sábado, 9 de abril de 2011

A FARSA DA SENHA INVERTIDA



Se você, consumidor, se deparou com a informação de que digitar a senha do banco, invertida, no terminal de auto-atendimento envia uma mensagem à polícia, esqueça. 

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota nesta terça-feira apenas para esclarecer que essa é mais uma lenda urbana, além de ser tecnicamente improvável. 

Para alertar todos os correntistas, seguem algumas dicas da Federação: 


1. Nunca empreste seu cartão ou  permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. 

2. Não deixe seu cartão sem assinatura; 

3. Atenção na hora de digitar sua senha ao efetuar pagamentos com cartão de crédito e débito. Confira se o campo no qual você está digitando sua senha é mesmo o destinado ao código. 

4. Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle. 

5. Se não conseguir memorizar a senha, guarde a anotação em lugar diferente do cartão. 

6. Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento, pedindo o cancelamento. Em caso de assalto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima; 

7. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas “ANULA” ou “CANCELA” e comunique-se imediatamente com o banco. 

8. Se for efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure, antes, saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações. 

9. Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular) ou ao calor. Ambos podem prejudicar os registros da tarja magnética, impedindo sua leitura pelas máquinas.

10. Evitar acessar sua conta por meio de sites de bancos (Internet-banking) se estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan-houses e outros computadores, mesmo que pessoais, de seu local de trabalho ou estudo que são compartilhados com outras pessoas. 

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