sexta-feira, 10 de abril de 2009

O COMPROMISSO SOCIAL DO ADVOGADO.

A minha candidatura à Presidência da OAB tem sido muito bem recebida pela classe, bem como pela sociedade. Tenho aprendido muito com os advogados mais experientes e sei muito bem que faremos um belo papel durante o processo eleitoral. A vitória nas eleições é um outro capítulo.

Quero discorrer acerca de uma questão que para mim é de extremo valor: o papel social do advogado. Acredito que não exista na face da terra uma profissão mais importante do que a advocacia. Me desculpe as demais.

Por acreditar nisso, entendo que a função do advogado vai muito mais além. Ela ultrapassa os limites forenses e aliá-se à sociedade, mais precisamente aos seus problemas. Trata-se de um dever social do profissional do Direito.

Confesso a vocês que não nasci para ser um advogado somente de Forum. Quero contribuir com a minha classe e também com a minha sociedade. Não me refiro à pretenções partidárias, até porque não as tenho e sim, ao dever do advogado de estar sempre inserido nos acontecimentos que alteram nosso cotidiano.

Não consigo 'fechar os olhos' para os problemas sociais de minha cidade. Não acho normal o alto índice de desemprego, o vergonhoso número de homicídios, os problemas crônicos de segurança existentes em locais públicos, bem como a nefasta chegada do crack em nossa cidade.

Advogado é para advogar e para representar a sociedade nos seus inúmeros desafios. A labuta diária do profissional de direito é apenas a sua função típica, ao passo que estender seus conhecimentos e sua obstinação aos problemas da soceidade é questão de patriotismo.

Algumas pessoas me criticam por participar de assuntos que não condizem de forma direta com a advocacia. Para esses críticos de plantão deixo um educado recado: nunca abandonarei a minha veia social, pois entendo que a profissão que escolhi e que amo, não deve ser apenas a ponte entre a parte e o Estado. Ela é a solução representativa; uma força profissional que deve ser representada por advogados nobres e ávidos por justiça jurídica e social.

Quando ocupamos certos espaços recebemos algumas críticas. Trata-se de um efeito natural, mas, o que não pode acontecer é deixarmos a 'chama' do poder de indgnação apagar. Esse é o sonho de muitos e que devemos repudiar de pronto.

Uma boa páscoa para todos e que Deus na sua infinita bondade nos proteja.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: