quarta-feira, 14 de julho de 2010

ESCÂNDALO: FUNCIONÁRIAS DO TJ/RJ REALIZAVAM PROCEDIMENTOS JUDICIAIS EM LUGAR DE MAGISTRADA





Duas funcionárias do Forum de Magé, na Baixada Fluminense, assumiam o papel de uma juíza, que não existia de fato. Os julgamentos aconteciam sobre o comando das ajudantes, nos juizados especiais adjuntos Cível e Criminal de Guapimirim e Cível de Inhomirim. Elas eram conhecidas pelos advogados como as secretárias da juíza Myriam Therezinha Simen Rangel Cury. As decisões judiciais tomadas nessas sessões podem ser anuladas.
Após receber diversas reclamações, a OAB apresentou uma queixa formal contra a juíza na Corregedoria-geral da Justiça, que vai investigar a suposta atuação da juíza e das secretárias. A analista judiciária Andrea de Lima Guerra e a técnica de atividade judiciária Tarsilla Carla Calvo Chiti, podem sofrer uma advertência ou a demissão do cargo.

Durante duas semanas, a equipe do jornal "O Dia" filmou a ação irregular das ajudantes, que explicavam como as audiências aconteciam sem a presença da juíza, e pediram que a equipe não divulgasse essa rotina. Segundo explicou o corregedor-geral da justiça, desembargador Antônio José Azevedo Pinto, para as audiências serem anuladas, é preciso que os envolvidos entrem com recurso na Justiça, caso se sintam prejudicados. O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, informou que a anulação dos julgamentos pode acontecer em qualquer processo que não tenha sido feito dentro da lei, ratificando a informação do desembargador de que os interessados que tenham sido lesados, podem solicitar a anulação.

Comento no blog

Nossaaaaaaaaaaaa!!!!!!

Estou apavorado. Ainda bem que isso não ocorre em Pindorândia.

Cláudio Andrade

3 comentários:

Anônimo disse...

Será que o 1º JEC de uma cidade não muito distante, segue a mesma rotina?

Guaxupezense disse...

Nooooooooosssssssaaaaaaaaaa! Sei não hein blogueiro!!

Anônimo disse...

Esse procedimento, Dr. Claudio , deve ocorrer muito por aí. É a tal coisa; os médicos delegam poderes aos acadêmicos, juízes , por sua vez a outros funcionários do judiciário e, assim caminha a humanidade. Enquanto não houver uma punição drástica, tudo isso ocorrerá de norte a sul, de leste a oeste. Um escândalo, aliás, mais um dentre tantos.