

Anônimo disse...

Só por pura curiosidade, dr. Claudio Andrade: -- O Guilherme Belido passou a escrever no seu Blog, ou foi só uma colaboração espontênea?

Leitor assíduo, Álvaro

HERBET disse...

SWClaúdio boa noite.Primeiramente queria agradecer por sua colaboração em nossa luta e sensibilizarmos a nossa população a respeito de um assunto tão grave que atinge as nossas crianças.HERBET ROSA

Anônimo disse...

oi cláudio!
essa uti vai trazer muitos benefícios a toda região...em vez de ficarmos só nos preocupando com politicagem barata vamos nos direcionar para o que realmente vale a pena!!!