segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ROYALTIES NÃO MELHORAM A EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO.

9 cidades que mais obtêm recursos não se destacam de outras do Sudeste, diz estudo

Pesquisa da Universidade Candido Mendes levou em conta o desempenho de escolas no Ideb e o número de docentes com nível superior

Se o país realmente quiser utilizar recursos da exploração de petróleo na camada pré-sal para investir em educação, como tem defendido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seria prudente, antes, analisar com lupa os resultados das cidades que mais recebem royalties de petróleo em todo o Brasil.

Um estudo da Universidade Candido Mendes mostra que no Rio de Janeiro -Estado que mais recebe royalties no país- os indicadores de qualidade e de infra-estrutura nas escolas dos nove municípios mais agraciados com recursos do petróleo em nada se destacam em relação a escolas do Sudeste.

A pesquisa, de Gustavo Givisiez e Elzira Oliveira, será apresentada no 16º Encontro Nacional de Estudos Populacionais, que começa no final do mês. O estudo aponta que, na média, os royalties não fizeram diferença até 2006, quando se analisa o conjunto de escolas de Quissamã, Rio das Ostras, Carapebus, Macaé, Casimiro de Abreu, Búzios, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Cabo Frio -cidades do Rio.

OPINIÃO DO BLOG.

Trata-se de mais um dado a ser observado pelos candidatos a prefeitura. Os finitos Royalties não foram capazes de qualificar o ensino público. Vale dizer ainda, que a redução do repasse é uma realidade. Diante disso, qual seria a alternativa do novo gestor para essa drástica situação educacional?

Cláudio Andrade.


Um comentário:

Anônimo disse...

Claudio,

Achei esse dado publicado no jornal o globo muito importante.
Alguns bloqueiros,não quiseram fazer o post. !
O qualificar o ensino público é o início e pedra fundamental de um desenvolvimento sustentável !
É cultura...é entendimento !!!