sábado, 30 de julho de 2011

ROBERTO HENRIQUES: "O JÁ GANHOU É A VÉSPERA DA DERROTA"



"Nosso grande desafio é transformar 2012 no ano da reconstrução"

Blog — Nos últimos 20 anos você participou, nos bastidores ou na disputa, da maioria dos pleitos no município de Campos. Entre 2006 e 2011 foi vice-prefeito, prefeito durante 43 dias, secretário de Governo e agora é deputado estadual. Qual é a sua leitura em relação a eleição de 2012? A prefeita Rosinha Garotinho é a grande favorita? O seu colega de partido, Geraldo Pudim, está certo quando diz que a eleição majoritária está definida?
Roberto Henriques — Tem um filme sobre o fim do mundo que se chama 2012. Para nós, campistas, o processo de destruição chegou antes, com sucessivos fracassos administrativos e empobrecimento da política local. O desrespeito ao povo de Campos foi a marca dos últimos anos. Bilhões foram gastos sem critério. Nosso grande desafio é transformar 2012 no ano da reconstrução. Temos que recomeçar com a máxima humildade. O povo de Campos é crédulo e hospitaleiro, mas a seguir se posiciona sempre com amor ao torrão natal, realizando as mudanças necessárias. Quanto ao favoritismo deste ou daquele candidato para as próximas eleições, ele inexiste. O ‘já ganhou’ é a véspera da derrota. Ao longo da história o povo de Campos sempre derrotou os ‘fortes’. Por isso, dizer que a eleição já está decidida é subestimar nossa população. É querer ganhar no grito. Contar vitória antes do pleito é a cantoria dos desesperados.
Blog — Afinal, você cogita a possibilidade de se filiar ao PSD e disputar a eleição?
Roberto Henriques — Estou à beira do gramado. Se a história me escalar, entro em campo. Darei minha humilde contribuição de qualquer forma. Campos sempre poderá contar comigo.
Blog — Na pesquisa do Instituto Precisão, divulgada pelo PR, você aparece com 1% na espontânea e 3% na estimulada. Qual é a sua leitura sobre este levantamento que aponta a prefeita Rosinha como grande favorita em 2012?
Roberto Henriques — Garotinho e o PR sabem que ele e a prefeita estão mal diante da opinião pública de Campos. Engana-se quem pensa ser a opinião pública e a comunidade política o alvo das informações dessa pesquisa. Não sou o Herculano Quintanilha da novela “O Astro”, mas sei o que se passa na mente assustada do Garotinho. Afirmo com 100% de convicção: o endereço dessa pesquisa é a base do governo Rosinha e militância do PR. A prefeita Rosinha e as lideranças do Partido da República erraram muito com a verdadeira militância e com as pessoas boas que atuam no governo municipal. Por isso a administração vai mal. Essas pessoas boas são humilhadas por adversários que viraram aliados ocasionais do poder. Os idealistas estão de olho e questionando tudo isso. Garotinho já percebeu que seu poder e o da prefeita cambaleiam e por isso precisa de artifícios para acalmar e dar falsa tranquilidade à base. O encanto quebrou-se. Essa pesquisa não convenceu ninguém. O comando não goza mais da confiança dos seus comandados e revela-se contraditório. Por que na pesquisa de mano a mano no segundo turno só foi feito os cenários de Roberto Henriques e Arnaldo Viana contra a prefeita Rosinha Garotinho? Neste ponto residem as preocupações do Garotinho e seu grupo. Ele teme o embate comigo e Arnaldo e por isso tenta escolher através dessa pesquisa o adversário que ele prefere. Porém, isto não está no seu controle, mas sim na soberana escolha do eleitor.
Blog — A licença de 15 dias da prefeita Rosinha foi bastante criticada por membros da oposição em Campos. Eles alegam que a cidade passa por sérios problemas e este não seria o momento ideal para ela se ausentar. Qual é a sua opinião sobre a licença da prefeita?
Roberto Henriques — A prefeita ficou afastada pela justiça eleitoral sete meses. Descansou no carnaval, na Semana Santa e nos muitos feriados deste ano. Abandonar a cidade com centenas de obras paralisadas, a saúde em crise, e seu governo mergulhado em diversas denuncias é repetir o que fazia o ex-prefeito Alexandre Mocaiber. A única diferença é a distância. Ele ia para Búzios ou Guarapari. Ela fez mais feio, indo passear em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Blog — Você participou do governo Arnaldo, foi vice-prefeito de Mocaiber e secretário de Rosinha. Qual é a sua avaliação sobre os três governos?
Roberto Henriques — Sou um viajante da história. Nunca me acomodei nem me encostei nos governos. Tenho no povo a testemunha de que sempre agi com independência a ponto de me afastar de qualquer núcleo político ou governo sempre que discordei. Sou um andarilho que busca nos labirintos da história, sempre nadando contra a maré, as oportunidades de estar servindo a humanidade. Caminheiro é quem faz caminhos, quem não se acomoda, não se instala em beneficio próprio, não requer usucapião do poder. É, portanto, um sujeito totalmente despojado. Os três governos: Arnaldo Vianna, Alexandre Mocaiber e Rosinha Garotinho iniciaram cheios de bons sonhos, mas lamentavelmente entraram pela ‘porta larga da perdição’, por culpa direta ou indireta. Erraram quando abandonaram o leme abrindo mão do comando.
Blog — Em entrevista à Folha da Manhã no início do governo Rosinha, você elogiou o deputado Anthony Garotinho (PR) dizendo que ele é um “animador de consciências”. Agora, em 2011, ele foi chamado por você de “leão sem dente”, ressaltando ainda que ele estava querendo transformar o Partido da República no Partido da Monarquia. Quando estava ao seu lado ele era um republicano exemplar? Afinal, quem mudou: Garotinho ou Henriques?
Roberto Henriques — Garotinho continua sendo um ‘animador de consciências’. Ele é a seguinte equação: G = G¹ + G². G¹ é ele próprio, com suas qualidades e defeitos inerentes a todos nós. G² é o que os puxa-sacos e bajuladores permitiram que ele se transformasse. Na campanha de 2008 foi humilde a ponto de concordar em Rosinha Garotinho ser simplesmente Rosinha. Foi  também útil no período da transição. Mas depois da meia-noite o príncipe elegante virou sapo e, a partir daí, só quis ‘sapear’ no governo da sua esposa, transformando-se no seu ‘sujeito oculto’. Anthony Garotinho não soube aproveitar a generosidade do povo de Campos, que deu a ele uma segunda chance em 2008 e perdeu-se com seu modelo egocêntrico de fazer política. Não haverá para ele uma terceira chance. Agora, só cabe ao Garotinho ajoelhar e pedir perdão ao povo de Campos. O filosofo Heráclito dizia que “tudo flui”. Isto é, tudo muda. Peço humildemente a Deus que eu possa mudar sempre para melhor.
Blog — Qual é a sua opinião sobre essa participação da prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), no tabuleiro político de Campos?
Roberto Henriques — A sua participação no contexto da política regional é salutar e bem vinda. Sou um pregador incansável do regionalismo, tendo em vista a grande tradição da nossa região Norte/ Noroeste. Agora, sua colocação como candidata à Prefeitura de Campos não é um gesto elegante. Existem os impedimentos jurídicos que a prefeita Carla Machado bem conhece e insistir com esse discurso é tratar Campos com desrespeito. Se não é possível juridicamente, qualquer insistência é menoscabo e quem se calar é cúmplice. Minha posição é elegante e respeitosa para com a prefeita de São João da Barra. Porém, minha posição está rigorosamente de acordo com nossas tradições históricas e a soberania de Campos.
Blog — Você é apontado como o responsável pela indicação do ex-reitor da Uenf, Almy Junior, para a presidência da Fenorte. Como foi costurada essa indicação? Houve algum tipo de atrito com o vereador Marcos Bacellar (PT do B), pai de Rodrigo Bacellar, que presidia o órgão?
Roberto Henriques — A indicação do Professor Almy Junior e as reformulações que ele e sua equipe implementarão visam transformar a Fenorte numa usina de idéias e conseqüentes realizações em prol de Campos e da região Norte e Noroeste Fluminense. Pela importância histórica da nossa região e suas grandes potencialidades, precisamos que este órgão seja um instrumento para diminuir a distância até a Capital do Estado aglutinando de forma colegiada autoridades públicas e sociedade civil organizada para promover saltos de qualidade das políticas públicas e conseqüente promoção humana. Não houve atrito com quem quer que seja. O gesto de acolhimento das minhas sugestões, como deputado da região, pelo governador Sérgio Cabral, nos enche de esperança.
Blog — Após seis meses e meio de mandato, qual é a avaliação que você faz das suas ações na Alerj?
Roberto Henriques — Foi uma honra servir ao povo de Campos como vice-prefeito. Foi uma honra servir ao povo de Campos nos períodos em que fiquei prefeito. É uma honra estar no Parlamento Fluminense servindo ao povo de Campos e da região. Ocupamos espaço importante na Mesa Diretora da Alerj. Chamamos a atenção do Parlamento e do Executivo para a nossa região. Desenvolvo um mandato buscando a parceria dos meus colegas deputados. Acreditando sempre nas ações coletivas, criamos junto com os deputados Paulo Melo, André Corrêa e Luiz Paulo, a Frente Parlamentar em Defesa da Pequena e Micro empresa. Com a generosidade do presidente da Alerj, Paulo Melo, presidi na qualidade de vice-presidente, o Fórum Permanente de desenvolvimento da Alerj e, neste semestre, a prioridade temática foi a nossa região e nossas potencialidades. Junto com o deputado João Peixoto, lutamos pela abertura da Policlínica da Polícia Militar que está em fase de seleção de pessoal e instalação de equipamentos e será em breve entregue pelo governador Sérgio Cabral e pelo vice Pezão. Pleiteamos junto ao governo do Estado a criação de um órgão para as ações integradas na nossa região. O eixo central do nosso mandato neste semestre foi a busca do fortalecimento da nossa região com ações colegiadas através de um órgão que possa implementar as ações estruturantes e investimento na pessoa humana a partir das potencialidades tradicionais e as ligadas ao pós-sal, pré-sal e portuárias. Também estamos lutando arduamente através de dois Projetos de Lei em tramitação na Alerj visando a redução do IPVA. Encorajamos as lutas dos pequenos e micro empreendedores e baseado no já existente planejamento da Fundação DER, pedimos prioridade para as estradas de Campos e do Norte/Noroeste,  que está em curso. Tudo que fiz e farei e ao longo do nosso mandato na Assembléia  sempre estará no cumprimento do nosso dever com Campos e região.
Fonte: Blog do jornalista Alexandre Bastos

33 comentários:

Aline disse...

O Deputado está de parabéns!
Pode vir como prefeito pois o povo esta com vc!

Aline

Anônimo disse...

Sinceramente, é o único politico que presta!

claudinha disse...

ROBERTO HENRIQUES, QUEREMOS QUE O SENHOR SEJA NOSSO PREFEITO DE VERDADE!

E QUE VC VENHA PRA CAMPOS, COM A FINALIDADE DE ACABAR COM ESSE MAR DE LAMA QUE EXISTE AQUI!

O POVO DO PQ SANTA ROSA ESTA COM O SENHOR!

Claudinha

Anônimo disse...

Rh pra prefeito de campos?
Com certeza!!!!!!!

Juarez disse...

Roberto Henriques, sou se fã!
Quando vc fala eu sinto verdade em suas palavras!

Estou com vc em 2012, e em quando puder!
Politico integro como vc nunca existiu em nossa cidade!

Roberto Henriques prefeito de Campos!
O prefeito de verdade!!!

Anônimo disse...

Dia desses esse tal intituto precisão esteve aqui por Tocos fazendo pesquisas de opinião. Poucas pessoas se dispuseram a responder, pelo menos aqui na minha rua.

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que disse o deputado e espero que realmente VENHA A CONCORRER AO PLEITO MUNICIPAL e juntos possamos tirar a turma de Peter Pan do poder

Anônimo disse...

Da-lhe ROBERTO HENRIQUES neles.

Anônimo disse...

A pesquisa vai ser em 2012, vai dar Roberto Henriques na cabeça.

LUIS CLAUDIO disse...

ROBERTO AQUI NO ELDOURADA SÓ DA VOCE, O POVO SABE QUE VOCE LUTOU MUITO POR NÓS ATÉ O NOSSO CAMPINHO ELES QUERIAM ACABAR.

Silvio disse...

Primeiramente quero dar os parabens ao Dr. Claudio pela entrevista. Segundo, parabens para Roberto Henriques pelas palavras sábias e equilibradas. Devo lembrar que Garotinho nunca venceu uma eleição em Campos, sem o apoio de Roberto Henriques. É um caso a refletir.

Rodrigo Carvalho disse...

Engraçado como ultimamente seu blog dá um espaço enorme ao deputado Roberto Henriques, por exemplo uma matéria desse tamanho, matérias reiteradas sobre assuntos da vida politica do Deputado, queria saber o por quê da necessidade de expor tanto a vida do deputado, muito estranho de sua parte Dr., muito estranho, é a vida...

Cláudio Andrade disse...

Caro Rodrigo

Qual o motivo do espanto? Seria devido as matérias do Roberto ou na não divulgação das notícias referentes a outros políticos de seu gosto?

Cláudio Andrade disse...

Em tempo. A entrevista não foi realizada por mim e sim pelo Bastos conforme crédito devido no final. Eu apenas reproduzi.

Anônimo disse...

Senhor Roberto Henriques como fiquei imprecionado com a sua dedicação ao povo de Campos, já ouvir falar do senhor mais nunca parei para lhe dar atenção nos seus propósitos. Já não voto em várias eleiçoes por causa dos políticos hipócritos. agora eu tenho dia e hora marcada para ajudar eleger o senhor. Boa sorte!!!!!

Anônimo disse...

Pq no te calas Rodrigo?
Por acaso, qual o seu DAS na prefeitura?
seu patrão MANDOU vc vir aqu fazer essa pergunta tão inocente?

rsrs

Adriana Gomes Laurindo disse...

Difícil um político assim como o Roberto Henriques.
Ele sabe o que fala!

Tô com ele pra prefeito!
é o unico que pode melhorar a minha cidade. meu primeiro voto vai ser dele...

Adri Gomes

Julio cesar ribeiro m. jr. disse...

Roberto henriques sempre onde esteve ele soube ouvir a população. Ele sempre foi um exemplo de politico.
Foi considerado “louco” por muitos politiqueiros, por ir a todas as localidades do municipio com seu gabinete movel, nao fazia distinção de ninguem.

Campos precisa de um prefeito assim, honrado, comprometido com a população.
Quem dera se todos enxergassem a politica de uma maneira holistica, mas não, olhar para o próprio umbigo parece ser mais fácil!
Por isso eu estou com ROBERTO HENRIQUES pra qual cargo publico que ele ocupar, pois ele é o ÚNICO político que eu conheço que honra seu mandato do começo ao fim!

ROBERTO HENRIQUES PARA PREFEITO!!!!!!!

PASTOR disse...

ROBERTO, TENHO CERTEZA QUE CAMPOS COMEÇARÁ A CRESCER A PARTIR DO MOMENTO QUE COLOCARMOS VOCÊ NO PODER. INTEGRO, VERDADEIRO E COMPROMETIDO COM A VERDADE. PESQUISA, SÓ ACREDITE QUANDO VOCÊ ENCOMENDAR, POIS EM PINDORAMA EXISTEM PESQUISAS ENCO´MENDADAS, PARA MANIPULAR A POPULAÇÃO. PECUÁRIA, NOVA BRASILIA, CAJÚ, ESPLANADA ESTAMOS COM VOCÊ. DEUS TE ABENÇOE.RUMO A VITORIA EM 2012.

Anônimo disse...

Roberto Henriques, a pouco tempo vc disse em uma entrevista que bate igual um samurai, sem deixar hematomas, e com esta entrevista ao blog do Bastos, com qual arte-marcial vc usou? Poderiamos batizar de de TROPA DE ELITE 2012.

Anônimo disse...

essa e boa, Garotinho leão sem dente. RH vc e d +

Anônimo disse...

Garotinho com medo de embate com Arnaldo e RH?! Isso uma piada????

Anônimo disse...

É SURPEENDENTE OS COMENTÁRIOS DO PASTOR,QUANDO DIZ QUE PECUÁRIA, CAJU, NOVA BRASÍLIA E PECUÁRIA ESTÃO COM RH, FALA SÉRIO NÉ?POR ACASO VC LIDERA NESSES BAIRROS?OU MELHOR, VC FOI EXONERADO E POR ISSO ESTÁ FAZENDO CAMPANHA NESSES BAIRROS CONTRA O GOVERNO DE ROSINHA??

Anônimo disse...

É aos poucos Roberto Henriques vai mostrando que é o politico da transparência e não o político que faz e coloca a culpa nos outros ele sempre assumiu o que faz e o que fala . É RH estamos com voce para o que der e vier você será o nosso prefeito em 2012, os seus contatos são ótimos aproveita isso eles não sabem rumo a vitória.......

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Resta saber até quando RH vai continuar batendo em Garotinho.
Acompanho esta estória de idas e vindas há mais de 20 anos. E não há mocinho, nem bandido neste filme. Como já disse em postagem no Sociedade Blog, é tudo "farinha do mesmo saco". Coitados de nós, campistas, que continuamos a ver os mesmos personagens. E quando querem inventar uma frente de oposição, chamam o Picciani e o Eduardo Cunha.
Seria cômico se não fosse trágico.
Saudações Alvinegras.

Sergio Cruz disse...

Sr. Claudio Andrade,

Os blogs, quando sérios e democráticos, respeitam a opinião de todos leitores - quando elas são responsáveis e serenas -, sem quaisquer censura. Espero, que o Sr. não esteja a serviço do Nobre Parlamentar, pois mais cedo enviei uma opinião e estou com a impressão que foi censurada, tendo em vista que ´não é muito favorável. Lembre-se que a Internet é um território livre, e não adianta censurar no seu blog que imediatamente partimos para outro.

Cláudio Andrade disse...

Caro Sérgio

Aqui nós aceitamos críticas, desde que as mesmas não venham acompanhadas de palavras de baixo calão ou de expressões fora do contexto democrático opinativo.

cláudio andrade

Anônimo disse...

Como a verdade dói não é? Ninguém liga pra Radio O diário para questionar o Carlos Cunha por que ele só fala bem dos Garotinhos e mal dos seus adversários, aqui nesse blog o RH não pode virar notícia que os "dependentes da boquinha" vem arguir o dono do blog por que ele falou sobre Roberto Henriques?
Todos sabem que a Rosinha escondeu o marido e o sobrenome Garotinho na Campanha em que ela se elegeu prefeita, e que o seu principal cabo eleitora foi o Roberto Henriques, sem ele, ela não teria nem chegado ao segundo turno. Todos sabem também que o candidato a deputado estadual deles em Campos era o Pudim, e o que ele conseguiu com esse fabuloso apoio do casal e uma campanha milionária? Eu respondo, uma "lavada" do Roberto Henriques, o deputado estadual mais votado em Campos.
Não adianta inventar pesquisa é RH na cabeça e na urna!

Marcos Ramos

Sergio Cruz disse...

Caro Sr. Claudio,

Das duas uma: Ou você está com saudade da ditadura, apesar de não ter a minima ideia do que eram os anos de chumbo, a não ser pelos livros - leis da mordaça e do chicote, em quem ousasse pensar diferente-, ou nem precisaria postar o meu segundo comentário - era melhor ter ficado entre nós dois-. O Sr., eu e Deus, sabemos que em nenhum momento usei palavras de baixo calão, nem fiz declarações infundadas. Apenas retratei meu ponto de vista com respeito a todos. Censura nunca mais!

Cláudio Andrade disse...

Caro Sérgio.

Aqui nada fica entre nós dois, a não ser se você tivesse me enviado um e-mail particular, o que não foi o caso.

Se alguma postagem sua não foi postada, alguma coisa fora da normalidade constava nele, mas se houve algum erro meu, basta enviar de novo.

Abraços.

cláudio

Cláudio Andrade disse...

Caro Sérgio.

Aqui nada fica entre nós dois, a não ser se você tivesse me enviado um e-mail particular, o que não foi o caso.

Se alguma postagem sua não foi postada, alguma coisa fora da normalidade constava nele, mas se houve algum erro meu, basta enviar de novo.

Abraços.

cláudio

Anônimo disse...

Tendencioso como sempre Dr; Claudio Andrade infelizmente, aparentemente se rendeu ao poder do Deputado, é uma lástima adorava seu trabalho...

Anônimo disse...

Geraldo

agosto 2nd, 2011 em 0:16
Cara Ingrid,
Os comentários, aos quais você se refere, não são de defesa, pois o nobre parlamentar não precisa delas, já que suas atitudes o defendem; quem age com a imparcialidade a que você se refere se enche de ORGULHO em saber que a nossa cidade volta a ter a auto estima de um tempo em que tivemos Políticos com P MAIUSCULO, daqueles que outrora representavam verdadeiramente o povo e não seus proprios interesses e ainda o de seus familiares.

Me parabenizo por ter um parlamentar a minha altura me representando na assembleia, e esse é ROBERTO HENRIQUES.

Em tempo.:Gostaria que, com todo o respeito o qual voce certamente merece, se pusesse os seus neurônios pra funcionar concluiria que tens um emprego de CONCURSO graças a políticos da estirpe do deputado ROBERTO HENRIQUES, porque os que vemos por aí querem que o cidadão fique num CONTRATO (ou uma boquinha), puxando o saco deles para se manter no (dito) emprego.