sexta-feira, 8 de abril de 2011

CÂMARA ESTUDA LIBERAR ARMAS PARA GUARDAS MUNICIPAIS DENTRE OUTRAS PROFISSÕES

Na Comissão de Segurança da Câmara, os 11 projetos alteram o Estatuto do Desarmamento e pedem ampliação do porte de arma para integrantes de entidades representativas de esportes de arma de fogo, para agentes de segurança do Ministério Público, agentes penitenciários fora do expediente, colecionadores, integrantes de entidades científicas, guardas municipais (independentemente do tamanho da cidade) e agentes de trânsito. Outro projeto autoriza policiais estaduais a terem arma de calibre restrito.As informações são do site G1.

Comento no blog

Citando de forma específica a liberação do porte de armas para a guarda municipal, entendo ser prejudicial para a sociedade.  Com o devido respeito às corporações municipais, não acho que esses homens e mulheres, agentes municipais, estejam preparados para tamanha responsabilidade.


Em diversos municípios, grande parte da composição de guardas municipais é composta por pessoas que optam pela profissão, na falta da possibilidade de exercer outra desejada. Para vários, ser guarda municipal é a segunda opção. Falo isso com todo o respeito aos mesmos.

Todavia, essa situação secundária, aliada a falta de despreparo dos agentes, na resolução dos conflitos de trânsito, faz com que o porte de armas seja uma 'porta aberta' para tragédias anunciadas. 

Ao meu sentir, a guarda municipal deveria continuar na cautela de prédios públicos e na orientação cautelar do trânsito.


A Polícia Militar e a Civil devem continuar sendo os legítimos detentores de armas de fogo, sob pena de chancelarmos riscos terríveis de morte por todo o país.

Cláudio Andrade

18 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Dr Claudio a Guarda Municipal não se encontra apta a portar armas, mas não mesmo!
Vera Cardoso

Anônimo disse...

claudio você já se colocou no lugar de um guarda municipal?, um exemplo um guarda municipal se depara com uma situação onde e necessário agir em defesa de sua vida e de outros ele vai fazer o que joga spray de pimenta
??????????
tem que ter e um preparo melhor para as guardas municipais....

Anônimo disse...

claudio você já se colocou no lugar de um guarda municipal?, um exemplo um guarda municipal se depara com uma situação onde e necessário agir em defesa de sua vida e de outros ele vai fazer o que joga spray de pimenta
??????????
tem que ter e um preparo melhor para as guardas municipais....

Anônimo disse...

Com certeza Dr. Claudio a guarda municipal não tem preparo para tal. Sem esse tipo de armamento eles já se sentem todo podorosos , imagina se der uma arma nas mãos de quem não sabe usa-lá. Não estou generalizando , mais a grande maioria são muito arrogantes e prepotentes.

Anônimo disse...

Bem não acredito que os guardas "terão " posse de armas sem que seja treinados, existe treinamento teoricos e práticos e ainda passam pela avaliação psicologica, logicamente que serão avaliados , não seria ir dando a arma para cada um, senão um segurança patrimonial tb não poderia portar uma arma , só portam depois de treinados como sabemos que muitos cometem erros mas erros são cometidos até no mais alto escalão da policia em todos os stafss..

Verônica do Fundão disse...

Deus que nos livre!
Mas qualquer hora vai acontecer uma tragédia.
Muitos destes guardas municipais são "de fato" arrogantes e prepotentes na hora de multar ou falar com algum motorista, eles deveriam fazer o que é obrigação deles que é multar e também orientar, e não ficar passando sermão falando alto para todos que estão passando ouvirem ou ameaçando que o carro vai ser rebocado.
Na hora que algum deles estiver agindo dessa maneira e pegar um esquentado pela frente, poderá acontecer o pior.
Deus que nos livre na hora que isso acontecer.

Anônimo disse...

Amigo Dr.Claudio,preparado para usar arma de fogo ninguem está, por mais que tenha treinamento e acompanhamento psicológico, eu ficaria aqui citando vários erros cometidos por policiais com arma de fogo.
Os bandidos podem usar, muitos jovens e crianças coseguem ter acesso à elas e vc diz que Guarda não pode, fique então numa situação de um guarda enfrentando sozinho um, ou mais bandidos e vc desarmado, e depois me diz o que vc faz.

Anônimo disse...

Dr. Claudio
Interessante a abordagem somente sobre a Guarda Municipal.
Alguns colegas que deixaram a corporação (GCM), a deixaram por opção de melhoramento salarial e plano de cargo e salários, coisa faltosa na PMCG.
O Ilustre Dr. menospreza a segundo plano meu cargo que exerço com fulcro de servidor no real sentido da palavra.
Sobre o segundo parágrafo hoje alguns estão na polícia e outros orgãos e receberam o porte legal de armas do amparado estatal, os mesmos que ora o Sr. declinara despreparados.
Há de se preparar sim, em todo tempo, para questões de ordem urbana, fato queira ou não a Guarda é solicitada e está inserida.
Quanto a questão de armar ou não, o tempo e a preparação neste sentido seguira necessário ou não.
O fato que observo de querer o enfraquecimento institucional a todo custo, com isto a sociedade é penalizada e ordem social perde força, contudo quando se passa por embroglios na via pública ao observar um cidadão de azul marinho a população procura, quiça o Sr. pode precisar da mesma ajuda.
Estou a sua disposição no 153 (seg. a sexta) se identifique que identificarei com o maior prazer para qualquer solicitação de nossa competência.
Continuarei seu leitor assíduo como sempre fui. Um Abraço

Anônimo disse...

Sou guarda municipal daqui de Campos e concordo com o sr.
A corporação não está preparada para tal e não vejo com bons olhos o armamento, como solução de conflitos que ocorrem no dia a dia.
Tem que haver uma maior qualificação de toda a guarda e esta é vista sim como 2 opção para a maoiria. E aqueles que defendem o porte de arma que são os que ficaram frustrados por não ingressarem na carreira militar, ou se ingressaram e sairam não aguentando o regime militar.
abraço

Anônimo disse...

fico muito triste em saber que o nobre claudio não tenha á mesma corajem para falar da policia militar ,como fala da guarda sabemos que todo dia acontecen varios fatos que não são nem comentados .sera que e medo !só pro seu conhecimento á guarda ta cheio de PM?????

Anônimo disse...

espero que o senhor não passe por uma situação no transito .Imagine um filho do senhor que estuda no IFF for assaltado por um bandido armado naquele momento ele ver um guarda de trânsito ; sera que ele vai pensar nao vou chamar aquele guarda ele esta desarmado meu pai não concorda que ele esteja portando uma arma.Não seja egoísta

Anônimo disse...

v

Anônimo disse...

Vcs sabem quanto tempo é de preparação de um vigilante de firmas particulares? Pelo que sei é relâmpago. Fato de possível contestação. Os mesmos estão autorizados pela PF a utilização de arma de fogo, nos locais da prestação de serviço.

Anônimo disse...

O colega Guarda tem uma imagem distorcida, como também tem razão daqueles que vêem a Instituição como segunda opção, categoria, ou visam armamento. As atribuições da GCM tem crescido e apesar de estar inserida na Segurança Pública, GCM se volta as questões de Ordem Pública e Urbana, três questões distintas. A municipalização das atribuições se mostram tendência. O agente primeiro tem que garantir segurança a si para posteriormente a população dentro de suas limitações e atribuições. Vivemos numa sociedade conturbada e hostil, não estamos no Canadá ou no Japão. Que não se proponha atos ostensivos pelo uso de armamento letal ou não letal. Até porque a Guarda ela tem caráter mais voltados para promoção da cidadania e fiscalização a atos de repressão. Vejamos o caso do Guarda de Rio das Ostras. Enfrentamos os mesmos problemas eventos da prefeitura, hostilidade e ameaças no trânsito. Vamos fazer o seguinte acaba com a Guarda ou faça que ela cresça. Ok. GCM 153.

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Claudio!

O senhor deixou os Guardas furiosos, não se fala em outra coisa! A Associação dos Guardas divulgou o seu comentário e disse que o senhor: " fez um comentário desprovido de conhecimento de causa" e ainda que por isso deveriam ler o que o Blog da Associação escreveu sobre o mesmo assunto, porém com maior conteúdo para entenderem bem e não tirarem conclusões precipitadas como a do Dr. Cláudio e alguns leitores.

É Dr. Claudio "o boneco de judas está sendo encomendado, e parece ter alguns nomes certos". Já estão mandando bala no senhor!

Agora, imaginem estes guardas armados? O senhor estaria no paredão.

E os tais vigilantes de guarda, o que fariam com eles? Como já percebemos aqui Blog, há uma guerra interna na guarda. O que o senhor acha que poderia haver na guarda com eles armados?
GCM x Vigilante de guarda, será o apocalipse da instituição? Se nem mesmo os guardas aceitam os vigilantes que trabalham juntos, imagine o que aconteceria com a população?

sindgcm disse...

Bom dia Dr. Claudio,meu amigo não se preocupe com este comentarista ai que está dizendo este besteirol de colocá-lo no paredão,pois deve ser alguém da cúpula.
Eles estão sempre preocupados como nosso crescimento pois a população já nos conhecem e reconhecem como aliados à ela, e sabem do nosso valor, mas infelizmente alguns da cúpula, principalmente os mais interessados em tirar proveito da teta da Prefeitura, sorriem, batem palmas, se divertem vendo a GCM padecer,com falta de estrutura,de cultura, de formação,pois sabem que os espaços que eles estão ocupando ociosamente,mui breve terá fim; Portanto meu prezado, contamos com a liberdade democrática que você dá aos seus leitores.Obrigado!

Anônimo disse...

Bom dia concordo com vc a guarda esta despreparada p/q temos uma politica de desqualificação da gcm muda comando muda admnistrado e vc tera um gcm qualificada, o homem pode ser preparado quando a vontade da administração.

Unknown disse...

SOU GUARDA MUNICIPAL,E CONCORDO COM A OPINIAÕ DE QUE A GUARDA NÃO ESTÁ PREPARADA PARA PORTAR ARMAS DE FOGO,ALÉM DO FATO DE QUE PÔR MAIS ARMAS NAS RUAS PROVAVELMENTE VAI GERAR MAIS PROBLEMAS,A SOLUÇÃO NÃO É ESSA,QUANTO MENOS ARMAS DE FOGO MELHOR,MAS INFELIZMENTE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE MUITO PRIMITIVA ONDE AINDA SE FAZ NECESSÁRIO O USO DESTE ARTEFATO MALÍGNO,ALÉM DA GUARDA MUITAS OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE HOJE TEM O PORTE DE ARMAS SÃO COMPLETAMENTE DESPREPARADAS PARA LIDAR COM ELAS,E PRA FINALIZAR,REALMENTE ,PELO MENOS NO MEU CASO E DE ALGUNS AMIGOS A GUARDA FOI UMA 2º OPÇÃO E A PM SERIA A 3º.