terça-feira, 14 de junho de 2011

MINISTÉRIO DA SAÚDE AMPLIA FAIXA ETÁRIA PARA OS DOADORES DE SANGUE



O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de doadores de sangue, permitindo que jovens entre 16 e 17 anos, com autorização dos responsáveis, e idosos com menos de 68 anos possam doar sangue. Até hoje, podiam doar sangue apenas pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade.

Com as medidas, a previsão é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. A mudança faz parte do novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue, que foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no País.

A Portaria 1.353 determina, ainda, que a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria. A mudança visa diminuir o preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia. As informações são do site IG.

Nenhum comentário: