sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOTA OFICIAL DA FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES (CASO LICEU)


A Federação dos Estudantes de Campos (FEC) vêm a público repudiar o recente episódio envolvendo a instalação de câmeras de segurança em banheiros do Liceu de Humanidades de Campos. A instalação de tais camêras configuram uma afronta ao direito à liberdade, ao respeito e à dignidade previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente*. Não se pode negar que o problema das drogas e da violência aflinge toda a juventude e se faz presente no ambiente escolar à nivel nacional. 
 
Porém, a garantia da segurança da comunidade estudantil e o zelo da disciplina escolar não devem se tornar premissas para justificar tal ato em uma instituição que deveria fomentar a educação, a cidadania e os bons valores. A FEC acredita que a resolução dos problemas das drogas e da violência não se dará através de medidas repressivas e vigilantes. 
 
Somente com diálogo e uma abordagem direta sobre o assunto, trazendo a discussão de forma franca e aberta para dentro da escola será possível construir uma escola verdadeiramente democrática e formar cidadãos conscientes de suas atitudes. Iremos até as últimas consequências para garantir que os estudantes liceístas tenham sua privacidade e seus direitos resguardados e para tal a FEC encaminhará carta-denúncia à 
 
Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campos e ao Conselho Municipal da Infância e da Juventude. A FEC reafirma seu compromisso com os direitos estudantis e se fará vigilante para que situações como essas não se repitam no Liceu e em outras instituições de ensino.

MAYCON AZEVEDO DO PRADO
Presidente da FEC

7 comentários:

Anônimo disse...

Quantos anos tem o Maycom? Diz pra ele que a direção do Liceu está fazendo justamente o que ele defende na sua postagem "em uma instituição que deveria fomentar a educação, a cidadania e os bons valores"
O que os PAIS não fazem a escola "tenta"fazer.

JOSEMAR BARBOSA disse...

MUITO BONITO O SEU DISCURSO MEU RAPAZ MAS, A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA.

Professora disse...

Acho pouco o que a diretora fez, ela deveria colocar câmeras tb nas salas de aula para na reunião dos pais os mesmos assistirem o "exemplo de comportamento" dos filhos, inclusive o de Maycom

Anônimo disse...

Coitado. Deus o perdôe ele não sabe o que diz

Anônimo disse...

Crianças e adolescentes q com tantos direitos e privilégios, e sem nenhum dever, vão se transformando em coisas q assustam a sociedade. Vemos isso diariamente na tv e as vezes pessoalmente. As escolas estão tentando fazer o é dever da família.

Anônimo disse...

A realidade de nossas escolas é adolescentes tendo relaçoes sexuais nos banheiros, se drogando, depredando tudo inclusive os vasos sanitarios e as pias, o que esperavam que a direçao da escola fizesse? Claro ela poderia colocar funcionarios nos banheiros, mas não ha mao deobra para isso. A direçao agiu corretamente e nao deve serpunida por tentar zelar pelo bem estar tanto dos discentes como pelo patrimonio publico.

Anônimo disse...

Todos os anonimos acima tratam os jovens e estudantes como um grande problema para a sociedade! Até quando não mudarmos esse pensamento, continuaremos convivendo com jovens que usam drogas, são violentes e etc... O Brasil tem que o olhar o jovem de hoje como a solução para o Brasil de amanhã e começar a construir isso desde já.