segunda-feira, 6 de abril de 2009

A GUARDA MUNICIPAL...

Tenho feito algumas postagens acerca da guarda municipal de Campos. Quero deixar claro que as críticas não são generalizadas. Possuem o intuito de lutar pela sua melhoria.

Muitos dizem que a guarda municipal tem como função típica a proteção do patrimônio público. Se a referida máxima fosse verdadeira, qual seria o motivo de assistirmos diversas viaturas da guarda fazendo ronda onde não existem prédios públicos?

Acho que a guarda desarmada leva desvantagem caso esteja em confronto com bandidos armados. Entretanto, a omissão que me refiro se traduz na falta de vontade que muitos possuem, em atender a sociedade, em momentos de necessidade que estão, em tese, fora da sua competência.

O Jardim do Liceu e a Praça da República são locais que deveriam ter uma atenção diária da guarda municipal, entretanto, isso não ocorre e cabe a nós, munícipes, alertarmos nossos governantes.

Trata-se de uma questão de segurança....

Cláudio Andrade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você ACHA, que a Guarda desarmada, leva desvantagem em confrontos com bandidos armados, é brincadeira!!!!!
Outra coisa, o fato de um carro da GM, passar em determinado local, não significa fazer ronda.
Você está cobrando da instituição errada. A PM só aparece depois do ocorrido e naturalmente faz buscas...e nada encontra.
Bandido em Campos não repeita mas PM, imagine um Guarda desarmado.

Anônimo disse...

Dr. Cláudio, no post anterior o Senhor foi maldoso e é bacana da sua parte, mesmo sem reconhecer publicamente, fazer um novo post "assoprando" o assunto.
A Guarda é desarmada, não tem treinamento e tem como objetivo principal a defesa do patrimônio público.
A multa, não deveria ser motivo de reclamação de nenhum munícipe de bem, já que é de conhecimento geral as barbaridades feitas pela maioria dos motoristas e pilotos de Campos e a falta de respeito com os demais.

Sérgio Provisano disse...

Caro Cláudio Andrade

A função da Guarda Civil Municipal é zelar pela integridade do patrimônio público municipal.

Existe uma corrente que defende que a mesma possa ter porte de arma o que eu acho um absurdo, policiamento armado basta a polícia civil e a militar, que possuem uma academia para a formação dos profissionais garantidores da ordem pública.

Não é função dos guardas municipais o combate ao crime organizado, até porque a formação deles não é voltada para isso.

Quem deve fazer o policiamento nesses locais é a PM, mas como fazê-lo se a mesma não possui viaturas suficientes em boas condições para cobrir a imensa área territorial do município (temos cerca de 4.500 km² de área) e nem efetivo em número suficiente?

Concordo que esses locais citados além de outros deveriam ser melhor policiados, policiamento ostensivo faz-se necessário, mas acaba esbarrando nas dificuldades acima mencionadas.

Temos que cobrar é das autoridades de segurança mais empenho na sua atuação, da Guarda Municipal, temos que cobrar que atuem em sua função precípua que é a de zelar pelo patrimônio público. E só.