segunda-feira, 26 de julho de 2010

GAROTINHO OU SOMENTE UM PEREGRINO?

A última pesquisa de intenção de votos não foi boa para o candidato do PR ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Fernando Peregrino foi lembrado por apenas 01% do eleitorado.

Além disso, Fernando Gabeira aparece, ao meu sentir, com um resultado tímido, mesmo tendo participado de uma eleição municipal para a capital do Estado em 2008.

A colocação de Fernando Peregrino abre um questionamento inevitável: o ex-governador Garotinho conseguirá transferir votos suficientes para Preregrino levar a eleição para o segundo turno?  

Quem acompanha política sabe muito bem que a transferência de votos não é uma coisa automática, nem mesmo fácil. O Presidente estadual do PR  possui um eleitorado forte que ajudou muito na eleição de sua filha para o cargo de vereadora, entretanto, para a eleição majoritária, outros fatores podem influenciar.

A própria gestão de Garotinho enquanto governador pode ser um fator de aglutinação ou de rejeição ao candidato do PR.  

Também não podemos esquecer que trata-se da primeira pesquisa com a inclusão do nome de Fernando, logo há necessidade de aguardarmos um pouco mais.

Caso as próximas pesquisas não identifiquem  mudanças em termos de migração de votos de Garotinho para Peregrino, Sérgio Cabral vai ter a reeleição mais fácil da história do terceiro maior colégio eleitoral do país.

Quanto ao Fernando, somente um peregrino.

Cláudio Andrade   


6 comentários:

Anônimo disse...

Hoje o Peregrino já está com 6% de intenção de votos. Aguarde a proxima pesquisa que irá surpreender a todos. Sinal disso? A globo voltou a atacar fortemente o Garotinho.

Anônimo disse...

Fernando Peregrino só tem 15 dias q lançou seu nome,o desgovernador cabral tem 4 anos fazendo politica com o dinheiro do estado,é a campanha mais cara do Brasil
GAROTINHO E PEREGRINO onde chegam é recebido com uma multidão
pode esperar q nas proximas pesquisa peregrino já estará com 8 a 10% a globo sabe disso e estão enventado coisas para confudir o eleitor.FERANDO PEREGRINO NELES

Anônimo disse...

SÓ SE FOR MESMO "FERANDO PEREGRINO"!!!!
ACHO QUE FICARIA MELHOR "FERRANDO PEREGRINO"...
ESSES(AS) "GAROTÓIDES" NÂO CRESCEM NUNCA!!!!!

Anônimo disse...

Peregrino tem que peregrinar muito. Sérgio Cabral não abre mão da vitória.

Anônimo disse...

Gente se o garotinho e o grupo dele perdeu a prefeitura de Campos quer mais oquê???????????
Perdeu mesmo, se ele pensa que Nahim vai ser pau mandado, ele tá muito enganado... já ferrou o irmão várias vezes.
Sonha com oquê?
Me poupe...

Anônimo disse...

Caro Cláudio,

A eleição mais tranquila no Estado foi a de 1990, quando Brizola foi eleito sem suar a camisa.

Só para registrar.

Abraços,
Avelino