quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Higiene do ambiente doméstico

Drª. Elizabeth Tudesco

A casa deve ter, a principio, uma arquitetura que traga conforto e facilite o cumprimento de tarefas, inclusive à de abrigar e criar uma família bem como suprir todas as suas necessidades de seus habitantes. Atualmente com as mudanças climáticas devem-se levar em conta as características regionais e utilizar materiais que mantenham um conforto térmico e, ao mesmo tempo, não interfiram na ecologia e na sustentabilidade ambiental.

Limpeza da residência além da higiene do corpo espelha a maturidade do  indivíduo, por demonstrar que se é capaz de organizar e de cuidar racionalmente  do ambiente em que se vive. Os compartimentos da casa devem ser mantidos sem resíduos. Os sofás e poltronas devem ser forrados por materiais de fácil 
limpeza e que retenham pouca poeira doméstica. 

Carpetes e tapetes apesar de embelezar o ambiente devem ser evitados, mas quando presentes devem ser aspirados e limpos semanalmente com uma solução composta por um litro de  água com duas colheres de sopa de vinagre. Umedecer um pano limpo nesta solução, torcer bem para retirar o excesso de liquido e esfregar por toda a superfície, deixando secar em local arejado. 

O piso de ser, de preferência, de  material cerâmico vitrificado devendo ser limpo, (principalmente se residem pessoas com história de processos alérgicos respiratórios), pela varrição úmida utilizando-se dois panos úmidos, sendo um para varrer o ambiente e o segundo para realizar a limpeza propriamente dita. 

Restos de comida, cabelos, gordura e células deixadas pela epiderme humana alimentam os ácaros no ambiente doméstico; assim sendo esta limpeza do ambiente deve ser realizada diariamente, principalmente em locais que abrigam crianças e idosos pela facilidade de contraírem doenças e desenvolverem processos alérgicos.

O conforto para um bom descanso não depende só de como o quarto de dormir  está equipado, mas principalmente de que seja um ambiente limpo e isento de  insetos e parasitas. Um costume que é muito difícil de ser aceito no Brasil é a  telagem das janelas dos quartos. 

Não há nem por parte das indústrias nem por  parte dos órgãos governamentais interesse em produzir materiais adequados e  baratos para esse fim, o que seria extremamente útil no controle de doenças  transmitidas por insetos e que tem trazido tantos transtornos como a dengue.

Faz uma diferença enorme um quarto telado. A diferença está em não ser a  pessoa incomodada e atacada pelos mosquitos e outros insetos enquanto descansa ou dorme. Se o hábito fosse implantado, a mais modesta família não  teria dificuldade em adquirir um metro quadrado de tela e quatro sarrafos aproveitados de um caixote de madeira para telar a janela de sua moradia. Esta medida pode evitar doenças como filariose, dengue, malária e outras  transmitidas pelos mosquitos e insetos, além do conforto para dormir sem ser incomodado. Uma boa noite de sono é um santo remédio.

O banheiro deve estar sempre impecavelmente limpo e para tanto utilizar solução de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária), com poder altamente bactericida e de reduzir os vírus do ambiente. Nada contra os produtos perfumados, mas a primeira limpeza rigorosa com água e sabão e aplicação da água sanitária após, garantem uma desinfecção eficiente. A organização visual é importante e os objetos do ambiente devem ser mantidos em ordem. Escovas  de cabelo devem ser guardadas numa gaveta ou depósito fechado. 

A escova de cabelos deve estar absolutamente limpa, sem um único fio de cabelo. O mesmo se aplica aos pentes, que também precisam ser limpos dos resíduos da poeira oleosa que retiram dos cabelos. As escovas de cabelo e pentes devem ser lavados com água e sabão pelo menos uma vez por semana. O tubo de pasta dental e as escovas de dente devem estar sempre secos e guardados em potes específicos, limpos, ventilados e tampados ficando livres da possibilidade de 
contaminação.

Havendo uma banheira, esta precisa estar sempre rigorosamente limpa após seu uso utilizando-se uma esponja limpa e especifica para a banheira. Após a secagem e, diariamente, a banheira quando não estiver sendo utilizada deve-se passar um pano limpo e seco com álcool gel. O mesmo deve ser feito com a pia que não deve ficar com manchas de dentifrício e espuma seca de sabão, ou com fios de cabelo espalhados pela bacia. O sabonete também deve ser lavado após o uso, para não ficar com manchas de sujeira ou cabelos.

Banheiro não é o lugar ideal para se acumular roupa suja em cestos, pois facilitam o crescimento de bactérias e dão um odor desagradável ao ambiente.

Ao terminar de usar o banheiro, deve-se passar os olhos pelo ambiente e ver o que pode ser limpo ou reposto no lugar, e se as torneiras estão completamente fechadas para evitar o desperdício de água. Não esquecer de manter as tampas dos vasos sanitários abaixadas, principalmente quando se efetua o uso da 
descarga para evitar a dispersão de aerossóis contaminados por bactérias presentes no vaso sanitário. A lixeira utilizada no banheiro deve ser de pedal, preferentemente. 

Ao utilizar os banheiros públicos, as pessoas deveriam ter o mesmo cuidado e o mesmo respeito pelos outros que também irão usá-lo, tal como fazem em suas próprias casas. Mas a cidadania e a educação ambiental também precisam ser ensinadas, todos os dias, nas casas e nas escolas e utilizadas, todos os dias, em prol da saúde e do bem estar de todos na comunidade

2 comentários:

Anônimo disse...

Em resultado divulgado pelo INEP, as escolas de Campos no ENEM.

Entre as 16.226 escolas de todo o Brasil, o ranking:
01-CENSA- 392º lugar
02-ANGLO- 627º lugar
03-ALPHA- 637º lugar
04-PRO-UNI-1206º lugar
05-CEFA - 1967º lugar
06-BATISTA-2080º lugar

Em resultado divulgado pelo INEP, em 12/09/2011, as escolas de Campos no ENEM.

Anônimo disse...

Parabéns a Dra Beth Tudesco, Dra, a senhora é tudo de bom!
Vera Lúcia Gama Cardoso