terça-feira, 16 de setembro de 2008

SUPLENTES COMPREENDEM 20% DO SENADO FEDERAL.

Com a posse de Ada Mello (PTB-AL), prima do senador Fernando Collor (PTB-AL), chega a 19 o total de parlamentares da Casa que não foram eleitos. O número representa mais de 20% dos 81 senadores eleitos.

Ada é a segunda suplente de Collor. O primeiro é Euclydes Mello (PRB-AL), também seu primo, que já assumiu o mandato por quatro meses, durante licença anterior do titular, mas que agora está em campanha para prefeito de Marechal Deodoro (AL).

Collor tirou licença de 90 dias do Senado para se dedicar à campanha de parentes em Alagoas. Ele quer turbinar a campanha do filho Fernando James (PTB) e também do primo Euclydes. James disputa a Prefeitura de Rio Largo.

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) também se licenciou do cargo pelas campanhas de seu partido. Em julho, tomou posse o suplente Marco Antônio Costa (DEM). No mesmo mês, Raimundo Colombo (DEM-SC) licenciou-se. No lugar dele, assumiu Casildo Maldaner (PMDB).

OPINIÃO DO BLOG

A proposta que põem fim a suplência encontra-se parada no Congresso. Na minha opinião não será aprovada. Trata-se de uma via em que o senador coloca na suplência o seu grande financiador de campanha. Podemos citar um caso bem próximo de nós. Um dos proprietários da Universo é o senhor Wellington Salgado de Oliveira, que assumiu como senador da República na vaga de Hélio Costa que passou a ser ministro das Comunicações de Lula. Wellington Salgado foi um dos maiores financiadores da campanha de Hélio Costa em Minas Gerais. Welligton ficou mais conhecido por seus cabelos em desnível e pela defesa pacional e interesseira de Renan Calheiros.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: