segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA DEVE TER 100% DE SANEAMENTO BÁSICO.


Técnicos de uma empresa de consultoria que presta serviço ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e atende a secretaria de estado do Ambiente estiveram recentemente em São João da Barra, para dar início a um levantamento para implantação de um sistema de saneamento básico em todo o município. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, esse levantamento se deve, ainda, devido ao positivo encontro que a prefeita Carla Machado teve com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O levantamento, encomendado pelo governo fluminense, tem previsão de ser iniciado até o final de janeiro, e deverá ser concluído em um prazo aproximado de dois meses, segundo o diretor da Conen Consultoria, Ernane Costa. Ele explicou que o primeiro passo é a parte técnica e de conceituação, depois projetos executivos e finalmente a construção. O recurso para o programa de saneamento básico é proveniente do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Os recursos do Fecam são oriundos, dentre outros, de 5% dos royalties do petróleo, atribuídos ao Estado do Rio de Janeiro, bem como do resultado de multas administrativas aplicadas e condenações judiciais por irregularidade constatadas pelos órgãos fiscalizadores do meio ambiente. A prefeita também esteve com a secretária de estado do Ambiente, Marilene Ramos. "Tanto o ministro Minc quanto a secretária Marilene têm demonstrado muita boa vontade com o nosso município", observa Carla.

Nenhum comentário: