sexta-feira, 12 de setembro de 2008

PSF: O SONHO CONTINUA.

O secretário de Saúde de Campos, Rodrigo Quitete, anunciou ontem, durante entrevista coletiva à Imprensa, que dentro de 30 dias os editais dos concursos públicos para o Programa Saúde da Família (PSF) e agentes comunitários da saúde serão publicados no Diário Oficial (DO) do município. Ele destacou, no entanto, que continuará tentando na Justiça o retorno dos demitidos do programa até que os concursados sejam chamados. A coordenadora técnica do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Samantha França, explicou que chegou a Campos para uma consultoria no sentido de reestruturar o PSF no município.“Nossa finalidade é que as pessoas voltem ser atendidas pelo programa”, afirmou a coordenadora, lembrando que um dos princípios bascos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a descentralização, sendo assim, “o município tem autonomia na gestão da saúde, sem a intervenção do Ministério da Saúde”. Samantha França disse ainda que a função do Departamento de Atenção Básica é tentar ajudar a equipe da secretaria a implementar um programa com metas e prazos, e montar estratégias de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica, entre elas, garantir os direitos trabalhistas dos contratados.
A coordenadora disse que somente as ações desenvolvidas pelo PSF dão conta da demanda da população atendida. “Essas demandas não podem ser resolvidas na emergência e nas unidades mistas. Apenas o PSF dá uma atenção primária aos assistidos”, frisou.
Problema solucionado – Rodrigo Quitete adiantou que o problema do PSF em Campos será solucionado até o final deste mês através do concurso público. “Mas vamos tentar de uma maneira legal que o PSF volte a funcionar até a admissão dos concursados, já que o processo seletivo é demorado”, comentou o secretário, lembrando que, com a paralisação dos 1.800 profissionais, a saúde vem enfrentando problemas. “Todos os programas de saúde estão prejudicados”, ressaltou.


Quitete adiantou que Procuradoria Geral do Município já está realizando o processo de licitação para que uma empresa possa realizar o processo seletivo. Quanto às vagas, o secretário disse que ainda não há um número definido.

FONTE- O DIÁRIO.

Nenhum comentário: