segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Inquéritos demoram o dobro de tempo quando os investigados são políticos



O jornal Folha de S. Paulo publicou na sua edição de domingo um levantamento sobre a demora nos processos e investigações de políticos. O levantamento confirmou o que a população já percebe ao acompanhar as notícias: os processos de políticos demoram muito mais do que o de pessoas sem o foro privilegiado.

A demora começa já na investigação por parte da Polícia Federal. Os investigadores levam normalmente um ano para finalizar um inquérito. Quando o investigado é um político, no entanto, esse processo consome o dobro de tempo.

Inquéritos que tiveram políticos brasileiros como alvo nos últimos anos demoraram mais tempo do que o normal para chegar a uma conclusão, e processos abertos pelo Supremo Tribunal Federal contra eles se arrastam há mais de dez anos sem definição, de acordo com um levantamento inédito feito pela Folha. O levantamento em 258 processos mostra que, além da grande quantidade de recursos prevista na legislação, os atrasos são provocados por falhas de juízes, procuradores e policiais.


Segundo o jornal, o senso comum sugere que a demora nos processos acontece porque políticos têm dinheiro para pagar bons advogados, mas os dados levantados mostram que o problema é outro: muitos processos simplesmente não avançam e há casos que são arquivados sem nenhum aprofundamento.

Blog O Filtro
Revista Época.

Nenhum comentário: