quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR" POR ALEXANDRE BASTOS


 "Respeito a decisão da Justiça e creio que tudo isso serviu como aprendizado"

"Em 2004, aos 22 anos de idade, comecei a publicar artigos na Folha da Manhã. Naquela época, em meio a uma guerra entre Anthony Garotinho e Arnaldo Vianna, entendi que o melhor para Campos seria evitar que o ex-governador voltasse a dar as cartas no município. 

Para defender o meu ponto de vista, usei palavras duras e fui, de certa forma, ingênuo. Agora, aos 28 anos, fiquei sabendo que por conta de dois artigos publicados em 2004, fui condenado, ao lado da Folha da Manhã, pela 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a indenizar Garotinho em R$ 8 mil. 

Respeito a decisão da Justiça e creio que tudo isso serviu como aprendizado. No entanto, é importante lembrar que em 2004 eu não atuava como repórter do jornal. Era um colaborador como outros tantos que opinavam e ainda opinam na página 2 da Folha. 

A Justiça entendeu que se tratava de uma matéria jornalística, quando na verdade o artigo expressava uma opinião. Mas como tudo tem limite, vejo que a minha opinião poderia ter sido demonstrada de uma forma mais branda. Não vou me fazer de vítima e dizer que estou sendo perseguido. Isso combina muito mais com o Garotinho do que comigo.

Perto dos 30 anos, já começo a perceber que gritos e desabafos não resolvem muita coisa. A grande coragem é a prudência. Muitos perguntam se a minha indignação morreu, se concordo com tudo que está aí. Não, ela continua bem viva e discordo de muitas coisas. Porém, ao invés de ficar na arquibancada xingando, resolvi jogar. E posso dizer que no campo as coisas são bem mais complicadas do que pareciam. Sei que vou me decepcionar, acertar e errar. Mas não irei desistir. E apesar de não concordar com várias atitudes do Garotinho, tenho que admitir que ele sabe muito bem perder e se reerguer. 

O seu grupo perdeu a eleição de 2004, perdeu a suplementar de 2006 e conseguiu voltar ao poder com Rosinha em 2008. Como diria o escritor José Saramago: “O que as vitórias têm de ruim é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas.

Alexandre Bastos
Jornalista

Comento no blog:

Não tenho o Direito de fazer Juízo de valor acerca da decisão, mas é muito bom ler um autêntico jornalista fazendo uma reflexão de seu amadurecimento profissional.

A atitude de Bastos merece aplausos, afinal mesmo derrotado na lide, sai vitorioso na honra. Bom seria, caro Bastos, se um pseudo jornalista, persona não grata na Sexta Bienal do Livro, pudesse aprender um pouco com você.

Cláudio Andrade 

16 comentários:

Marcelo Bessa disse...

Por essas e outras que gosto muito do que o Bastos escreve.
Abração.

SIMONE - CAJU disse...

Parabéns Alexandre, sensacional sua colocação! Você foi coerente e humilde, qualidades que todo homem de verdade deveria ter.

Aldebrando Souto disse...

Alexandre assim como a Folha da Manhã, e outros jornais da Cidade não tem o direito de serem chamadoas de Jornais, não os da minha época, época das Grandes notícia na minha querida ex cidade maravilhosa.
Eles usam de suas bandeiras e afetos partidários para tentar "impor" sobre a sociedade "ignorant, incapable" seu jogo político.
Amadurecimeto de grandes jornalistas acontecem com sua consciência sendo testada sobre suas matérias no fim da noite, no seu caso foi o rombo no bolso, e mesmo assim no fim de seu artigo você mostra o ineteresse da sua mentora...
Massss você é novo, quem sabe.

Anônimo disse...

Parabéns, Alexandre, pelo brilhante texto e, melhor do que tudo isso, pela sua elegância no agir e no mostrar ao leitor o quanto o seu amadurecimento profissional tem feito bem ao exercício de seu caráter. Parabéns!!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Bastos, concordo com você em tudo,mas isto de opinião menos branda pode sim, prejudicar uma pessoa para o resto da vida. Eu já perdi dois empregos por isso. Mas nunca me senti perseguida. Fui perseguida. Não é a gente que se´perseguido. A gente é perseguido. A gente é. E se for cristão então... é um perigo.

A perseguição é bem sutil às vezes, e outras, na cara de todos, fazendo "vítimas às ocultas" nesse Brasil e ninguém sabe, ah! isso tem. E muitas vezes, Bastos, são justamente os garotinhos da vida que estão com a cara na reta passando todas as injustiças, e, por uma atitude precipitada dos que gostam de jogar, muitas vezes, é prejudicado.

Você se mostra uma pessoa humilde e que quer acertar. Mas vou te dar um conselho. Não faça jogo. Fazer jogo sem a presença de Deus e do espírito Santo, só leva a pessoa para o buraco, pois muitos gostam de blefar. Busque Jesus, leia a Biblia, seja sincero, e continue buscando a VERDADE. Procure sua defeza na justiça, e se junte com quem é verdadeiro.
Ninguém é perfeito, mas se você encontrar alguém que quer realmente acertar e fazer o melhor com sinceridade, procure ver direitinho como esta pessoa é discriminada.
Os que se enveredam por caminhos tortuosos são mais queridos por todos, porque o relativismo é assim e é maioria. os cristãos que levam tudo á serio, são defenestrados. Creia.E tido como os sem nexo.

Garotinho não é perfeito, Garorinho não é Deus, mas o que fizeram com Garotinho nesta vida,não foi fácil. Se ele não tivesse ganho esta ação até hoje não saberíamos que a coisa "não foi bem assim". Mas que bom que você parece ser alguém que busca buriliar seu caráter.

É isso! Que Jesus abençoe muito você. E nunca entre em jogos pois você nunca sabe quem é seu parceiro na jogada. A não ser que você entre em sociedade com o Espírito Santo, pois o mundo é mal.


Um abraço,
Rosângela

Anônimo disse...

Apenas para dizer + uma vez...
PARABÉNS!!!
ARRAZOU NO TEXTO.

Anônimo disse...

Leio o seu blog... não precisa falar nada deixa que eu faço os comentários...rs... é só colocar a reportagem.

Denuncie!

Abraço Bastos vc é bom!

Anônimo disse...

A função do jornalista é informar. As conclusões quem tem q tirar é o leitor. Espero q ele tenha aprendido isso.

Anônimo disse...

Ganha uma vez e faz esse estardalhaço, por que não noticia quantos processos tem ¨nas costas¨e quantos já perdeu???

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

A função do jornalista é informar corretamente.Sendo tudo verdade apurada, o jornalista pode usar e abusar. Agora se ele perceber que falhou deve reparar seu erro.

Acho muito significante que quando Garotinho saiu na VEJA de "diabinho" ( quando não se tem algo verdadeiro para falar, apela-se) num texto difuso falando de sua política e nada do "político", blogueiros esquerdistas progressistas (que apesar de progressistas não gostam de abraçar o amanhã. Não entendo isso.) não acharam a VEJA tendenciosa. Mas quando a VEJA denunciou coisas bem verdadeiras de Lula, ela é golpista.

Isto é o quê? Que nome daríamos a isso?

Ensinemos nossos filhos a lerem não só as linhas, mas também entre as linhas do objeto. Para que amanhã eles não sejam objetos nas mãos de manipuladores para seus interesses e nem votem nesses fazedores de objetos.

E a Verdade toda sobre relacionamentos está mesmo na Biblia.

Por isso a Biblia ser um perigo...
A Constituição do reino de Deus não muda de acordo com circunstâncias. É. É Não é. N~]ao é. E cada um que se cuide e busque a cada dia o Senhor e Sua Palavra se não quiser sofrer as consequ~encias dos seus atos.

Hoje é brega ser corrupto. Muito mais brega que ontem. E corrupção começa na sala de aula colando.

Anônimo disse...

Tá mais que na hora de Campos ter um jornal isento...

Anônimo disse...

Desculpa Dr Claudio mas, esta "sei lá o que abraçando o amanhã" é um verdadeiro pé no saco.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Anônimo das 14 e 57, splanchnizomai é compaixão. Você tem pelas pessoas que fazem a Cidade com você?

Ah... sou pé, ok? Mas pé no chão para saber que uma Cidade se faz com cidadãos conscientes, que não se deixam vencer por insistentes em defenestrar todos aqueles que insistem em "ser" e não em "ter".Ainda bem que tem muitos na Cidade, né? E até pelos blogues.

Um abraço, Rosângela

Passe bem.

Thiago Viana disse...

Eu achava que jornalista informava! Esse negócio de "jogar" quer dizer o quê?

Anônimo disse...

Realmente a sei lá o que é um ¨saco¨!
Para se ter ideia dá até saudade da jumentinha e olha que tb era um SACO!
Vai para a igreja vai!

Anônimo disse...

" Sei lá o quê", apesar de não ter conseguido interpretar bem o seu texto (sou burrinho,rs)tenho bastante compaixão sim do pobre , do oprimido, do que passa fome,do ignorante. Não tenho, no entanto, compaixão para com quem vive de denunsismo, de calúnia, de corrupção, de soberba,de mentira,de perseguição. Cada um escolhe o seu caminho, não é mesmo? Siga o seu, na defesa do que acredita, e deixa que os outros façam as suas partes. Ah !prefiro vc no púpito fazendo as suas pregações,ok? Aqui não! rsrsr
Abraço!