segunda-feira, 4 de abril de 2011

A INCRÍVEL BANCADA DE PARENTES DA PARAÍBA


O site Congresso em Foco noticiou que é preciso ter um bom sobrenome para chegar ao Congresso pela Paraíba. Dos 12 parlamentares que representam o estado na Câmara, apenas um – o deputado Luiz Couto (PT-PB) – não tem parente na política. No Senado, os três representantes paraibanos também têm familiares na vida pública. São filhos, pais, netos, sobrinhos, tios, primos e cônjuges de ex-governadores, prefeitos, vereadores, deputados e senadores.

Uma tradição que vem desde os tempos da chamada República Velha (1889-1930) e se reproduz na figura dos dois mais jovens deputados da atual legislatura, os paraibanos Hugo Motta (PMDB) e Wilson Filho (PMDB), ambos de 21 anos e filhos de políticos.

É por isso que a bancada da Paraíba foi escolhida pelo Congresso em Foco para abrir uma série que investigará como e por que a política no Brasil vem se tornando uma atividade familiar. Ao longo desta semana, você verá outros exemplos da força das oligarquias políticas brasileiras, e como o parentesco entre os políticos cresceu no Congresso como resultado das eleições do ano passado.

Para analistas políticos ouvidos pelo Congresso em Foco, a concentração de poder nas mãos de um grupo restrito de famílias é resquício do coronelismo e do poderio das oligarquias que se revezaram no comando do estado no século passado. Uma prática que, segundo eles, está longe de acabar.











9 comentários:

Anônimo disse...

está diferente de camposs ? nao né !!!!!

Anônimo disse...

eles devem ter tomado aulas em campos.

Anônimo disse...

vC ESTA FALANDO MESMO DA PARAÍBA?
NEM PRECISA IR TÃO LONGE...ESTAMOS VIVENDO ALGO IGUAL OU PIOR EM CAMPOS, SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER OU GANHA PARA SE FINGIR DE CEGO.

Sólua disse...

Será que é só na Paraíba que isso acontece? Afinal o Nepotismo com Favoritismo em orgão Público é inconstitucional. As leis nesse pais são criadas para não ser cumpridas.

Anônimo disse...

e numa certa secretaria q irmãos só assinam o ponto?..............

Anônimo disse...

Igualzinho a Cidade de pindorândia, uma vergonha!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá porque Dr. o senhor não faz comentário da nossa cidade, será que só a Paraiba?O comentário das 16:02 muito inteligente!!!!!!

Anônimo disse...

Temos aqui em Campos algumas arvores, IPÊ amarelo e roxo, temos ainda Importadas as OLIVEIRAS, que dão frutos deliciosos, em cada canto da Minha Cidade, Meu Amor temos UM ou UNS.

mistersales disse...

É A PÉROLA DO PARAÍBA,COM SUAS OLIVEIRAS FRONDOSAS,RAMIFICADAS EM TRES GERAÇÕES.
NO INTERIOR SEUS LARANJAIS DESLUMBRANTES.E COM ISSO OS USINEIROS, COM SUAS INDÚSTRIAS, FORAM-SE PLANÍCIE GOITACÁ.
AGORA,É NEPOTISMO E CORONELISMO POR TODOS OS CANTOS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.