quinta-feira, 18 de setembro de 2008

EM 28 DE AGOSTO O BLOG ATENCIPOU O EFEITO ODETE.


Após a última pesquisa do IBOPE todos discutem o efeito Odete no processo eleitoral. Entrentanto, desde o dia 28 de Agosto eu alertei para o referido efeito, em artigo publicado no Jornal O Diário. Segue na íntegra.
"A professora Odete Rocha pode ser a grande novidade da eleição de Outubro. A eleição em Campos continua norteada de dúvidas, pois não há como precisar se teremos ou não um segundo turno.O efeito Odete ao qual me refiro reporta-se ao seguinte ponto: a sua votação poderá influenciar nas eleições? A candidata será a alternativa dos que não votarão em Rosinha, Arnaldo e Paulo Feijó?Estou escrevendo sem ter conhecimento das pesquisas de intenção de voto, que serão publicadas em breve. Mesmo assim, as expectativas de que a eleição tenderia a um candidato de forma folgada em detrimento aos demais já não condiz com a realidade.Odete Rocha, dentre os estreantes, é, ao meu sentir, a única que pode nos trazer alguma relevância eleitoral. Não me refiro ao lastro político; quanto a isso não há o que comentar, pois ele é nulo. Acredito que a sua grande contribuição é ser a opção para aqueles que não votam em hipótese alguma nas tradicionais candidaturas e não desejam votar nulo. O médico Mackoul foi um exemplo disto. Ainda debutante na política, obteve mais de trinta mil votos para Prefeito e, em minha opinião, retirou Paulo Feijó do segundo turno das eleições municipais de 2004. Dizer que a professora Odete Rocha terá apenas os votos de revolta é desmerecer todo o seu trabalho que tem sido feito de forma responsável e dentro de suas limitações partidárias e econômicas.Também não considero a professora Odete Rocha a terceira via. Ela não foi preparada para isso e não teve o apoio da sociedade civil. Pode sim, ter o apoio de membros de algumas entidades de classe, mas não representa um nome de consenso.As entidades de classe sucumbiram. Não foram capazes de angariar adesões em torno de um nome de consenso, pois a vaidade de certos membros fez cair por terra um projeto que, bem preparado, poderia apresentar uma nova meta para a nossa cidade.Não acredito que as pesquisas eleitorais tragam, pelo menos nesse momento, uma posição sedimentada, pois foram feitas sem os efeitos do Termo de Ajustamento de Conduta; logo, não refletirão o descontentamento ou o senso de probidade causado na sociedade. Vamos aguardar!
Artigo de minha autoria publicado no Diário (28/08/08)
Cláudio Andrade
.

9 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus ouça as minhas preces e no dia 5 dê 65 na cabeça.
Ass: o Irracional.

Anônimo disse...

fiquei sabendo que Odete apoiou Carlos alberto campista (candidato de Arnaldo- época em ocorreu contrataçôes em massa) nas eleiçôes de 2004. Se isto procede. para mim ,particularmente é uma descepção

Anônimo disse...

Odete nas eleições de 2004 foi vice na chapa de M.Moussalen do PT. No 2º turno ambos apoiaram Carlos Alberto Campista.
Em 2008, a cachorrada do PT nem lançou candidato, foram direto pra chapa de Arnaldo e a Odete esta buscando os 15 minutos de fama com candidatura própria. Se tivesse 2º turno, ela iria pra onde ???

Anônimo disse...

Esse PT de Campos é tão desqualificado, que nem o chefe da quadrilha deles dá apoio. Arnaldo vive dizendo que tem o apoio de Lula, só que Lula nunca confirmou isso. Nunca apareceu no programa de Arnaldo. A mesma coisa em relação ao governador Sérgio Cabral que Arnaldo diz ter o apoio. Cabral quer é distância destes bandoleiros. Ao contrário deles, o vice governador Pezão já apareceu diversas vezes no programa da Rosinha.

rufus disse...

É, a turma do 15 tá mesmo afiadinha na blogosfera!!!

Anônimo disse...

O desempenho de Odete me surpreendeu também, pois a vantagem dela é o fato de ser nome novo na disputa, mas não basta ser novo tem que ser apresentavel, Vivório e Graciete são nomes novos, mas tem pouco tempo e um programa eleitoral horrivel, admiro muito o PCB, mas aquela música da internacional não ganha nem eleição pra sindico de prédio de 2 andares, Odete ainda tem uma imagem muito "pesada", não tem a mesma desenvoltura da Rosinha no discurso, mas esta manifestando força de vontade.


Quando você considera o desempenho de Odete bom, 5%, não pode utilizar dois pesos e duas medidas, a mesma pesquisa que dá 5% para Odete, dá 41% pra Rosinha e 49.4% considerando apenas os validos, ou seja Rosinha esta bem proóxima de definir as eleições no primeiro turno.
Contudo Odete pode ajudar a construir uma opção para 2012, visto que se contretizar a tendencia atual de Rosinha vencer, o grupo de Arnaldo que é totalmente dependente da máquina vai se enfraquecer, Garotinho provou que consegue sobreviver sem a máquina, consegue igualar a disputa mesmo sem a máquina, já Arnaldo não acredito pois sua base eleitoral era baiscamente dos servidores contratados e DAS da PMCG, empreiteiros que sugam a PMCG, e pessoas beneficiadas pela PMCG, sem a PMCG Arnaldo vai ralar pra se reeleger e não deverá ter muitas forças em 2012, assim pessoas como Odete terão grandes chances de construir uma opção viavel nova para 2012, esta opção seria fortalecida pelo PT, mas se o PT até lá insistir no erro de cair nos braços de Arnaldo, vai ficar pra trás.

Anônimo disse...

Acho que o crescimento de Odete não é motivado pela insatisfação com Rosinha e Arnaldo, caso assim fosse, ela já teria aparecido muito bem na primeira pesquisa.além disso não dá prá dizer com certeza se ela realmente cresceu, pelo simples fato da margem de erros ser de 4 pontos,se houve esse crescimento, foi mais em função do fraco desempenho do Paulo Feijó e seu tuca,o que é mais viável.

Anônimo disse...

gente francamente...nao estou dizendo que ela é má pessoa pelo contrario acredito em sua honestidade, porem é a mesma coisa de eu sair candidato, sou honesto, porem dai a administrar uma cidade com quase 500mil pessoas...no way! a odete figura conhecida na cidade npara compor o governo é necessario base partidaria, secretariado e experiencia. e ao caso de 2004, ela realmente deixou a desejar quando apoiou o 12 se era a mudanca nao apoiasse ninguem, outra coisa que me irrita é o fato das pessoas dizerem qua a pesquisa esta errada, porem no caso ela esta correta?!sinceramente nao entendo...

rufus disse...

Santa leviandade Batman!!
A turma do PMDB, de olho no "voto útil"(?) resolveu mesmo apelar na blogosfera.
Devagar com o andor "minha amiga dona de casa, meu irmão trabalhador"!