quinta-feira, 15 de julho de 2010

"RECEBI AS CÂMERAS DA ÚLTIMA DIREÇÃO"

A Diretora do Liceu de Humanidades de Campos disse agora, em entrevista ao programa de "Olho na Cidade", que as câmeras de vídeo intaladas na centenária escola estadual exista há cino anos. Ela defendeu a  manutenção afirmando que no interior ocorrem brigas, furtos, explosão de bombas, fogo em banheiros dentre outros atos de vandalismo.

Segundo ela, as câmeras do banheiro foram retiradas. Ela disse: "a direção passada expediu ofício à coordenadoria educacional informando acerca da instalação do sistema de monitoramento."

Comento no blog

"ocorrem brigas, furtos, explosão de bombas, fogo em banheiros dentre outros atos de vandalismo". Uma escola que possui alunos dessa natureza deveria gastar menos com a estrutura de vigília e abrir procedimento administrativo na intenção de expulsá-los da escola.

Sou contra a utilização das Cãmeras da forma escolhida pela direção, entretanto,  um corpo discente que gera tantos danos à instituição não pode ser mantido na rede.

Cláudio Andrade

9 comentários:

Anônimo disse...

Doutor Cláudio, se não me engano, de acordo com o ECA não se pode mais expulsar qualquer aluno, se pode convidar para sair, mas nao expulsar, o que acaba deixando a escola de mãos atadas. Imagine se alguma criança tivesse se ferido gravemente com uma bomba no banheiro? Moro próximo ao Liceu e sei que muitas bombas explodem lá. Meu filho ainda nao tem idade para lá estudar, mas quando tiver, não gostaria de vê-lo ferido por causa de "bombas" ou outra coisa qualquer. Estão querendo proibir até a palmada educativa nos filhos, não estou aqui defendendo o espancamento, que é uma coisa totalmente diferente, mas já recebi palmadas de meus pais quando criança e sei que eram merecidas e nem por isso estou traumatizado e nem deixei de ama-los, pelo contrário. Agora imagina o que um professor tem que aturar de certos "alunos"?
Isso é um assunto bem comprido em que acho que todos tem sua parcela de razão.

Anônimo disse...

Na época em que eu estudava em escola pública, estouravam bombas nos banheiros sempre" Um garoto que estava no banheiro, numa das muitas ocasiões, ficou surdo!!! Adoraria que já existissem câmeras na época!
Expulsar? É assim que o senhor acha que se faz com alguém que, ainda na adolescência, faz coisas erradas? Acho que, nessa idade, é melhor vigiar e persistir na reintegração, dentro da escola. Penso que o monitoramento ajuda demais. Ser humano não é objeto pra se jogar fora.

Cláudio Andrade disse...

Concordo plenamente com a expulsão sim. Existem menores que precisam ser educados também em casa, para que não cheguem nas escolas com vícios de conduta.

Não estamos falando de uma mera indisciplina e sim de agressões, bombas premeditadas e furtos FURTOS entendeu bem?

Cláudio Andrade

Jorge Almeida disse...

Concordo Claudio! Os pais são culpados pelo comportamento dos filhos na escola. Não educam! Em none de uma psicologia fajuta da qual eles nada entendem permitem tudo aos filhos. Aí o professor que aguente esses vândalos. Vou dar palmadas nos meus filhos sim, sempre que eles precisarem para que amanhã não venham bater nos professores e companheiros. Vamos ensinar aos nossos filhos a justiça e a respeitarem o próximo . Só assim eles serão respeitados. Mobral nos pais!

Anônimo disse...

Anônimo das 09h04min, nem todos os adolescentes são realmente "adolescentes" recuperáveis com o tempo. Gostaria de ver mudada a idade para adolescentes de 18 para 15 anos, acima de 15 anos, na minha opinião não saõ mais adolescentes e sim responsáveis pelo que faz, mas reafirmo o que disse antes, acredito que o ECA não permite expulsão do aluno, apesar de também concordar que certos "alunos" com iade acima dos 15 anos deveria responder pelo o que faz e se for o caso ser expulso da unidade escolar ou pagar pelo erro cometido.

Anônimo disse...

Esse Liceu esta uma bagunça, não é mais o Liceu que conhecemos, para pegar uma simples declaração os alunos e ex- alunos tem que ficar em uma fila para pegar apenas 30 senhas, para serem atendidos em meio periodo pois a secretaria trabalha apenas 2ª feira de 8:00 as 12:00, 3ª feira de 13:00 as 16:00 e 6ª de 18:00 as 22:00hs o que informa a direção, fico aqui imaginando sera que é só o Liceu tem esse problema pois ligue para outras escolas do estados e a secretaria trabalha todos os dias e atende de 8:00 às 17:00. Eu acho que tem gente querendo receber e trabalhar menos que os outros. O pior que, somos nos que pagamos esses funcionarios. Há, se eles mandarem vocês voltarem outro dia porque a senha acabou é só ir na Coordenadoria de Educação regional Norte Fluminense I - PRACA DA REPUBLICA, 6 CENTRO CAMPOS DOS GOYTACAZES (22)2722-4100

Anônimo disse...

Mas profesor, se esses garotos são expulsos e vão pras ruas, não se tornarão pessoas piores?

Será que investir em monitoramento e medidas corretivas dentro da escola não pode fazer o nosso mundo mais seguro?

Se a escola não pode se desenvolver pra melhorar e salvar esse cidadão, se os pais não educaram, então o que será de nós? Vamos deixar o indíviduo se deteriorar até virar um marginal profissional?

Acho que câmeras são medidas até preventivas. Se percebemos que o adolescente tem tendências maldosas, podemos tentar direcionar algum tipo de correção para esse aluno... precisamos de políticas que salvem nossos jovens, já que os pais não foram presentes... entende o que eu quis dizer? O mundo está enlouquecendo em violência, professor! A educação é uma esperança! Precisamos de psicólogos e psiquiatras nas escolas, para aqueles que não tiveram oportunidade de desenvolvimento saudável em casa.

O senhor não concorda nem um pouquinho com isso?

Anônimo disse...

Dr Cláudio
Minha Filha estuda lá. O Sr como advogado poderia publicar o nome da mãe que entrou com a denúncia no MP e o Nº do processo? Pretendo processar o Estado pelas atitudes irregulares.
Obrigado
Carlos Roberto

Anônimo disse...

Que saudades de meu Liceu querido, palco de manifestações estudantis, cenário de tantas conversas e debates entre alunos e professores!