segunda-feira, 2 de maio de 2011

EXCLUSIVO: BLOG ENTREVISTA O EX-SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO



"Se Renan Calheiros e seu partido acham que seu lugar é lá, a sociedade que os julgue" 


Blog-Qual a sua visão acerca da não efetivação da Ficha Limpa nas últimas eleições?

Arthur- Tecnicamente correta. É inconstitucional promover mudanças de fundo nas regras eleitorais, menos de um ano da data da disputa. O Ministro Luis Fux agiu como constitucionalista emérito que é. Gente de currículo ruim fica livre por uma eleição? Lamento.

A provocação ao TSE e ao STF, aliás, foi minha, na esperança de que se pudesse validar a Ficha Limpa já para 2010. Convenci-me de que Fux tinha razão. Respeitar a Constituição é melhor, em longo prazo, que obter conquistas eventuais. 2012 vêm aí e a Lei poderá ser aplicada. Cá entre nós, tenho medo igual ou maior dos "fichas-sujas" que (ainda) não foram condenados. Temos de dar à Justiça os meios de julgar com celeridade todo e qualquer processo ligado à corrupção. Por exemplo: não deixar prescrever nenhum item do processo dos mensaleiros:

Blog-A decisão do Supremo em considerar a suplência um direito da coligação e não do partido é justa?

Sou contra coligação em eleições proporcionais. Enfraquecem os partidos e, por conseguinte, a própria democracia. Enquanto, porém, a medida saneadora não vier, entendo justo que se confira ã vaga ao mais votado da coligação;


Blog-A oposição perdeu o foco com a eleição da Presidente Dilma?

 Vejo a oposição dividida e meio atordoada sim. Sugiro que leiam meu artigo no Blog do Noblat desta semana. Mas PT e Governo perderam mais: não sabem sair da crise fiscal que o oportunismo eleitoral de Dilma e Lula criou: se ficar o bicho pela, se correr o bicho come. Juros elevados que atraem dólares em profusão e sobre valorizam o real, tirando competitividade de nossas exportações. 

Ao mesmo tempo, precisam desses dólares, que impedem a inflação de ser ainda mais explosiva, porque real valorizado importa com mais facilidade para segurar preços internos, também porque precisam tapar o rombo das contas externas. E esse rombo é tapado com esses dólares. PT e Governo perderam o pudor: Ministro do Turismo gastando dinheiro da Câmara em deboches explícitos, os "respeitáveis"' do Gabinete quase todos enfrentam ou enfrentaram processos graves envolvendo de dossiê falso a quebra ilegal de sigilo de caseiro humilde e adversários políticos, sem falar em denúncias de corrupção pura e simples. Prefiro que a oposição se perca e depois se reencontre do que entrar na casa de tolerância com Delúbios da vida; ·.

Blog-A escolha de Renan Calheiros para o Conselho de Ética não é um desrespeito com os eleitores do País?

As indicações para o Conselho de Ética são partidárias. PSDB indica os seus e PMDB indica os dele. Deveria ser proibido o ingresso de quem responda a processo grave. Se Renan Calheiros e seu partido acham que seu lugar é lá, a sociedade que os julgue; 


Blog- A maior interferência do Judiciário nas questões legislativas do país não é um sinal de enfraquecimento do Congresso?
 
Claro que o Parlamento não deve omitir-se de legislar, porque essa omissão abre espaço para necessárias regulamentações por parte do TSE. E não se misture isso com interpretações da Constituição que independem de o Congresso ter legislado ou não sobre determinada matéria eleitoral. Precisamos é de uma verdadeira, corajosa e generosa reforma política e não mais desses remendos que surgem às vésperas de um pleito, muitas vezes para desaparecer já no outro; ·.

 Blog-O senhor é favorável a uma nova consulta popular acerca do desarmamento?
 
Votei pelo desarmamento, mas julgo demagógica essa proposta de Sarney. As armas do louco de Realengo eram ilegais e não legais, para início de conversa. E o Estado brasileiro precisa enfrentar e derrotar a criminalidade, ao invés de se perder em escapismos: repressão forte, dentro dos limites constitucionais e, ao mesmo tempo, presença do Estado (governos federal, estaduais, municipais e justiça) nas comunidades de risco, com políticas públicas eficazes que digam ao cidadão que ele o é de fato;

Blog-A minha cidade de Campos dos Goytacazes é uma grande receptora de Royalties. O nobre senador é favorável a uma nova redistribuição?

Considero que deve haver acordo nacional quanto aos royalties. Garantir renda para os estados produtores, sem deixar de lado os demais, que também financiam a Petrobrás com as ações que compram e os impostos que pagam. Nada de tudo para uns e nada para outros. Em longo prazo, todos sairão ganhando;



"o corrupto arruma suas contas direitinho com os recursos de campanha e, por trás, compra votos e apoios com dinheiro espúrio"

Blog-O senhor é favorável ao voto Distrital e a troca da reeleição por um mandado presidencial de cinco anos?


Sou pelo voto distrital misto, porque o puro obriga todo mundo a sufocar sua visão nacional. Metade seria eleita como na França e metade, como na Alemanha, pelo distrital misto. O puro derrotou o herói Winston Churchill porque o povo preferiu uma boa praça local que atravessava as velinhas de um lado para o outro da rua. No misto, Churchill não teria perdido logo na primeira eleição após a derrota que ele impôs a Hitler. O "distritão", que elegeria pura e simplesmente os mais votados, favoreceria o personalismo - para que partidos, então? O voto em lista, que funciona bem na Itália, seria ruim aqui, nesta hora. Terminaria sendo a lista do Lula contra a lista do Fernando Henrique, quando não servisse as oligarquias regionais. Finalmente, sim, prefiro mandato de cinco anos sem reeleição ou até de seis, neste último caso ficando o eleito para cargo executivo proibido de disputar o mesmo posto outra vez; ·.

Blog-O senhor é a favor do financiamento público de campanha?

 Financiamento público de campanha é, no fundo, uma boa idéia. Nada nos garante, porém, que ele não termine virando fachada para o velho caixa dois. Exemplo: o corrupto arruma suas contas direitinho com os recursos de campanha e, por trás, compra votos e apoios com dinheiro espúrio. Ou seja, se não houver reforma ampla, que puna a delinqüência exemplarmente, temo que o financiamento público vire mais um imposto nas costas dos brasileiros e mais um retrato na galeria inesgotável da hipocrisia política brasileira; ·.

Blog-A quantidade enorme de recursos eleitorais não dificulta uma resposta célere da Justiça para a sociedade e aos eleitores?
Não vejo assim. Demandar é direito inerente à cidadania. As respostas precisam vir na celeridade racional e possível, independentemente de quantas demandas existam. Uma coisa é fato: quem recorrre à Justiça espera o sim ou o não dela. Tem direito a isso, aliás. Quando a Justiça se faz lenta além do necessário, pode ela estar sendo benéfica ao culpado e injusta com o inocente. E a recíproca é verdadeira;

Blog-O caixa dois nas campanhas eleitorais é passível de ser evitado? É possível ser candidato sem uma estrutura financeira robusta?

Deve haver mais rigidez nas penas para o caixa dois. E efetiva punição para os culpados. A sensação de impunidade estimula essa e outras fraudes;

12) A quantidade exorbitante de siglas partidárias existentes dificulta o processo eleitoral ou trata-se de um sinal cristalino de Democracia?

 Sempre fui candidato - e coleciono muitas vitórias na carreira - sem estrutura financeira "robusta". Mas regiões como o meu Norte e o Nordeste são, em seu meio rural, ainda muito vulneráveis ao abuso do poder econômico e do poder político. Acredito que os tempos já acumulados e os que virão a se somar a estes irão, pouco a pouco, minando o clientelismo, a fraude, a corrupção eleitoral. Se não acreditasse nisso, sairia da política agora, sem olhar para trás; ·.


Sem dúvida que sim. Qualquer um junta um grupo de "amigos" e funda, digamos, o Partido do Desolados Esperançosos Cívicos, o "PDEC" e, a partir daí, usa precioso tempo de televisão para dizer tolices ou fazer dinheiro de "aluguel" para quem pagar melhor ou se dispuser a entrar nesse leilão abjeto. Eu mesmo fui vítima disso em 2010. Chega a ser repulsivo. No Brasil, vejo espaço legítimo para dois partidos de centro-esquerda com projeto de poder claro (PSDB, PT e PSB), talvez um PTB reciclado, além de um de esquerda não esclerosada (PPS, não importando o percentual que obtenha nas urnas), um de centro-direita (DEM), um de direita para representar, na legalidade, os Bolsonaros da vida e o Partido Verde. Oito agremiações. Aí você pergunta: e PMDB, que é tão forte hoje? Respondo: tire os cargos que esse partido detém e vejamos o que sobra dele. Pergunte de novo: e PP, PR? Respondo: qual a ideologia do "pepismo" ou do "peerrismo"? O fato é que a balbúrdia atual não deveria continuar. Fico "tiririca" da vida com essa Babel partidária; ·.


"Eu mesmo fui vítima disso em 2010. Chega a ser repulsivo"


Blog-Quem é o político em que o Senador Arthur Virgílio se espelha?

No meu pai, que foi líder do PTB de Vargas, Brizola e Jango no Senado e foi o primeiro líder parlamentar à ditadura de 64. No dr. Ulysses, no dr. Tancredo, no Fernando Henrique, que a História colocará em galeria de honra por tudo que fez pelo País, no Covas, exemplo de retidão e coragem, em muita gente valorosa, enfim. Admiração -isso não é concordância - tenho pela genialidade de Carlos Lacerda, o maior orador que já usou a tribuna do Parlamento brasileiro em todos os tempos e poderia citar Jarbas Passarinho também, dentre outros;



Blog-Qual a sua opinião acerca do aborto nos casos de fetos anencefálicos que ainda está sendo discutido no STF?

A favor do aborto em casos de fetos anencefálicos, sem pestanejar.

Blog-Qual a leitura que o senhor faz acerca das novas mídias?

 Com o tempo será assim, tanto que a mídia tradicional também já se instala nas Mídias Sociais. O ideal, hoje, é trabalhar as duas. Mas a existência das MS faz com que cada twitteiro, cada amante do face, cada blogueiro seja um mini-Roberto Marinho; incensurável, com voz e não mais engasgados pelo privilégio que pertencia a poucos; ·.

Blog-Gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para o povo de Campos dos Goytacazes.

 Tem quem esteja começando a escrever sua História e tem quem já tenha percorrido muitos e belos caminhos, claro que sem esquecer o presente. É neste último caso que vejo Campos e seu povo: muita História para trás e muito futuro pela frente, pela proteção de Deus e pela obra de seu povo criativo e estóico. Forte abraço


"vejo Campos e seu povo: muita História para trás e muito futuro pela frente"


Um comentário:

Tiago disse...

Parabéns pela entrevista! Tenho a mesma opinião sobre o desarmamento. E sobre a pergunta do Renan Calheiros, parabéns por perguntar isso rss