quarta-feira, 17 de setembro de 2008

FOLHA DA MANHÃ DIVULGA PESQUISA ELEITORAL.

A segunda pesquisa Ibope em Campos mostrou ontem que a menos de 20 dias para as eleições, o quadro ainda é de empate técnico entre as duas faixas de candidaturas, as que lideram e as intermediárias. Rosinha Garotinho (PMDB) vai de 37% para 41%, com Arnaldo Vianna (PDT) de 36% passando a 34%, mas com os dois empatados pela margem de erro de erro de 4% para cima ou para baixo. Odete Rocha (PC do B) saltou de 2% para 5%, com Paulo Feijó (PSDB) recuando de 4% para 2% — mas os dois se igualam pelo critério de variação de 4%. Feijó pediu à juíza Márcia Alves Succi a impugnação da pesquisa, obtendo a não a divulgação dos dados da simulação de segundo turno, pela não apresentação de todos os candidatos no questionário.

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 13 e 15, ouvindo 602 pessoas, para a InterTV Planície, do grupo Folha, divulgada na segunda edição do tele-jornal RJ TV da noite de ontem, tendo sido registrada sob o número 1.289/08, na 100ª Zona Eleitoral — onde a coligação “Reagir e Mudar” de Feijó obteve parcialmente a proibição da divulgação.

O levantamento divulgado em 29 de agosto exibia um quadro de polarização entre Rosinha e Arnaldo que, apesar da alteração dos índices percentuais dos dois para a consulta posterior, se mantém. Com a faixa estabelecida pela margem de erro, Rosinha e Arnaldo, respectivamente, flutuam entre os índices de 45% a 37% e de 38% a 30%.

O mesmo se reproduz com Odete e Feijó: no levantamento feito entre os dias 26 e 28, os dois empatavam na faixa entre, respectivamente, de 6% a 0%, e de 8% a 0%. A inversão das posições não redesenha o empate entre a comunista, de 9% a 1%, e o tucano, de 8% a 0%.

Graciete Santana (PCB) teve 1% — ela não foi citada em setembro, em questionário relacionando o candidato que substituiu, Wanderson Gama, que não pontuou. Marcelo Vivório (PRTB) é a escolha de 1% dos eleitores consultados — antes, também não tinha alcançado esta marca e não foi computado. O número de eleitores que afirmou não saberem ou não opinarem na consulta caiu dos 12% de agosto para 10% neste levantamento. O número de votos branco e nulo também registrou este movimento, indo de 8% a 6%, em relação ao trabalho anterior.

FONTE- FOLHA DA MANHÃ.

3 comentários:

Anônimo disse...

Claudio,

O Dr. fez um comentário exelente, a folha colocou que, a rosinha poderia estar com 36 e arnaldo com 38 devido a margem de erros, esqueceu de colocar que a Rosinha poderia estar com 45 e Arnaldo com 30 devido também a margem de erros, que pena a folha fazer este tipo de análise tendenciosa, será que vai ter segundo turno? acho que o Arnaldo cai mais nas pesquizas

Anônimo disse...

A derrota quase que clara de Arnaldo, como vem se destacando nas pesquisas é a falta de pique dele na campanha. Se vê Rosinha em todos os cantos, ao lado dos vices, o de direito e o de fato. Arnaldo tem um vice fraco, sem entrada nas classes sociais, de formadores de opinião, sem luz própria, apesar de ser do PT, nao deu combustivel a campanha. Mas o fato gravíssimo é Arnaldo estar aliado, apoiando, bancando e pedindo votos para sua ex, o povo nao engole, os vereadores nao aceitam, os candidatos a vereador se desesperam e muitos antes mesmo de colocarem a campanha na rua, desistiram,e todos nao estao se empenhando para pedir voto para Arnaldo, só trabalham para sí próprio, com razão. Esta é minha opinião... O fato das operaçao Telhado de vidro, açoes, improbabilidade... isso o povo passa por cima

Anônimo disse...

"é 12 é 12 que o povo quer...
é 12 é 12 de DEUS quiser
12 é o prefeito que o povo amaa
12 é a VOLTA CERTA de arnaldo viana......


vitóoooooriaaa