domingo, 22 de maio de 2011

MESTRADOS E DOUTORADOS FEITOS NO EXTERIOR PRECISAM SER CHANCELADOS NO BRASIL


No sentido oposto ao das expectativas de quem acreditava que curso de mestrado e de doutorado feitos no exterior teriam aprovação automática no Brasil, o Superior Tribunal de Justiça vem decidindo justamente o oposto. 
Esse tipo de certificado, obtido nos países que integram o Mercosul por brasileiro, deve necessariamente ser revalidado em território nacional.
Uma decisão recente da 2ª Turma do STJ, por exemplo, leva em conta que o diploma, para ser aceito, tem que seguir o rito previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei 9.394, de 1996. O colegiado negou pedido de um professor universitário que, tendo concluído o mestrado no Paraguai, tentava passar de auxiliar para assistente.
O professor alegava que a existência do “Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do Mercosul”, que prevê a validação automática, seria suficiente para fazer valer o curso no Brasil.
Para o colegiado, os dois decretos que ratificaram o acordo não afastam as disposições da Lei de Diretrizes e Bases.

De acordo com o artigo 48, “os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. As informações são do Conjur.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cadê a história de amor proibida?Destes para prometeres coisas e não cumpristes.ba tchê,que é isso?

Anônimo disse...

voçês tem acompanhado a novela MORDE E ASSOPRA, tem um personagem que se passa por médico ou enfermeira tecnica, dizem que ele ou ela comprou o diploma na REGIÃO SERRANA em 1999 e 2008 renovou o COREN. Esta pessoa tá metida tem até carimbo, receituário e até teve progeto na prefeitura de DINOCITE.
Uma pergunta: será que alguem teria coragem de aplicar este crime aqui em CAMPOS??? se eu souber denucio na POLÍCIA. HAAA SE DENUCIO!!!!