domingo, 14 de novembro de 2010

A HISTÓRIA DA SAÚDE DE CAMPOS DEVE SER COBRADA DELES




Não restam dúvidas de que a saúde é um setor de extrema sensibilidade. Nenhum governo irá sanar todos os problemas que aflingem uma das mais visadas secretarias municipais. Todavia, a nossa cidade possui uma quantidade relevante de agentes públicos médicos que, mesmo diante dos respectivos cargos, abaixo apresentados, ao meu sentir, fizeram muito pouco para diminuir o sofrimento daqueles que utilizam o sistema público de saúde. 

Vejamos: 

1- Alcione Athayde (médica) foi secretária de Saúde e Deputada Federal;
2- Arnaldo Vianna (médico) foi secretário de Saúde, Prefeito e atual Deputado Federal;
3-Alexandre Mocaiber (médico) foi secretário de Saúde, vereador e Prefeito;
4- Rodrigo Quitette (médico) foi Secretário de Saúde;
5-Wilson Cabral (médico) foi secretário de Saúde e  atual Deputado Estadual;
6- Otávio Cabral (médico) foi vereador e Diretor do HGG;
7- Addu Nemme (médico) é vereador;
8- Dante Pinto Lucas (médico) é vereador;
9- Geraldo Venâncio (médico) foi vereador e diretor do HGG;
10- Edson Batista (médico) foi subsecretário estadual de saúde e atual vereador;
11- Ricardo Madeira (médico) é diretor do HFM;
12- Paulo Hirano (médico) atual secretário de Saúde.

(a ordem dos nomes acima é aleatória no que tange aos cargos ocupados)

Gostaria de ler a opinião de vocês, afinal eles representam mais de 20 anos de saúde pública municipal. Todos tiveram a chance de produzir muito, mas creio que o conjunto da obra não foi satisfatório. Bastaria agir de forma firme, não deixando os interesses políticos serem obstáculos intransponíveis.

Cláudio Andrade


32 comentários:

Anônimo disse...

Geraldo Venâncio foi diretor do HGG e fez bem o papel dele que era limitado 'as ações neste hospital.

Anônimo disse...

Geraldo Venâncio foi vereador, con-
seguiu uma verba da Prefeitura para
construir uma quadra esportiva coberta, em uma E.Municipal muitooo
conhecida, só que consta na Prefei-
tura tal "REFORMA" mas a mesma, NUN
CA ACONTECEU...mas a verda saiu pela torneira......como queremos que a saúde melhore, com certos pro
fissionais, que tem tudo nas mãos e
nada fazem????????

Anônimo disse...

dr claudio eu gostaria de ver um veterinario sendo secretario sabe porque ele iria botar esses medicos para trabalhar para cachorro luciene do eldorado

Anônimo disse...

Meu filho nasceu doente hoje ele esta bem ,mais aproveitando a oportunidade e agradecer em primeiro lugar DEUS e depois ao Dr Wilson Cabral q quando secretário me ajudou muito, sou VERONICA moro no prq Guarus.

Anônimo disse...

claudinho sao 12 entre secretario e diretor todos medicos e nao resolveram nada na saude durante esses 20 anos falta medicos falta remedio cirurgia nao se consegue so pagando no ferreira machado a traumatologia esta abandonada so sai de la se tiver dinheiro para pagar ou caso contrario fica a messer da sorte eu aconpanhei o vereador albertinho denuciando na inprenssa porque nao da uma oprtunidade quem nao tem um dr na frente talvez vai fazer mais do que esses doutores o melhor ministro da saude do brasil na epoca nao era doutor luiz carlos do centro

Anônimo disse...

Oportuníssimas as suas observações.
Talvez por serem do ramo, se acostumaram às dificuldades que o próprio exercício profissiona leva e, simplesmente, se acomodaram.
Parabéns pela clareza do enfoque, aliás, a bem da verdade, deve ser o papel dos blogueiros.

Branca disse...

Cláudio, não me lembro se a pesquisa foi da USP, mas sei que revelou que médicos são péssimos administradores! Nada contra a profissão, mas é melhor que fiquem nos consultórios. Prova maior a história atual e pregressa de nossa saúde!!
Falta fiscalização do erário público e mais atuação dos MP's,

Anônimo disse...

Branca não sou médico, porem administrar é uma questão de dom e organização, então para administrar nao importa se é médico, dentista , professor, enfermeiro etc.. Tem é que se ter sensibilidade e ter carater ai sim faz a diferença.

Anônimo disse...

Exemplo : o dono da Osklen é medico, o dono da Hyunday no Brasil é medico e ai?

Anônimo disse...

gostei da oportunidade que temos de poder opinar;na verdade passamos por vários secretários médicos excelente quando atuando dentro dos consultórios,quando eles pegam o poder ""ficam metidos a besta"" parecem que têm o rei na barriga e passa a não atender bem o ser humano ,.Nós depositamos toda confiança neles e nos decepcionamos,;têm um velho ditado conheça o ser humano dê poder a ele.A nossa saúde está um horror,para melhorar têm que tirar este tal de PAULO HIRANO e colocar um médico que se formou com muitas dificuldades pois, este sim vai valorizar mais o povo pobre de nossa Campos pois já viveu em muitas dificuladas,e fazer um trabalho com amor e dedicação e não um cabide político ,todos que pegam a milhionária secretária de saúde quer ser candidato.Muito obrigado dr CLAUDIO,est´aé miha opinião e de muitos.

Anônimo disse...

faço parte da saúde de Campos há 18 anos ,passei por todos estes secretários;.Como secretário de saúde posso parabenizar o DR Arnaldo,DR Alexandre,Dr wilson e um pouco Dr Rodrigo Quitete tudo era mais fácil para ajudar as pessoas que precisava de ajuda, mas com estes outros nada podia ,tudo era difícil ,como está sendo hoje,muita dificuldade para ajudar as pessoas que nos procura e TÊm muitoa mal vontade,os os chefes de deparatmento só quer saber que é o chefe...eles se sentem concursados e eu que trabalho junto a eles não posso fazer nada para ajudar pois não tenho caminho....olha eu vejo no dia dia o sofrimentos das pessoas,,acredito que DR NELSON faça uma grrrrrrrrrrrande mudança para o povo de Campos ser feliz
...muito obrigado

Anônimo disse...

DR. Claudio,parabens mais uma vez,em Campos a saude e tratada como a secretaria que em todos os acordos partidarios os sanquessungas de plantao sempre negociam. e a primeira que certos empresarios investem em campanhas eleitorais para na hora de repartir o bolo a SAUDE sempre esta meio do acordo.como que a populaçao vai se beneficiar?sao pagos os milhoes, milhoes....e o povo que se lasque.

Anônimo disse...

E a Educação,como vai? E as questões da área da Justiça, Dr.Cláudio, tem se dado de modo efetivo e/ou resolutivo? Certamente a saúde é importantíssima para todos nós, entretanto, generalizar não resolve. Existem médicos e "médicos", advogados e "advogados" assim como secretários e "secretários". Precisamos achar as soluções,juntos, e isso se dará se escolhermos com critérios nossos representantes. Reflitam...

Silvio disse...

As dificuldades para gerenciar à saúde, são muitas. Qualquer procedimento é muito caro. É um saco sem fundo, não havendo verba que seja suficiente. Além do mais, a verba que tem, muitas vezes não é bem empregada. Evidente que se pode melhorar, mas para começar, seria preciso primeiro, despolitizar setores vitais, como saúde e educação. Tenho 35 anos de serviço público na área da saúde e 65 anos de idade, a maior parte, atendendo nas Unidades Básicas do interior da nossa cidade. Entendo que alguns ajustes poderiam ser feitos para minorar o problema. Mas resolver totalmente é impossível,pois é falha do próprio sistema. Silvio Pessanha
SILVIO PESSANHA

Anônimo disse...

OI! Dr Sílvio sabe........................
abraçosssssssssssssssssssssssssss

Sóluamar disse...

Parabéns Dr.Cláudio pelo enfoque, venho observando que quanto maior o orçamento para a saúde, pior é a administração da mesma.

Anônimo disse...

Só uma observação, é hora de acabar com essa politicagem de colocar médicos achando que eles entendem alguma coisa de administração. Para administrar bom seria um administrador! Mas nessa cidade onde a politacagem é quem decide o que podemos esperar... Pobre povo campista tem que aprender a votar e não se vender.....

Anônimo disse...

´Não há reservas financeiras que dê conta e nem nunca dará se não houver retorno da IMPRESCINDÍVEL RESERVA MORAL no trato da coisa pública.
Na atual conjuntura uma reforma política e do judiciário se fazem necessárias para coibir os pigmeus morais .

Anônimo disse...

MEUS CAROS, ENQUANTO HOUVER BRIGA DE PODERES NESTA TERRA BENDITA, TODOS VÃO SOFRER CONSEQUÊNCIAS, A NÃO SER QUE VOCÊS MUDEM PARA O RIO DE JANEIRO E FIQUEM DE MOLHO NO PISCINÃO DE RAMOS ONDE VÃO ENCONTRAR POR LÁ MUITOS MOLEQUINHOS CAMPISTAS COM OS BURROS CHEIOS. KK.

Anônimo disse...

O Silvio diz que os procedimentos são muito caro e não tem verba suficiente para uma saude de qualidade. Então como sera a gestão da saude em uma cidade que não tem divedendos financeiros do petroleo como Campos e com com população equivalante? e se a lei de Ibsen pinheiro for pra valer a cidade de Campos quebra? Eu sou leigo mas vou dar o meu palpite falta solidariedade humana,gestão honesta praticada por politicos profissionais.
Francisco

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Se não for um Daniel Timóteo, que não pensa no que é seu e sim no que é do próximo, vai ser lenga lenga.
Não importa o profissional, se é novo ou velho, se é feio ou bonito. O que importa é se tem o caráter de Cristo.

Sim, de Cristo e cheio do Espírito Santo. É que se não tivermos o caráter de Cristo seremos levados por nosso coração enganoso e corrupto. Mas o mundo, os governos, não querem pessoas de carater cristão autêntico. Dizem que é fascista. Pode? Querem sim, cristãos sem carater à la bonzinhos á la gosto dos Torres. É verdade. Cristão sem carater é um prato cheio para a corrupção.

Mas o Cristão com Caráter de Cristo é tido como fundamentalista.

Conclusão: O mal carater, atende aos relativismos da hora, ok?

Gente, ou o Espírito Santo muda o coração e a mente da pessoa para ela ser a mesma em publico e quando ninguem está vendo, ou seremos esta coisada cheia de [não me toques que sou assim mesmo e ninguem tem nada com isso. Vai uma bebidinha aí? Traz uma mulé pelada! Que o roque em "rolo" vai começar.]

os cristãos que Deus está levantando no mundo, são os daniéis timpiteos. repare só como eles serão discriminados. É assim. O mundo tem jeito? Sem Jesus não. Não tem.

palavrinha: patel

E ficamos todos com cara de pastel.

Anônimo disse...

É importante que deixemos de pensar na ADMINISTRAÇÃO como arte, dom, etc. ADMINISTRAÇÃO é ciência, portanto, deve ser executada por ADMINISTRADORES.

Anônimo disse...

Dr. Geraldo Venaâncio foi também Secretário de Saúde por um tempo no Governo Carlos Alberto Campista.
Mas nada disso importa não se vai conseguir consertar o passado. O que importa mesmo é o Presente, eu penso que o Prefeito Interino Nelson Nahim tem que deixar de lado o medo de trocar as pessoas, porque irá mexer com os brios de seu Garotinho e D. Rosinha. Eles colocaram um monte de Secretários sem condições nenhuma de assumir uma pasta do Governo, eu tenho certeza se caso D. Rosinha retornar irá mexer com muita gente, porque quando se está de fora observa melhor as pessoas, e ela era muito envolvida com as picuinhas que as assessoras dela passava, na real ela não verificava a verdade de fato e esse foi um grande erro dela acabou prejudicando muitas pessoas inocentes. Portanto Dr. Nelson Nahim muda essa história de campos, coloca para governar quem o senhor acredita de fato que irá colaborar com o senhor, e tem um detalhe existem pessoas excelentes dentro do governo que o senhor as vezes nem conhece podendo ser aproveitados ,mas não fica esperando mudanças que pode ser que não aconteça faça o seu governo com pesooas compententes sem medo de errar, senão poderá ser tarde demais, já acabou praticamente o ano e o povo continua sofrendo.

Anônimo disse...

Alguem já ouviu falar na senhora HONESTIDADE?
Faz tempo que não a vejo nos corredores políticos da cidade de Pindorama.
APAREÇA HONESTIDADE,NÃO SINTA MEDO DOS ROYALTIES, CAMINHEM JUNTOS!
Estamos com saudades de voce.

Anônimo disse...

Para bem governar basta não roubar...Essa é uma máxima da política que precisa voltar. A saúde é o calcanhar de Aquiles de qualquer governo. Não adianta homologar PSF,se falta remédios nos postos de saúde,detalhe, os remédios básicos.Agora não tem dinheiro nem para pagar um exame mais complexo.Médico é uma categoria muito corporativista, pois saem dos postos e vão tomar uísque juntos no baixo Pelinca. Pra saúde melhorar tem que colocar uma pessoa que entenda de gestão hospitalar e dê preferência que não seja médico.Ana Cláudia - Turf Club

Anônimo disse...

Doutor, não desejo ler o que outras pessoas postaram, muito menos fazer mal juízo de alguns médicos listados, já que como médicos possuem o seu talento reconhecido pela sociedade. No entanto, como administradores públicos, vejo que os médicos não conseguem administrar com eficiência tanto a secretaria municipal de saúde, daqui e de outro lugar por onde andei, como também da prefeitura.
Acredito que o melhor para Campos, seria existir dois secretários de saúde. Um para administrar a secretaria (que seja um profissional formado em administração de empresas), e um médico para trabalhar com projetos de saúde, como campanhas de conscientização, vacinação, etc. Acho que só assim, a saúde de Campos e de outras cidades melhoraria.
Um grande abraço....

Anônimo disse...

Então, depois que postei meu comentário fui ler as postagens acima, e pelo que vejo não sou o único a acreditar que o melhor para a secretaria de saúde, seja uma pessoa gabaritada em administração hospitalar.
Um abraço

Anônimo disse...

Administrar e para ser feito por administrador.

Como advogar é para advogado...

medico tem e que medicar..

Marcos Azevedo disse...

Como membro da Comissão de Administração de Serviços de Saude do Conselho Regional de Administração afirmo que atualmente a presença do profissional graduado em Administração de Empresas com especialização na area da saude é o profissional indicado para estar atuando na direção das unidades de saude ( hospitais, clinicas, secretarias, etc ).
A saude movimenta uma porcentagem importante no PIB nacional e emprega milhares de pessoas.
Administração é composta com os seguintes pilares: Planejamento, Controle, Organização, Execução.
Somente com o desenvolvimento das 4 ações apresentadas, podemos dizer que o cidadão está aplicando a ciencia de administração. Então, Administração é uma ciencia e não apenas um dom.
Atualmente os atuais responsaveis na gestão realizam POLITICA NA SAUDE E NÃO POLITICA DE SAUDE.
Verifiquem a diferença nas palavras apresentadas e reflitam.

Abraços a todos


Marcos Azevedo
Membro da Comissão de Administração de Serviços de Saude do CRA/RJ

Anônimo disse...

Afirmar que a questão é de administração, de certo modo, é negar a ingerencia decorrente da política corrupta que paira no Brasil como um cancer difícil de se extirpar.
Independente portanto se a saúde é coisa para médico ou para administrador profissional há que se refletir o modelo e há que se combater a corrupção.
Se a saude é para administrador profissional, a educação tb será, o transporte tb será...
É isso?
Sairão os que entendem por dentro os problemas e virá a FRIA ciencia?
Tudo bem que tenham auxílio administrativo mas ...

Anônimo disse...

os médicos são muito corporativistas, pra eles pode tudo chegam atrasados as consultas, não dão a menor satisfação, claro que temos exceções, mas se a maioria trabalhar como se deve já melhora muito.

Administrador disse...

Saúde é igual a Merenda Escolar! Quanto mais dinheiro, mais existe falta!!!! O que tem que acontecer É UMA FISCALIZAÇÃO EFICAZ E CONSTANTE!!! QUALQUER ADMINISTRADOR, PROFISSIONAL RESOLVE! Volto a dizer:TEM QUE TER FISCALIZAÇÃO!!!!!