terça-feira, 27 de julho de 2010

ESON BATISTA DIZ QUE A SUA PACIÊNCIA ESTÁ ESGOTANDO


"eu tenho um limite de tolerância"

"a questão é individual de Rogério e não expressa a vontade dos vereadores de oposição"

"ele extrapolou todos os limites apresentando outro parecer"

O médico Edson Batista concedeu entrevista ao "Programa de Olho na cidade" e fez as seguintes considerações:

"Procurei o Presidente da Câmara para evitar um desgaste e resolvemos fazer uma consulta conjunta ao judiciário.O poder consultado foi claro ao afirmar que a questão é interna da casa legislativa."

O secretário de governo de Rosinha disse "Acho que a questão é particular. Trata-se de um ato individual de Rogério Matoso e não uma orquestração da oposição."

Disse ainda: "Rogério criou um conflito ao ignorar um parecer da Procuradoria assinado por três advogados, dando apoio a outro vindo de fora."

Dr. Edson disse: "Quando ele diz que pode exonerar os procuradores, fico imaginando a situação de quem for entrar."

16 comentários:

Anônimo disse...

Dr Edson, o senhor é médico e dos bons,mas caldo de galinha não faz mal a ninguém ,tome LEXOTAM!

Anônimo disse...

Dr Edoson, sei que o senhor é merecedor de ocupar 1 cadeira,mas já que está a ponto de infartaar aqui na minha casa tem várias, dou-lhe 1, sente-se e relaxe

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

A coragem que o Edson Batista teve não é para qualquer. Não é memo. Ele e Roberto Henriques. Mas a turma do relativo não acha isso não.




Professor Claudio, eu escrevi sobre sua postagem do "Político e Pobreza". Um outro olhar sobre a coisa.
Dá uma olhadinha:
http://acridoce-oil.blogspot.com/2010/07/danieis-timoteos-que-deus-esta.html

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Quanto ao Edson Batista, quando não se pode dizer "nada de mal da conduta de um político",apela-se para "tudo".A ironia é a primeira da fila.

É isso, gente. Fazer a dieferença e nesse "mundão mau" não é para "qualquer um". Haja cadeiras de "amigos, muito amigos..."

Anônimo disse...

Qual a paciência que o Dr. Edson teve quando comprou um CD de 13 milhões de reais para um programa de saúde que o governo federal disponibiliza de graça?

Unknown disse...

Parabéns Dr. Edson Batista, homem guerreiro!

José Jardim disse...

Esse Rogério Matoso parecia ser uma promessa, mas agora já se mostra pior do que os que seus antecessores.

Carlos Augusto disse...

Caro Dr. Claudio Andrade,

É no mínimo estranho a má vontade com que o nobre e novato presidente interino do legislativo municipal vem tratando a questão da posse do médico e Secretário de Governo, Dr. Edson Batista. O que mais me intriga é fato do desrespeito a um parecer técnico da Procuradoria da Cãmara Municipal e a busca de um parecer com um advogado, que pode ser até muito competente, eu não o conheço, mas que não faz parte do corpo jurídico da Câmara, abrindo um precedente muito perigoso no poder legislativo ou mesmo no poder executivo, ou seja, se o parecer de uma procuradoria não agradar e não atender aos interesses do presidente da câmara ou do prefeito do município, simplesmente procura-se um advogado amigo e lhe solicita um parecer que lhe satisfaça e atenda aos seus anseios.
Seria mais sensato, já que ele insiste em desafiaa os seus procuradores, inclusive ameaçando de demissão, atender a sugestão do juiz eleitoral e levar essa decisão para o plenário, para que possa democraticamente ser resolvida essa questão, evitando assim, maior desgaste para a casa do povo.

Um abraço e quero dizer que sou leitor assíduo do seu blog,

Carlos Augusto Santiago
Centro

Anônimo disse...

Em sintética análise sobre o caso sub examen, inclino-me pelo que, data máxima vênia, parece-me óbvio. A quaestio beira o nível da física elementar (assim como dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, um corpo não pode ocupar dois espaços – cargos – ao mesmo tempo!).



Não há como exercer, simultaneamente, o cargo de chefe do executivo e de membro do legislativo, notadamente neste caso, de presidente do legislativo local. Haveria, em tese, nesta esdrúxula hipótese, uma espécie de delegação de atribuições, o que seria vedado entre os poderes, com base no art. 1º, § 2º da LOM.



A fixação do efetivo de Edis é matéria legal e de finalidade pública, eis que representam os interesses diretos da população. O art. 6º da LOM define, de forma lato senso, a composição do Legislativo. Assim, não é crível que uma “interpretação teleológica forçosa” venha a subverter aos Direito do Povo em sua representatividade legislativa.



Invocar o art. 15º, II c/c art. 16º, §2º, da LOM não tem aplicação legal à espécie, eis que o exercício do cargo de chefe do Executivo está alem da conceituação estrita de “missão temporária de interesse do Município”, alem de que a assunção do cargo é de obrigação legal, independente de autorização da Mesa Diretora do Legislativo.



Parece-nos, s.m.j., que a hipótese de assunção da vaga se amolda, por simetria legal, ao disposto no art. 56, inciso I e § 1º da CRFB/88, que dispõe:

Art. 56. Não perderá o mandato o Deputado ou Senador:

I - investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Território, Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital ou chefe de missão diplomática temporária;

§ 1º - O suplente será convocado nos casos de vaga, de investidura em funções previstas neste artigo ou de licença superior a cento e vinte dias.

Ora, a assunção do cargo público/político de prefeito municipal, por investidura judicial, proporciona a convocação do respectivo suplente, a fim de manter a representatividade legal do Legislativo, com composição nos termos do art. 29, IV da CRFB/88.



Cabe, ainda, sem a intenção de exaurir o tema, analisar os Direitos Políticos do suplente, eleito, com as condições de elegibilidade e pleno exercício dos Direitos Políticos, nos termos do art. 14, § 3º, II da CRFB/88, eis que o cidadão nesta conditio não pode ter obstado o direito a posse na vacância da edilidade, até porque não há lei expressa obstativa (art. 5º, II da CRFB/88)



Por derradeiro, o art. 71 do RI da Casa de Leis local se amolda mais ao caso em questão do que o óbice do art. 15º, II c/c art. 16º, §2º, da LOM.



Ex positis, tendo em vista a vacância na edilidade, por força da assunção pelo então Presidente do Legislativo do cargo de Prefeito Municipal, por decisão judicial, há de se convocar nos termos da LOM o suplente imediato, por ser Justo e Legal.

Cordialmente, com devido respeito as opiniões contrárias,

José Eduardo Pessanha - Advogado

Anônimo disse...

Acho muito interessante tantos elogios sobre o Doutor. Tudo bem, ele pode ser um bom médico, um bom sujeito, mas não é um bom político. Uma pessoa que se presta para papéis como o do PSF e muitos outros encargos que d.Rosinha o encomendou não pode ser respeitado como político independente compromissado com a lealdade e a verdade. Prejudicou uma imensidão de pessoas talvez gratuitamente em nome de uma "amizade"
Infelizmente doutor, não posso admirá-lo e nem desejar a sua presença na Câmara dos Vereadores.

Anônimo disse...

A MINHA PACIENCIA ACABOU TB SR. EDSON BATISTA, SOU APROVADO DO CONCURSO DO PSF, VIU COMO É SER INJUSTIÇADO NE? QUANDO O SR ENTROU COM A AÇÃO CONTRA O CONCURSO DO PSF NÃO PENSOU NA FRUSTRAÇÃO DOS APROVADOS QUE CONSEGUIRAM DIANTE DE UM CONCURSO ALTAMENTE CONCORRIDO A VITÓRIA DE SEREM APROVADOS...PARA DEPOIS, SIMPLESMENTE...SUSPENDE-LO SEM JUSTIFICATIVA PLAUSIVEL...É TRISTE, LAMENTÁVEL...

Anônimo disse...

Será q se o Édson Batista fosse da oposição, o Rogério Matoso estaria relutando tanto em dar posse a ele? Ou seria rápido como foi em dar posse a Ilsan Viana atropelando a autoridade do presidente da câmara?
"Quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela"!

Anônimo disse...

Pq quando as coisas dizem respeito aos outros... tem tanta indignação!

Quantas pessoas já foram prejudicadas dessa forma ou até pior...

Olhe para trás, veja quantas pessoas já fizeram mal.

Pombo Correio!
Tá sem paciência,tá?
Compra, no Mercado Municipal deve ter!

Anônimo disse...

Faz greve de fome... quem sabe não resolve.

Anônimo disse...

Dr. Edson é um ods políticos mais íntegros e coerentes que já tive a oportunidade de ver. Lamento que o novato Rogério Matoso não o esteja tratando com respeito, mais que isso, não esteja tratando a casa que está dirigindo com o respeito ás Leis que de lá são emanadas.
Esse rapaz é como a tartuga em cima do poste. Alguém colocou ela. Ela jamis teria capacidade de subir sozinha. Por isso nós temos obrigação de tirá-la de lá, pois definitivamente lá não é o seu lugar.Entendeu, Rogerinho Matoso?

Anônimo disse...

DR EDSON BATISTA,ENTRA NA JUSTICA E SENTA E ESPERA,IGUAL A NOS APROVADOS NO CONCURSO DO PSF,PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS E REFRESCO!