domingo, 1 de maio de 2011

BRASILEIROS PODERÃO DEIXAR DE RECEBER PENSÃO E APOSENTADORIA AO MESMO TEMPO

 A Previdência Social planeja impedir que os segurados do INSS recebam aposentadoria e pensão ao mesmo tempo. Com isso, ficam no passado casos como o da mulher que trabalhou desde a juventude e, no fim da vida, recebe sua aposentadoria e a pensão do marido, falecido antes dela. Alterações como essa vão atingir em cheio a concessão de pensões por morte, que hoje representa 25% de todos os 28,2 milhões de benefícios pagos. Estão no rol das alterações impopulares que ainda precisam de consenso dentro do governo e por isso são mantidas em sigilo pelos técnicos que as estudam.
As mudanças não seriam restritas aos trabalhadores do setor privado e também se estenderiam ao servidor público. Direitos adquiridos ficariam preservados, assegurou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que não fala abertamente sobre as medidas, mas admite que são necessárias.
Fontes do governo adiantam que a proposta em discussão prevê ainda a instituição de carência (período mínimo de contribuição ao INSS) para que o dependente do titular da aposentadoria possa ter direito à pensão. Isso não existe hoje, o que dá margem a muitas distorções, como a concessão de pensão no valor do teto para quem contribuiu somente uma única vez.
Outro aspecto que pode gerar bastante resistência é a necessidade de provar a dependência financeira para que o herdeiro tenha direito à pensão. Assim, não bastaria a pessoa ser casada no papel. Hoje, o casamento formal já é suficiente para a concessão. Se a ideia for adiante, casados oficialmente terão que passar pela mesma maratona de documentos hoje exigidas para a união informal: vão comprovar a dependência financeira. As iinformações são do site do Jornal O Dia.  

3 comentários:

Anônimo disse...

pouca vergonha isso, é por isso que não votei em dilma!!!! se ela aprovar isso tem que banir ela da politica...

Alice Nogueira disse...

Eles só querem tirar dos pobres e aumentar os salários dos políticos.
VERGOOOOOOOOOOOONHA!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Será que estão querendo nos empurrar para a previdencia privada? "Alguens" deve se beneficiar com isso... Fizeram com a saude,com a educação... Se tem dinheiro pra haver tanto roubo , desfalque não tem pra garantir um direito pago a vida inteira. Se dois trabalham é necessidade e ficar idoso é um bocado caro nesse país...