quarta-feira, 8 de abril de 2009

O SONO DA GUERRILHEIRA OU SERIA GUERREIRA?

9 comentários:

Anônimo disse...

O sono do anjo e orgulho campista.

Leonel disse...

Como é que ela consegue dormir tranquila com o curriculo que tem.
Veja abaixo:

15/12/67 – Assassinado em São Paulo o bancário OSIRIS MOTTA MARCONDES, durante assalto ao Banco Mercantil.

25/06/67 – Mortos por atentado à bomba, no aeroporto de Guararapes, em Recife, o jornalista EDSON REGIS DE CARVALHO e o Almirante NELSON GOMES FERNANDES.

26/06/68 – Morto em S. Paulo, estraçalhado pela explosão de um carro-bomba lançado contra um quartel do Exército, o soldado MÁRIO KOZEL FILHO, que estava de sentinela.

20/08/68 – Assassinado a tiros, quando de sentinela, o soldado da PMSP, ANTONIO CARLOS JERRERY.

07/09/68 – Assassinado em São Paulo, por terroristas, o soldado da PMSP, EDUARDO CUSTÓDIO DE SOUZA, quando de sentinela no DEOPS/SP.

12/10/68 – Assassinado no portão de sua residência, em SP, diante de seus filhos e esposa, com rajadas de metralhadora, por terroristas da VPR, o capitão do Exército dos Estados Unidos, CHARLES CHANDLER.

07/03/69 – Morto por terroristas, em S. Paulo, o investigador de polícia, JOSÉ DE CARVALHO, durante assalto ao União de Bancos Brasileiros.

09/05/69 – Assassinado por terroristas, durante um assalto ao Banco Itaú, SP, o guarda civil, ORLANDO PINTO SARAIVA.

04/06/69 – Morto por terroristas, durante um assalto ao Banco Tozan, o soldado da PMSP, BOAVENTURA RODRIGUES DA SILVA.

14/04/69 – Morto em SP, por terroristas que assaltaram o Banco Francês e Italiano, o bancário FRANCISCO PINTO DA SILVA.

31/03/69 – Morto no Rio de Janeiro, por terroristas que assaltaram o Banco Andrade Arnaud, o comerciante MANOEL DA SILVA DUTRA.

12/07/69 – Assassinado por terroristas (por engano, queriam matar um capitão boliviano) no Rio de Janeiro, o major do Exército da Alemanha Ocidental, ERNEST VON WESTERNHAGEN.

29/08/69 – Morto no Rio de Janeiro, o gerente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, JOSÉ SANTA MARIA, quando terroristas assaltaram o seu estabelecimento.

04/10/69 – Morto por terroristas o guarda particular, EUCLIDES DE PAIVA CERQUEIRA, durante assalto ao carro transportador de dinheiro do Banco Irmãos Guimarães.

04/03/69– Seqüestrado no Rio de Janeiro o Embaixador dos Estados Unidos.

15/07/70 – Morto em São Paulo, por terroristas, o guarda de segurança ISIDORO ZAMBOZDI, durante assalto à loja MAPPIN.

19/08/70 – Assassinado no Rio de Janeiro o guarda particular, VAGNER LUCIANO V. DA SILLVA, durante assalto ao BNMG.

11/05/70 – Morto a coronhadas de fuzil, em SP, o tenente da PMSP, ALBERTO MENDES JUNIOR.

11/03/70 – Seqüestrado em São Paulo o cônsul-geral do Japão.

11/06/70 – Morto o agente da PF, IRLANDO DE SOUZA RÉGIS, durante o seqüestro do Embaixador da Alemanha Ocidental, no Rio de Janeiro.

14/09/70 – Assassinado em S. Paulo, o motorista BERTOLINO FERREIRA DA SILVA, durante assalto ao carro pagador da BRINK’S.

27/10/70 – Morto com um tiro na nuca, pelo terrorista que ele conduzia preso, o sargento da Aeronáutica, VALDER XAVIER DE LIMA.

07/12/70 – Morto no Rio de Janeiro, durante o seqüestro do embaixador da Suiça, o segurança, HÉLIO CARVALHO DE ARAUJO.

03/04/71 – Morto no Rio de Janeiro, por terroristas, o major do Exército, JOSÉ JÚLIO TOJA MARTINEZ.

15/04/71 – Assassinado em São Paulo, o Presidente da ULTRAGAS, Sr. HENNING ALBERTO BOISSEN.

02/09/71 – Mortos durante assalto à Casa de Saúde Dr. Eiras, no Rio de Janeiro, os guardas de segurança, GAUDÊNCIO JAIME DOLLE, SILVANO AMANCIO DOS SANTOS E DEMERVAL FERREIRA DOS SANTOS.

05/02/72 – Assassinado a tiros de metralhadora o marinheiro inglês (19 anos), DAVID CUTHBERG, por "pertencer a um país imperialista".

12/03/72 – Morto em São Paulo, durante assalto à Fábrica de Bebidas Charel, o Coronel, reformado, do Exército, ANIBAL FIGUEIREDO DE ALBUQUERQUE.

01/02/73 – Morto em São Paulo, no bar de sua propriedade, o civil, MANOEL HENRIQUE DE OLIVEIRA, porque foi julgado "dedo duro", pelos terroristas.

Anônimo disse...

Quem o anônimo das 11:07 pensa que é esta "senhora" ???

a hiena disse...

Porque você, Leonel, deve ser daqueles que gostaria que até hoje a ditadura ainda tivesse em vigor, que o AI-5 ainda não tivesse sido revogado e que a democracia não estivesse tão fortalecida e o povo, apesar dos equívocos, não pudesse se manifestar.

Flavia D'Angelo disse...

Equívocos???Quer dizer que os meios justificam o fim??Não entendí sua colocação.Podemos ser contra a ditadura, mas matar em nome disso pode???

Leonel disse...

Hiena, talvez o seu pseudônimo tenha a ver com a realidade sua e da maioria dos brasileiros atualmente: Comem fezes e dão risadas das palhaçadas do apedeuta presidente.
Não gostaria de ver nada daquilo que você insinuou. Gostaria é que a justiça fosse feita. Lugar de ladrões, terroristas, torturadores e assassinos, sejam militares ou civis, é na cadeia.
Ou você é um beneficiado de alguma "bolsa esmola, ou mama nas têtas fartas do govêrno, ou é mais um fanatico pelo Lula ou é abestalhado mesmo. Os fatos estão ai para quem quiser ver. Uma quadrilha saqueando o pais diariamente. Nada escapa da gula destes facionaras.
O passado não pode ser mudado. A Dilma e estes petistas são criminosos que se aproveitam da ignorância e ingenuidade da população.
Um dia isto tem que acabar. Se dependesse de mim, seria hoje, agora, já.

Unknown disse...

Dilma é filha de Peter Rousév, um búlgaro de olhos azuis que, no Brasil, mudou seu nome para Pedro Rousseff. Era advogado, mas ganhou dinheiro com obras na Siderúrgica Mannesmann.

Foi casada com Cláudio Galeno Linhares, hoje com 67 anos. Na época, Galeno pertencia ao Grupo Colina e defendia a luta armada. Aprendeu a fazer bomba na farmácia do pai.

Cláudio Galeno Linhares serviu o Exército por três anos e, em l962, entrou na Polop. O golpe militar o pegou no Rio de Janeiro, enfiado até o pescoço na sublevação dos marinheiros. Foi um dos presos mantido no porta-aviões Minas Gerais e, depois, por cinco meses no presídio da ilha das Cobras. No fim do ano obteve um habeas corpus, foi solto e voltou a Belo Horizonte. Trabalhou como repórter na sucursal do jornal Última Hora. Seu chefe era Guido Rocha, um dos principais líderes da Polop, que conhecera na cadeia. Pelo jeito o regime militar, ao menos naquele período, era bastante frouxo, em se tratando de um governo ditatorial, do contrário um preso político jamais se tornaria repórter de um jornal lido nas maiores capitais do país.

Após o assalto ao Banco da Lavoura de Sabará, o cerco começou a apertar. Dilma e Galeno começaram a tomar mais cuidado e passaram a dormir cada noite em um lugar diferente. Uma de suas providências foi dar fim aos documentos que os pudessem ligar ao Colina que, mais tarde, se uniu a um outro grupo, o Vanguarda Popular de Palmares-VPR.

O assalto à casa da amante de Adhemar de Barros, em 18 de julho de l969, foi a mais espetacular e a mais rendosa de toda a luta armada: o roubo de 2,5 milhões de dólares.

E esta fortuna ? Em que bolso foi "investida" ?

a hiena disse...

Centauro, Leonel e Flávia, agora vocês me contem a do gato. Faltou vocês dizerem que o Comunismo mata criancinhas para comer e com as suas sobras, faz sabão em barra.Leonel contou algumas vítimas da luta armada. E as milhares de vidas que sumiram no oceano, seja de avião ou navio. Esse grupo que recorreu às armas só pegaram nelas porque houve o golpe. Tiveram coragem para estar do outro lado, enquanto vocês parecem que estiveram à sombra acizentada do período de chumbo. Muito cômodo, cama quentinha, comidinha na hora, o convívio dá família enquanto a cladestinidade era o ombro amigo a amparar aqueles que se revoltaram. A ditarua levou em torne de 24 anos, mesmo com a insurreição. Imagine se ninguém reage. Estariam até hoje. Centauro, você cita a fortuna que levaram da casa da amante da amante do Ademar de Barros, qual o origem dela. Se na casa da amante tinha isso tudo, imagine nos bancos e na sua própria casa. Realmente a elite tem dificuldade em dividir o espaço com o povão. Afinal, quem vai limpar seus quintais e limpar seus banheiros. Deixa essa merda de ditadura de lado, não mexam nessa ferida, deixem os mortos vivos descansarem em paz.

Leonel disse...

Hiena, não aprovo ditaduras, quer de direita ou de esquerda. Acredito que a democracia e o capitalismo são os melhores sistemas para dignificar o ser humano.
No entanto, relembrando aqueles anos e até mesmo antes de 1964, posso afirmar sem titubear e sem sombra de dúvida, que sim. Tenho saudades daqueles tempos, e todos os que viveram aquela época hão de concordar comigo.
Era uma época em que eu podia ir a qualquer ponto da cidade sem receito de ser assaltado.
Era um tempo em que o trabalhador foi valorizado. Criou-se o Sistema Financeiro da Habitação que possibilitou ao trabalhador adquirir a tão sonhada casa própria a juros baixos e longo financiamento, 25 a 30 anos.
Foi quanto se criou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Garantiu ao trabalhador uma poupança para a aposentadoria ou aquisição da casa própria, que antes era quase que impossível para ser adquirida.
Foi o tempo das grandes obras, preparando o Brasil para o desenvolvimento. Foi quando se construíram as grandes usinas hidrelétricas, como Itaipú. Quando se desenvolveu a tecnologia da energia nuclear para produção de energia como Angra I.
Nesta época também a Petrobrás desenvolveu a tecnologia para exploração de Petróleo em águas profundas, que hoje possibilita-nos a sonhar com a exploração do pré-sal.
A industria nacional se consolidou abrindo as portas de milhões de empregos. Foi quando o salário real aumentou.
Era uma época de baixos juros.
Foi quando o Brasil consolidou a Amazônia como território nacional e estabeleceu lá sua soberania.
Era uma época em que as pessoas que atualmente nos governam e saqueiam os cofres públicos estavam tentando instituir no Brasil uma ditadura sanguinária de esquerda e encontravam forte resistência do povo.

Infelizmente, hoje em dia os jovens, que não conheceram aquela época, não dão o devido valor ao tratamento digno do trabalhador, do contribuinte. Não sabem o que é ética e honestidade na política.
Não tenho saudades dos atos terroristas que ceifaram tantas vidas inocentes, como não tenho saudades dos excessos praticados pelos militares, que provavelmente Tarso Genro classificaria como arroubo, tal e qual fez com os crimes cometidos pelo MST.
Este meu pensamento é apolítico. Apenas relato o que acontecia na época do governo militar. Não era perfeito, mas era bem melhor que o de hoje.