terça-feira, 16 de novembro de 2010

RIO REGISTRA 776 MORTES EM TRÊS MESES POR FALTA DE LEITOS EM CTI

Um relatório obtido pelo Globo mostra que, nos últimos três meses, 776 pacientes morreram à espera de um leito de CTI no Estado do Rio, o que dá 258 por mês ou 8,6 por dia. A média é de 32,3% maior que a dos últimos dois anos, evidenciando uma piora da crise da rede pública de saúde, informa Daniel Brunet. 

O estudo foi feito pela Central de Regulação de Leitos, órgão que administra as vagas nos hospitais. "Damos vaga aos que estão em estado mais crítico, mais ainda não é possível atender a todos", diz superintendente da central, Carlos Alberto Chaves. 

Segundo especialistas e representantes do governo, o déficit na rede é de 510 leitos. Setembro registrou um recorde: no dia 30, havia 200 doentes aguardando transferência para um CTI. O estudo mostra ainda que, nos últimos três meses, 428 pacientes - ou 11% dos 3.893 que esperavam uma vaga - ficaram mais de cinco dias na fila.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, um caos na saúde! Como morrer por falta de leitos em UTI.Governantes e governados, a hora é de tomada de decisão.O eleitor deveria ter consciência da inércia, do abandono em que se encontra a SAÚDE nesse e em outros estados brasileiros.Nossos pacientes são tratados como objetos manipulados. É "briga" de foice num padrão de humanidade falido.

Anônimo disse...

Mas mesmo assim o pessoal do Rio deve estar satisfeito com o atual governo, pois votou nele de novo.