terça-feira, 11 de outubro de 2011

Royalties: governador Cabral pede a bancada nova data para manifestação e ato pode mudar para o dia 24

O movimento suprapartidário dos políticos do Rio de Janeiro em defesa dos royalties petrolíferos destinados ao Estado sofreu um racha.

O deputado Anthony Garotinho (PR) e o grupo dele rebelaram-se contra a estratégia esboçada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e sua tropa.

A trinca foi exposta em reunião realizada na noite desta segunda (10), em Brasília. Participaram deputados que integram a bancada federal do Rio.

Discutiu-se a organização de uma manifestação pública em defesa dos interesses do Estado. Coisa a ser realizada na Cinelândia, no centro do Rio.

Inicialmente, pretendia-se agendar o ato para a próxima segunda (17), antevéspera da votação, no Senado, do projeto que redivide os dividendos do petróleo.
Em telefonema ao senador Lindbergh Farias (PT-RJ), Cabral defendeu o adiamento. A manifestação passaria para o dia 24, a segunda-feira seguinte.

Por quê? Cabral receia que o ato irrite Dilma Rousseff e prejudique as negociações para tornar o projeto do Senado menos danoso para o Rio.

O governador ainda trabalha com a perspectiva de que Dilma, de volta da viagem à Europa, assuma a linha de frente dos entendimentos, moderando-os.

Alega que não haveria prejuízos à manifestação já que, depois do Senado, a proposta que contempla os Estados sem petróleo terá de passar pela Câmara. Cabral e seu grupo receiam que, assumindo as feições de Garotinho, o movimento perca legitimidade nos gabinetes de Brasília e se esvazie no meio-fio do Rio.

Leiam a matéria na íntegra AQUI no blog do Jornalista Josias de Souza.

11 comentários:

Anônimo disse...

E dá para confiar no que Cabral fala ?

Anônimo disse...

Rot Schmarotzer Jäger] [Rio do Sul/SC]
Sérgio Cabral é, por excelęncia, o que no Sul nós chamamos de "leiteiro". Ou seja: um bajulador.

No caso, bajulador da corte imperial de dona Dilma I; do mesmo modo que já o foi da corte do Çobernao Çinhor da Çeita.

Já o Anthony Garotinho, maquiavélico como ele só, tem faro de raposa, olhos de raposa e ouvidos de raposa. Percebendo que, muito mais por influência do Çábio Çinhor da Çeita do que por vontade própria, dona Dilma I poderá vir a capitular em relaçăo ao seu posicionamento original sobre a questăo e ceder aos gritinhos cortantes e ao choro infantil do governador do Rio de Janeiro, que entăo levaria toda a fama perante o seu povo.

Garotinho, o maquiavélico evangélico ficaria entăo chupando o dedo e roendo as unhas... O pato comeria o milho e o ganso năo levaria a fama! Ponto para o "leiteiro", entăo... Como os dois săo adversários na disputa do butim, quanto mais fumaça, mais cortina, e maior chance de cada um levar o seu naco do espólio petrolífero. Nenhum prega sem estopa...

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2011-10-09_2011-10-15.html#2011_10-11_06_14_32-10045644-0

José Carlos- da pelinca disse...

tem um ditado que diz (não deixe para amanha o que pode ser feito hoje) adiar a manifestação é dar espaço para os que estão a favor da partilha dos royalties, o governo do Rio deveria se unir e não ficar com receio de Garotinho.

Anônimo disse...

e da para confiar no que garotinho fala e faz só fala mal das pessoas se deixar sozinho vai botar tudo a perder

George A. F. Gessário disse...

É mais fácil barrar o projeto no Senado que na Câmara, o Cabral tá dando um tiro no pé.

Anônimo disse...

e da para confiar no que garotinho fala e faz?

Francisca disse...

Gostaria que fosse dia 17 e 24 pq assim seriam 2 pontos na Prefitura de Pindorândia!!

Anônimo disse...

eu nao preciso falar mais nada vcs estao vendo oq esse governadorzinho ta querendo fazer adiar pra q?c o senhor sergio cabral nao quizer ir fica em casa mesmo a sua presença nao vai fazer dierença.

Anônimo disse...

não é hora de dividirmos e sim unir forças levar a sério essa injustiça caso perdemos tomar providencias politicas na nossa asembléia legislativa tipo cobrar o icms do óleo bruto de todas as plataformas daria mais resultadeo no final se correr o bicho pega se ficar o bicho come vamos para a luta não nos acomodaremos

MARIZA HELENA disse...

O coronelzinho da lapa, adora dizer que está brigando com Brasilia, ou com o Governador do Rio, para conquistar votos.

Cabral sabe o que está fazendo. Caso ele, prometa algum posssível acordo com a Presidente, devemos aguardar. Pois caso ela se irrite, certamente perderemos parte desse royaltes.

Tempos atrás, quando Cabral, disse que estava em contato com Lula e que o então presidente iria vetar a lei Ibsen Pinheiro, Garotinho e seu grupo, esbravejou e achou que era conversa fiada. No entanto Lula vetou a lei Ibsen, por força do pedido de Cabral.

Agora Garotinho, mais uma vez tenta confundir a população contra Cabral. Se Cabral tá negociando, deveríamos dar um voto de confiança.

Com essa sua atitude de adolescente e arrogância Garotinho, nos fez perder o Pólo petroquímico, para Itaboraí, quando arrumou uma briga, com então Presidente Lula. Daí Lula, com o poder e a caneta na mão, mandou o Pólo ir para Itaboraí e quem perdeu fomos nós, nossos filhos, que perdemos cerca de 150 mil empregos para a cidade de Campos.

Na sisutação atual, tem que haver o diálogo e não bravatas. Arrogância só vai piorar as coisas.

Anônimo disse...

Garotinho esqueceu que ele não é mais governador e não se conforma... rsrs
Vai pra pracinha brincar menino!
Ô menino chato!