sábado, 13 de setembro de 2008

PESQUISA EM SÃO FIDÉLIS É CONTESTADA.

Um dígito em resultado de pesquisa está causando polêmica na disputa à prefeitura de São Fidélis. A Coligação “A força do povo” (PSB / PPS / PT / PDT / PT do B), na representação eleitoral 73/2008, afirma que a pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Precisão nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro foi registrada na 35ª Zona Eleitoral (ZE) sob nº 01/2008.
No entanto, a 35ª ZE nega a informação. De acordo com o chefe de cartório, Samuel Meira Moutta, o número divulgado pelo jornal O Diário, em matéria publicada no último dia seis, é o correto. Está registrada sob o número 04/2008-RP, a pesquisa, que apontou a preferência de 54% dos 600 eleitores entrevistados para o candidato Luiz Fenemê (PMDB), da coligação “Frente Popular” (PC do B / PSL / PTB / PMDB / DEM / PSC / PSDC / PR / PSDB / PP / PRB).

Além do número de registro, a coligação de Dr. Elson Lages (PSB) cita que a consulta foi “registrada em 03/09/2008”, o que não é confirmado pela 35ª ZE. “A pesquisa foi recebida via fax no dia primeiro de setembro, às 19h20. Como havia passado do horário de funcionamento do cartório, a juíza considerou a data de dois de setembro”, informou Samuel.
Resultados – “A força do povo” ainda questiona os resultados publicados pelo jornal, que seriam diferentes dos divulgados no horário eleitoral. Ela cita no processo, trecho da reportagem: “na pesquisa estimulada, o candidato peemedebista obteve 54% das preferências de votos, 33% a mais que Élson Lages. Nesta parte da pesquisa, o terceiro candidato a prefeito foi apontado como o preferido de 4% dos entrevistados. O número de eleitores que pretendem votar em nenhum dos candidatos, em branco ou nulo foi de 3% dos entrevistados. Os que não souberam ou não quiseram opinar representam 24% dos eleitores consultados”. Realmente, a soma dos índices percentuais supera a 100%.
Confusão - O erro ocorreu porque, em seguida aos índices registrados para cada candidato na pesquisa estimulada, foram informados, na matéria, os percentuais de votos em branco ou nulo e dos que não souberam ou não quiseram opinar obtidos na pesquisa espontânea.
Dessa forma, na pesquisa espontânea – em que a relação de candidatos não foi apresentada aos entrevistados, Fenemê registrou 51% das intenções de voto, seguido por Élson Lages com 20% e Acir Pessanha com 3%. Dos 600 entrevistados, 3% escolheram a opção Nenhum/ Branco/ Nulo e outro 24% não souberam responder ou não quiseram opinar.
Na pesquisa estimulada, em que foram apresentadas as chapas para os consultados, Fenemê e seu vice Juquinha registraram 54% das intenções de voto, Élson Lages e Nelson Ferreira ficaram com 21% da preferência, Acir Pessanha e Diniz tiveram 4% das respostas dos entrevistados, Nenhum/Branco/Nulo 2% e Não sabe/não opinou 19%.

FONTE- O DIÁRIO.

Um comentário:

Anônimo disse...

A maior prova de que a Pesquisa foi divulgada de forma irregular é que por decisão da Juíza da 35ª Zona Eleitoral deu sentença final no processo nº 73/2008 condenando tanto o Jornal o Diário quanto a Coligação Frente Popular a uma multa de 50.000 UFIR.