terça-feira, 20 de janeiro de 2009

POSSE DE OBAMA: GRANDE ESQUEMA DE SEGURANÇA.

Uma operação de segurança sem precedentes está em andamento em Washington e em volta da cidade para a posse de Barack Obama como primeiro presidente negro dos Estados Unidos, na terça-feira.

Seguem alguns dados e números relativos às medidas que estão sendo tomadas:

* O Departamento de Segurança Interna diz que não há ameaça digna de crédito de um ataque, mas que está preparado para uma grande gama de catástrofes potenciais, incluindo um ataque com armas químicas.

* O Serviço Secreto, responsável pela proteção do presidente, está supervisionando os preparativos de segurança. O diretor Mark Sullivan, veterano de 25 anos no Serviço Secreto, diz que a posse presidencial desta terça-feira é o maior evento do qual já participou.

* Cerca de 4.000 policiais de Washington estarão em ação, ao lado de 4.000 provenientes de outros 96 departamentos policiais de várias partes do país. Estarão a postos também integrantes do Serviço Secreto, do FBI e da Polícia do Capitólio.

* Um total de 32 mil militares estará trabalhando no dia ou de prontidão.

* As medidas de segurança adotadas incluem patrulhas aéreas intensificadas sobre a capital e os rios que margeiam Washington, o fechamento de pontes e o fechamento de grande parte do centro da cidade à passagem de veículos.

* O Serviço Secreto criou uma limusine presidencial blindada especial, com dispositivos dos mais modernos, que Obama usará durante sua presidência. O projeto do veículo é um segredo guardado a sete chaves, mas é provável que o veículo seja resistente a ataques com bombas ou substâncias químicas.

* Cada uma das centenas de milhares de pessoas que devem lotar o percurso entre a Casa Branca e o Capitólio será sujeita a revistas de segurança, assim como as 240 mil pessoas que vão assistir à cerimônia de posse.

Fonte- Reuters.

Nenhum comentário: