Bem, sou advogado militante e professor universitário há sete anos. Ministro aulas em uma tradicional universidade de nossa cidade, compromissada em formar profissionais para o exercício da profissão de advogado.
Caso os alunos, no transcorrer do curso ou ao final dele, optem pelo concurso público, devemos respeitar. Estarão utilizando, ao meu sentir, o curso de Direito para outra finalidade.
A profissão de advogado é a mais importante do cenário nacional. Profissionais pouco preparados existem em todas as áreas, inclusive na magistratura. O fato de os candidatos à magistratura realizarem uma prova difícil -de até cinco fases- não os colocam em um patamar mais elevado em detrimento aos advogados.
Os ilustres causídicos, além de cursarem o mesmo tempo de faculdade dos magistrados -mínimo de cinco anos- têm por obrigação uma atualização constante. São os advogados que estão na ponta do conflito. Eles recebem os reclames populares e os convertem em Direito, quando isso é pertinente e legal.
Devemos de uma vez por todas entender que as profissões de advogado e de magistrado são nobres, mas cumprem papéis díspares no cenário jurídico. O advogado faz a delicada 'ponte' que liga o Direito postulado à resposta estatal.
As faculdades de Direito têm a responsabilidade de apresentar ao cenário social homens e mulheres com o propósito de defender e de lutar pelos direitos da sociedade; propósito esse chancelado por meio da aprovação no Exame da OAB.
Ser um magistrado é algo louvável. Entretanto, não há que se cogitar que o despreparo técnico de alguns operadores do Direito seja exclusividade do advogado. Não o é!
Advogados, Juízes, Promotores, Defensores e todos os serventuários que compõem a máquina judiciária são passíveis de erros e quanto a isso não restam dúvidas. Lembrem-se: qualificação para todos e respeito também! Afinal, somos todos passíveis de erros!
Cláudio Andrade.
Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário de hoje dia 22/01/09.
Um comentário:
ISSO AÍ CLÁUDIO!
OS MAGISTRADOS SE ACHAM
E PENASAM Q SABEM MTO
MAS NÃO É BEM ASSIM
TEM ADVOGADOS MAIS PREPARADOS E Q DÃO AULAS MELHORES QUE OS PROMOTORES, DEFENSORES..
VC ESTÁ CORRETÍSSIMO
É GRATIFICANTE SABER O QTO VC DEFENDE NOSSA CLASSE DE ADVOGADOS
QUER SABER?
É POR ISSO Q VOTO EM VC P PRESIDENCIA DA OAB
Postar um comentário