quarta-feira, 8 de abril de 2009

'DE OLHO' NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA.

Uma pessoa foi detida e seis academias foram interditadas nesta quarta-feira (8) durante uma operação do Ministério Público em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Durante a operação Malhação Legal outras duas academias foram fechadas parcialmente. O homem foi detido por exercício ilegal da profissão - como professor de educação física.

A ação contou com o apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Niterói, em conjunto com o Conselho Federal de Educação Física (Confef), com a Delegacia de Defesa do Consumidor e com a Vigilância Sanitária municipal. A operação aconteceu no Fonseca, Ingá, São Domingos, Icaraí, Pendotiba e na Região Oceânica.

O titular da Promotoria de Defesa do Consumidor, Augusto Vianna Lopes, informou que as irregularidades mais frequentes tinham a ver com as condições de segurança e higiene e com a documentação. Lopes acrescentou que a operação faz parte de um trabalho permanente, desenvolvido pelo Confef, com o apoio dos Ministérios Públicos estaduais.

Segundo o promotor, não são apenas nos bairros de menor poder aquisitivo que funcionam academias em condições irregulares e até mesmo clandestinas. Algumas academias nessas condições foram encontradas em áreas nobres, como em Icaraí.

Observação do Blog.

Entendo que as ações nas academias não dever ser resumidas apenas à fiscalização dos professores, segurança e higiene. Um ponto importante é fiscalizar as vendas de anabolizantes. Em diversas academias pelo país há indícios de venda ilegal de anabolizantes que, em diversas vezes matam ou causam danos irreparáveis aos consumidores.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: