quinta-feira, 9 de abril de 2009

II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA.

A prefeita Rosinha Garotinho deve abrir o II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, dia 17 próximo, no Trianon. O encontro prosseguirá até o dia 20, com cursos, concursos, oficinas e palestras relacionados ao tema nas dependências do IFF (Cefet).

O evento é uma realização do Clube de Astronomia Louis Cruls em parceria com a prefeitura de Campos, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o Instituto Federal Fluminense, o CNPq, o MEC, a ong Astrônomos Sem Fronteiras, o Programa Unawe (Universe Awareness) e o ICRA/CBPF (Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica.

Estarão presentes neste segundo encontro astronautas, astrônomos e astrofísicos de diversos países, como o Irã, o Paquistão, os Emirados Árabes, Índia, Estados Unidos da América, Cuba, Uruguai e Bolívia, além de brasileiros de diversos estados, entre os quais o astronauta Marcos Pontes, e os astrônomos Ronaldo de Freitas Mourão e Marcomedes Rangel, do Observatório Nacional.

Centenas de estudantes e professores de diversas regiões já se inscreveram para os cursos e oficinas, inclusive a de confecção de um foguete à base dágua com garrafa peti, que sobe a 30 metros. Os cursos incluem programas que podem ser implantados em escolas para todas as séries do ensino fundamental.

Segundo Marcelo Oliveira, do Clube de Astronomia, “os professores terão a oportunidade de conhecer formas interessantes de ensinar física e astronomia que agradam os alunos, tornando muito mais dinâmicas suas aulas”. Já os interessados nas experiências dos astronautas e dos especialistas em astronáutica e astrofísica terão a oportunidade de participar de palestras e debates sobre o que ocorre hoje, nessa área, em grande parte do mundo.

O presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, diz que muitos dos visitantes estarão no Brasil pela primeira vez e não falam inglês. Por isso está providenciando aparelhos para tradução simultânea, além dos intérpretes, que traduzirão não só as palestras (a da iraniana Anousheh Ansari será no Trianon, dia 17), mas também mediarão as entrevistas.

Nenhum comentário: