terça-feira, 13 de julho de 2010

CARO AVELINO, "NÃO ESTAMOS NO MESMO BARCO"

Nobre Avelino

Li o seu texto e confesso que o mesmo é um primor de fidelidade, amor, carinho, reconhecimento e idolatria sua pelo ex-governador Garotinho. Quanto a isso, nada demais, afinal trata-se de um direito subjetivo seu. Uns gostam de Cazuza, outros de Tom Jobim, uns de Hitler e outros de Guevara, logo é legítima a sua posição. 

Você é Garotinho e pronto. Sua posição me faz lembrar os japoneses que residiam no Brasil e não reconheciam a derrota do Eixo na segunda Guerra. Só tinham ouvidos para as informações que os interessava. Recomendo nesse caso, nobre escritor, o livro "Corações Sujos" de Fernando Moraes.

Entretanto, as suas palavras indelicadas deveriam ser aceitas por todos, caso você se dignasse a nominar os blogueiros que, segundo o senhor, possuem toda a sorte de sentimentos negativos em relação ao candidato sub judice  Anthony Garotinho.

Desde já, não estou falando em nome de nenhum blogueiro. Expresso a minha opinião, pois nenhum dos adjetivos negativos elencados por ti, enquadram-se na minha pessoa. Não sei como tu conduzes a sua vida laboral, mas quanto a mim, exerço-a de forma independente, buscando entender a posição alheia sem desespero. 

As opiniões contrárias devem ser conquistadas mediante idéias e não com medidas de coerção.
O senhor deveria entender que as pessoas não podem gostar de Garotinho somente pelo fato do senhor amá-lo. Amor, diga-se de passagem, digno de aplausos, afinal não podemos negar que a trajetória do campista Garotinho é digna de reconhecimento.

Por outro lado, o senhor deveria entender também, que, enquanto o senhor faz parte do 'clã do amor', outros fazem coro contrário, e nem por isso, devem ser repudiados. Os contrários existem para isso mesmo. 

Mesmo assim, o senhor deveria olhar a rede blog, na qual o senhor faz parte, com mais respeito, afinal entendo que precisamos marcar posição, mesmo sendo todos detentores de formas antagônicas de expressão.

Acredito que senhor irá refletir melhor e entender que essse confronto gratuito com todos os blogueiros, pois o senhor não teve o cuidado de nominá-los, não terá eco. 

Não custa lembrar que o seu líder não pensa duas vezes antes de expressar as suas opiniões acerca de pessoas e fatos. Deveria ser o primeiro a mudar o rumo da escrita.

Tenho absoluta convicção que o senhor vai fazer uma nova leitura de seu texto e tomar uma atitude mais sensanta. Quem sabe nomear os blogueiros invejosos.?   

Cláudio Andrade

7 comentários:

Anônimo disse...

o que faz um sujeito como o avelino só por causa de um empreguinho?

Anônimo disse...

Quem sabe este senhor fez, também nas costas, a mesma tatuagem de "amor" que o macarrão-lasanha fez em homenagem ao matador goleiro Bruno.

Pedro (D)KabraL disse...

Caro Claudio
A "figura" não mostra, pelo menos na postagem em questão, equilíbrio suficiente para que suas palavras sejam levadas em consideração. Faremos melhor proveito se não o considerarmos e, sequer, visitarmos aquele blog.

Anônimo disse...

avelino quer dizer que quem não gosta de garotinho vive à sombra dele??
É isso que dá ter sempre emprego de boquinha, melhor fazer igual a alguns secretários camaleões que mudam de cor assim que muda de chefe mas não são blogueiros, pelo menos estes não falam tanta "m" com tanta soberba para defenderem suas boquinhas temporárias e.......se eu fosse nahim tiraria esse capitão de senzala tupiniquim de seu secretariado, já que ele é tão fiel ao seu chefe e já que ele não pede para sair.
*nomes com letras minúscula, pois é assim que os enchergo.

Momento Verdadeiro disse...

Dr. Cláudio Andrade, a liberdade que os blogs oferecem para o amplo debate de diversidades de assuntos é realmente democrática e maravilhosa.

No entanto, existem alguns pontos que precisam ser considerados pelos adpetos dessa importante ferramenta de comunicação.

A meu ver nunca podemos generalizar, quando falamos "blogueiros", estamos referindo-se a uma ampla rede, conhecida como Blogsfera.

As colocações expostas por quem escreve não deveriam ser ambíguas. Pode e deve até ser opinativa se for o caso, mas nunca ofensiva, para não fugir da bela e ágil função desse veículo que prefiro acreditar não ser preso a uma linha editorial.

Sendo assim agradeço ao Doutor pela oportunidade, recomendo a leitura dessa postagem: http://www.momentoverdadeiro.com/2010/06/blogs-podem-ser-pessoais-opinativos-ou.html -Principalmente para aqueles que aderiram a ferramenta a pouco tempo e ainda não entenderam o contexto que a envolvem - Digo: LIBERDADE.

Washington Luiz
Escritor e Jornalista

Anônimo disse...

realmente este cidadão é digno de pena...


arrazou cláudio!

Avelino Ferreira disse...

Cláudio,

Que tenho muitos desafetos, tenho. A maioria esmagadora usa do anonimato, o que revela a falta de coragem para assumir, como você, posições contra ou a favor. Os blogs, em geral, aceitam anônimos. Nada demais, creio eu, desde que a opinião ou comentário não ofenda as pessoas. Todavia, grande parte permite comentários agressivos escritos por "anônimos". Para mim, é a vontade do blogueiro de dizer o que o anônimo diz e, como não tem coragem, usa o comentário do outro. Só que esse outro é um anônimo... então, a opinião passa a ser a do blogueiro.

Quanto ao meu "amor incondicional" ao Garotinho, você usa como ironia. Sarcasmo talvez. Fala em Hitler e japoneses de Hiroíto para me caracterizar. Primeiro, sabe que é provocação que não vou aceitar. Por pouco. Muito pouco. Pouquíssimo...

Quanto à "boquinha" que você não diz, mas permite-se dizer via anônimos, quero que saiba que tenho ligações de amizade com Garotinho e Rosinha desde quando você era uma criancinha. Em 1988 ganhamos o governo municipal e não fiz parte da sua administração. Não fui à sua posse em protesto porque ele havia nomeado Lulu Beda, quando o nome certo era Raul Arenari; nomeou o irmão de Paulo César Martins (Governo) quando o nome certo era Hélio Coelho; nomeou Marivalda Benjamin (Promoção) quando o nome certo era Rosinha; nomeou Cristina Lima, quando os nomes certos eram Orávio ou Maria Helena Gomes. Tenho até um documento escrito sobre as indicações. Quando digo certo, porque além de competentes, eram seus amigos e foram às ruas lutar por sua vitória nas urnas.

Nunca fiz parte de seus governos (tanto os dois na Prefeitura quanto os dois no Estado). Na primeira greve de servidores municipais (na época existia o Comando de Greve e nós dele participávamos) contra seu governo, eu, sozinho (os líderes me colocaram nessa situação), impedi que saísse ambulâncias ou caminhões de recolhimento de lixo do "triturador". Garotinho resolveu receber os sindicalistas e eu permiti a abertura dos portões. Não levei uma surra dos funcionários (que eram puxa-sacos de Zezé e passaram a ser puxa-sacos de Garotinho) porque Pudim, então secretário de Serviços Públicos, impediu.

Agora, fui convidado por Rosinha para ser presidente da Fundação e aceitei. Na verdade, temos um projeto excelente para aquele espaço que considero um dos mais importantes do país para abrigar uma biblioteca e um salão de artes. O Palácio da Cultura estava uma lixeira. Limpamos em parte e, agora, após a saída da Secretaria de Educação, vamos restaurá-lo e será um marco da administração Rosinha e a realização de um dos meus sonhos. Não caminhamos mais porque as administrações anteriores "pintaram o sete" e este mês é que conseguimos saldar os débitos da Fundação com FGTS e INSS.

Paro por aqui. Só escrevi este texto em respeito a você que, ao que parece, não merece. Mas vamos considerar que sim...

Avelino Ferreira