sábado, 20 de setembro de 2008

FOLHA DA MANHÃ: AS FASES DA COLUNA PONTO FINAL.


Caro internauta. Você já viu uma campanha eleitoral nas entrelinhas de um Jornal? Pois é, se ainda não viu, acompanhe o raciocínio do blog. O texto que segue é da Coluna Ponto final, asssinada pelo jornalista Aluysio Cardoso Barbosa e publicada hoje no Jornal Folha da Manhã, de sua propriedade.

Trata-se de uma subjetiva do blogueiro.

"Bela surpresa


É a candidata do PC do B, Odete Rocha. Abordando os mais diversos temas com desenvoltura, participando de debates sem medo de expor suas idéias, inclusive no meio universitário, ela vai se tornando uma representante legítima da falada terceira via que boa parte da população, principalmente a mais esclarecida, reivindica".

OPINIÃO DO BLOG 01

No primeiro box informativo o jornalista elogia a candidata Odete Rocha, no intuito de demonstrar ao leitor a necessidade de levar o pleito para o segundo turno. Nesse caso, há nítida preferência, na linha editorial e da coluna, pela vitória de Arnaldo.

"Contraste (1)

É o que se constata na prática quando se compara a velocidade com que trabalha a Justiça brasileira quando com parada com a justiça de outros países, principalmente das nações desenvolvidas. Na Suíça, por exemplo, cinco executivos de bancos acusados de facilitar depósitos de recursos do Propinoduto, cumprirão pena de prisão e terão de pagar multas."

OPINIÃO DO BLOG 02


No segundo box, ele faz uma introdução sobre corrupção na administração pública e reclama da morosidade processual em nosso país em detrimento às máquinas do judiciário de outros países.

"Contraste (2)

Para o escândalo, que foi descoberto em 2002 e recebeu o nome de Propinoduto, os responsáveis receberam penas entre 13 anos e 20 anos. Condenados pela 3ª Vara Criminal e pelo Tribunal Regional Federal, Rodrigo Silveirinha e mais 18 fiscais de Renda, todos na gestão de Garotinho, continuam gozando de liberdade, beneficiados por recursos apresentados por seus advogados."

OPINIÃO DO BLOG 03


No terceiro box ele entra diretamente na questão governamental de Garotinho no governo Estadual. Lembra do caso Silverinha e sempre vincula a matéria ao fato ter ocorrido na gestão do marido da candidata Rosinha. Trata-se de uma clara propaganda negativa, o que é vedado pela Justiça Eleitoral.

"Contraste (3)

Rodrigo Silveirinha, subsecretário de Fazenda do governo Garotinho, apontado como chefe da quadrilha, era responsável pela fiscalização de 400 empresas e trabalhava com Garotinho desde 1998. O rombo foi estimado em US$ 45 milhões e seus autores acusados por lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa. Silveirinha foi, ainda, o coordenador econômico na campanha de Rosinha ao governo do Estado do Rio."

OPINIÃO DO BLOG 04


No quarto box, o jornalista complementando o de cima lembra também que o Silverinha foi coordenador de campanha de Rosinha. O jornalista faz isso para vincular o caso Silverinha às duas gestões do casal da Lapa no Governo do Estado. Trata-se de uma tentativa clara de ligá-los aos atos de corrupção de agentes públicos estaduais. (não estou fazendo Juízo de mérito e sim analisando a coluna).

"Mestre

O governador Sérgio Cabral Filho, está dando uma aula sobre o que é fazer política. Consegue transitar com desenvoltura no Palácio do Planalto e fazer até com que o Presidente Lula não torça o nariz diante da candidatura de Eduardo Paes que, quando foi deputado, se criou em cima da CPI do mensalão. Lula praticamente retirou o apoio ao candidato de senador Marcelo Crivella."

OPINIÃO DO BLOG 05


No quinto box, o jornalista elogia o atual governador do Estado do Rio numa tentativa clara de induzir o leitor ao seguinte raciocínio: "Se eu votar em Rosinha, sendo Garotinho adversário de Lula, Campos ficará sem o apoio do Governo Federal."Nesse caso o colunista, de forma indireta, pede votos para Arnaldo que possui um vice do PT.

OBS: Tudo que lemos devemos enchergar além do apresentado. Com a palavra os internautas.

Cláudio Andrade.

11 comentários:

Anônimo disse...

O grupo folha da manhã exagera ,na torcida pelo popozudo do Arnaldo, não pode ser considerada uma imprensa séria ,não respeita seus leitores , ao invés de informar desinformar. è uma vergonha.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber qual a razão do Juiz respnsável pela fiscalização eleitoral não tomar nenhuma providência. Chega ser ridículo o que o grupo folha faz diariamente (sem trocadilho). Não é preciso nem interpretar as notícias, bastar ser Folha da Manhã para saber quem ela apoia (alguam dúvida de quem? ;)). Mais uma vez volto a questão, será que o Douto Magistrado está de férias? Ou não avisaram-no que existe esse tipo de tablóide ( não merece ser chamado de jornal)em nossa formosa e vergonhosa Campos?

Anônimo disse...

Chega à ser nojento, um caso de intragabilidade as notícias que são veiculados por esse DIARIOZINHO mercenário e sensacionalista que é a FOLHA DA MANHÃ.
É inadimissível tolerarmos esse tipo de coisa...POR FAVOR , TOMEM ALGUMA PROVIDÊNCIA EM RELAÇÃO A ISSO...

Anônimo disse...

O Douto Magistrado não está de férias. Lembra-se daquela frase das escutas telefônicas da operação telhado de vidro: "juizes nossos amigos". Pois é, olha eles ai.

Anônimo disse...

É impressionante a falta de ética deste jornal. Quando cobra a morosidade judicial, ele esquece de falar sobre os telhadeiros de vidro, e os mais diversos processos que ainda não foram julgados, e por outro lado, julgados rapidamente pelo STF com o aval de LULA para defesa de seu candidato petrolífero Arnaldo...A gente entra na justiça e pasta pra sair a conclusão...enquanto os telhadeiros...o jornalzinho de mer...não consigo nem abrir mais pra ler...e hj então, quando falaram da ponte recém construída pelo estado???Ridículo...Voto Odete no 1º...mas estou quase cometendo o crime de votar Rosinha, só pra tombar a quadrilha de Arnaldo de vez...Isso é Campos...

Anônimo disse...

Aí Pedro Henrique...tá fingindo que não sabe ler???Cadê a moral agora, com esse nariz pontudo...medo de perder a boca??E sues contratados do Juizado da Infância, já foram demitidos???TENHO NOJO DE JUSTIÇA CAMPISTA...SALVO MPF!!!

Anônimo disse...

Acho que nós leitores precisamos de uma terceira via,temos o Monitor Campista e O Diário, falta a outra.tudo isso que o Sr Aluísio está fazendo, vem demonstrar o desespero e o medo que ele tem de perderas eleições, mas não adianta apelar,Sr. Aluísio não vai continuar a mamar nas tetas da prefeirura de Campos.

Anônimo disse...

Anônimo2:"Eu gostaria de saber qual a razão do Juiz respnsável pela fiscalização eleitoral não tomar nenhuma providência."

Anônimo4:"O Douto Magistrado não está de férias"

Anônimo5:"Aí Pedro Henrique...tá fingindo que não sabe ler???"

Aos ANÔNIMOS prestem atenção!
Juiz da infância e juventude cuida de Ato Infracional que é análogo a crime, portanto, só de atos infracionais que as criancinhas ou os aborrentizinhos cometem, neste caso os "garotinhooos"... buáaaaaaaa...

Entenderam? Ou querem que desenho?

Anônimo disse...

Ah! o ùltimo anônimo sou eu, THEMIS, a mala s/ alça, mas c/ rodinhas!!!

Anônimo disse...

esse jornal leva dinheiro da prefeitura e ta com medo de perder a mamata. eu fico indignado como tem gente em campos olhando para os próprios interesses.
rosinha vai ganhar.
eu não recebo para dizer isso.
tenho uma conhecida que trabalhava na prefeitura.
enquanto trabalhava ela era arnaldo.
perdeu o emprego e agora é rosinha.
o engraçado é que ela não recebe nada de rosinha.

só recebendo para ficar com esse arnaldo.

Anônimo disse...

Claudio,

Nós ja comentamos várias vezes sobre essa mídia (jornal folha da manha).
Ficamos admirados do alto grau de notícias distorcidas ou até mesmo mentiras publicadas pelo jornal.
Lembramos até uma manchete: "rosinha está caindo"
O jornal, com o apoio de 2 engenheiros fajutos de campos (tinha até retrato)afirmava que o viaduto/ponte rosinha estava caindo por problemas de construção.
Obviamente, tudo não passou de uma mentirinha.
Analisando só esse fato, esse jornal tinha de ser fechado e os seus donos processados.
A imprensa tem o direito de se pronunciar E TAMBEM O DEVER DE VEICULAR VERDADES.
Temos que fazer uma campanha para acabar com essa mídia, que na verdade faz parte de um grupo que já foi...
Esse grupo, não acrescenta nada de nada ao desenvolvimento de nossa região.
As feijoadas, os churrascos e etc e tal que promovem, apenas servem para enaltecer egos de criaturas que ainda não perceberam que a realidade é outra.
Já não existem... baroes, viscondes, condes...divas ou baronezas.
Eles fazem parte de um passado que se foi..e não tem sentido tentar ser o que se foi !!!
Não podemos viver de fomos.
Desejamos arduamente que o jornal folha da manha, os caolhos da cidade... e todo o grupo da mídia que nada fez nem faz por Campos, que mudem de cidade.
Por favor !
Queremos SER e não só ESTAR.

@#$%!#*