segunda-feira, 12 de julho de 2010

OS ÓRFÃOS DE BRUNO


 
O goleiro Bruno, do Clube de Regatas do Flamengo, é acusado de ser o mandante do assassinato de uma mulher que supostamente teve um filho dele. Os dois se conheceram na residência de Adriano, ex-atacante do time da Gávea e acusado de associação ao tráfico por ter emprestado quantia vultosa a um amigo chefe de morro.

Até o presente momento, não há corpo e a polícia carioca e mineira baseiam-se no depoimento de um menor. A narrativa do infante fez com que Bruno, sua esposa e outros amigos fossem presos de forma preventiva por determinação da Justiça. 

Além disso, a mídia nacional, dotada de uma compulsão alucinada, já tratou de condenar o arqueiro rubro-negro. Para o referido objetivo, contou com a ajuda do desastrado delegado de Minas que, quebrando todos os protocolos éticos necessários aos agentes públicos, rotulou Bruno como um "monstro". Fez Juízo de valor sem dever.

O que vem chamando a minha atenção são os depoimentos das crianças e adolescentes acerca da decepção com o ídolo. Goleiro de uma das maiores torcidas do Brasil, Bruno habitava o imaginário de milhares de jovens que, fanáticos pelo futebol, viram no mineiro da terra de Juscelino, um exemplo a ser seguido.

Quantos pais, 'entorpecidos' por um título,  homenagearam o possível mandante de assassinato, nas certidões de nascimento de seus filhos?  Quantas mães abraçaram seus filhos, quando os mesmos comemoravam uma defesa na escolinha do clube, aos gritos de Bruno, Bruno ....?

Quantos fãs viajaram milhares de quilômetros para assistir ao treino de seu ídolo? Entretanto, pelo andar dos fatos, o capitão do atual campeão nacional optou pelo caminho mais trágico. 

Como profissional do Direito, não posso ser irresponsável ao ponto de garantir culpabilidade, nem mesmo condenação para Bruno. O próprio depoimento do jovem é passível de nulidade.

Vivemos em um Regime Democrático de Direito, no qual prevalecem certos princípios, como a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa. 

Todavia, a mácula já é eterna, haja vista que a sua estrela se apagou e deu lugar, de forma instantânea, a uma escuridão ferrenha que nem mesmo uma improvável inocência será capaz de desfazer.

A única certeza é cruel. Caso o exame pericial de DNA comprove a paternidade, Bruno vai deixar três filhos que, dentro de suas realidades, sofrerão a ausência da fundamental figura paterna biológica.

São os órfãos de Bruno.

Cláudio Andrade



     

9 comentários:

Anônimo disse...

Bela a sua análise. Responsável no ponto de vista do Direito. Ainda há muito a se descobrir nesse caso.O fanatismo pelos jogadores faz com que muitas meninas comprometam o seu futuro, abram espaço para situações bem desagradáveis.É um fetiche que quase sempre não dá certo. É um crime que terá seus desdobramentos morais e psicológicos sérios e norteadores de um imaginário bem marcado pela tragédia.Só a declaração do menor é pouco para se ter a conclusão dessa barbaridade.

Anônimo disse...

Até que enfim alguém falou algo sensato! Estou apavorada com tamanha falta de ética desse delegado. O cara está louco por alguns minutos de fama... deveria ser demitido, independente do desfecho do caso, seja o Bruno condenado ou não.
O cara, além de estar condenando um indivíduo antes mesmo de haver uma ação, tentando ganhar fama com a exposição do goleiro, ainda pode estar comprometendo todo o inquérito, que deveria ser sigiloso.
Sinceramente, a gente tem visto tanta coisa ruim nesse mundo... quem garante que algum perito não falsificaria um exame, na intenção de dar notoriedade a sua carreira?!?!?!?!?!

Quem julga aqui na terra é o judiciário. Deixemos nas mão dele.

Anônimo disse...

E VOCÊ, JÁ FOI VÍTIMA DE VIOLÊNCIA MASCULINA?

Pense um pouco na convivência com seu marido, companheiro, noivo, namorado. Alguma vez ele:

1) Xingou-a ou fez com que você se sentisse mal a respeito de si mesma?

2) Depreciou ou humilhou você diante de outras pessoas?

3) Ameaçou machucá-la ou alguém de que você gosta, como pessoas queridas ou animais de estimação?

4) Deu-lhe um tapa ou jogou algo em você que poderia machucá-la?

5) Empurrou-a ou deu-lhe um tranco/chacoalhão?

6) Deu-lhe um chute, arrastou ou surrou você?

7) Ameaçou usar ou realmente usou arma de fogo, faca ou outro tipo de arma contra você?

8) Forçou-a fisicamente a manter relações sexuais quando você não queria?

9) Você teve relação sexual porque estava com medo do que ele pudesse fazer?

10) Forçou-a a uma prática sexual degradante ou humilhante?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

É lúcida sua análise. Muita coisa pode parecer e não ser.
Verdade.

Mas o mal é tão relativo que é muito perceptível e quase doentio, que figuras de "machões" que afrontam, e xingam, e "fazem e acontecem", são vistos por parceiros como heróis e ícones e são sempre defendidos.

Os adjetivos para minimizarem as performances mostram claramente que tornar o vil precioso é mais que uma cumplicidade, mas talvez um medo mesmo de ser um "desafeto" do tal, pois cair na língua de um maldoso não é para qualquer um.

Só não vê isso quem não quer...alguém viu isso pelos blogues?

Fillipe disse...

Cláudio, parabéns pela sua análise. Já tinha refletido sobre isso há algum tempo. O Bruno nem se defendeu ainda e já foi condenado.

Não digo também se é inocente ou culpado, mas a falta de preparo desse delegado já fez com que formasse uma opinião pública triste para uma situação onde deveria trabalhar de forma racional e não emocional.

Se não tem capacidade de conter suas emoções, que vá trabalhar nas novelas da Globo.

Anônimo disse...

existe dúvida, ainda, qto à culpa dele??
não, claro que não.
inclusive,ele se entregou, espontaneamente, à policia.
existem dúvidas qto à participação dele ainda?
não,claro que não né?

Anônimo disse...

Independente da culpa do Bruno, ou inocência, o delegado não pode abrir o inquérito dessa maneira, passar o dia dando entrevistas...
TODA ESSA SUPER EXIBIÇÃO DO DELEGADO PODE ATRAPALHAR ATÉ MESMO NA PROCURA DO CORPO, pois tudo o que a polícia faz esse cidadão coloca na imprensa!!! Não há profissionalismo que se sustente! O delegado tá crente que é super star?!?!

Anônimo disse...

Pois eu adorei esse delegado.
è claro, que a pessoa em questao, é culpada.

Culpada de varios crimes, todos sabem, sequestro, violencia, entre outros.

Anônimo disse...

AINDA encontramos pessoas para defender esse rapaz?
Em entrevistas ele foi claro,claríssimo qto a sua concepção sobre as mulheres.Disse inclusive que é ¨natural tapas ,quem nunca deu um tapa numa mulher?¨
A IGNORANTE cultura machista brasileira AINDA acha que o certo é ¨prender as cabras que os bodes estão soltos¨!
AINDA supõe que é bicha homem que chora,que beija outro homem(cenas repetidas muitas vezes na copa do mundo por jogadores estrangeiros).
AINDA CULPAM APENAS A MULHER POR UMA GRAVIDEZ INDESEJADA,esquecendo-se ou ignorando que atualmente preservativos são comuns , comuníssimo e tem para ambos os sexos.
Se não desejam ter filhos com determinadas pessoas USEM CAMISINHA,FAÇAM VASECTOMIA , é questão de ser CIVILIZADO!
MATOU TEM QUE SER PUNIDO NA FORMA DA LEI!