quinta-feira, 21 de agosto de 2008

LEGAL SIM; FESTIVO NÃO.

Com certeza, a dispensa da Prefeitura Municipal de Campos de cerca de seis mil contratados tomou contornos pessoais e consolidou-se como um drama pessoal, social e administrativo. Não nos restam dúvidas de que o concurso público é o caminho mais legítimo para o ingresso na Administração Pública; entretanto, não podemos considerar os atos de dispensa como um marco ou mesmo, como o início de uma nova era.
A situação é a pior possível e nenhum candidato a prefeito, até o presente momento, manifestou-se a respeito tampouco apresentou uma solução. Espero que Deus ajude os escolhidos. Quanto aos direitos, a Justiça deve ser o caminho seguido.
A minha preocupação com o reflexo das dispensas deve-se ao seguinte fato: o foco está sendo desviado! Parece-nos que os contratados são os vilões desse processo. Não são! Grande parte deles foi capitaneada devido às suas necessidades, seus baixos níveis de escolaridade e pela resistência histórica que possuem os chefes do Executivo em organizar concursos públicos.
Estou solidário aos dispensados por questão humanitária. É inadmissível analisar a questão apenas aos ‘olhos’ da legislação.
Certas decisões judiciais têm reflexos sociais enormes com conseqüências dramáticas. Quando os funcionários do PSF foram dispensados, muitos se manifestaram em defesa dos acamados e a própria Administração Municipal argüiu, em matéria de defesa, o impacto social a fim de retornar os serviços.
Ao meu sentir, o problema agora é o mesmo, se não for de maior gravidade. A perda de um emprego é algo profundamente triste e que gera efeitos diretos na saúde, na vida financeira e no próprio convívio familiar.
Louvar a decisão judicial e congratular a Administração Pública pelo seu cumprimento é balela. Precisamos nos mobilizar para buscarmos uma forma de equacionar esse débito social que se desponta, pois os efeitos das dispensas já deságuam no comércio, na saúde, nos bancos escolares e no íntimo familiar de todos.
Responsabilizar a Prefeitura é discurso de político. Nossa cidade é pobre e a grande prova disso é grande parte de nossos munícipes dependerem dos cofres municipais para sobreviverem. Isto é falência social!
Sou totalmente favorável ao concurso público mesmo sabendo que o próximo prefeito não realizará nenhum pelo menos nos dois primeiros anos de gestão (opinião minha). Agora: não me peçam para ser insensível e fechar os meus olhos para tanta tristeza. Tenho certeza de que todos que lerem este artigo conhecem alguém que, nesse momento, sofre por não fazer parte dos quadros funcionais e sim, das estatísticas de desemprego. Por isso, legal sim; festivo não!!!

Artigo de minha autoria publicado hoje no jornal o Diário. (quinta-feira)



7 comentários:

xacal disse...

Caríssimo e ponderado Cláudio,

Sentimentos pessoais não se discutem.

Tens todo o direito de não se comprazer com o sofrimento alheio, aliás, só os sádicos o fazem.

Mas gostaria apenas de um reparo na questão do foco, que você brilhantemente apurou em seu ótimo texto.

Assim como a responsabilidade não deve ser atribuída em sua totalidade aos contratados, também não cabe isentá-los completamente...

Por mais hipossuficientes que sejam, ainda são capazes (legal e moralmente falando) de entender as consuqüências dos seus atos. Sabem que é ilegal o emprego público sem concurso, e que precário era seu vínculo.

Sabem que a indicação para a vaga que deveria ser de um concursado implica em apoio e voto aos seus "padrinhos", e pelo visto cumpriram sua parte, haja vista, que os "donos do poder" se revezaram durante 20 anos na planície...

Então não há vítimas...
É uma questão social, sim é...mas também é um problema social o garoto que opta por traficar drogas para auferir meios para sobreviver...

No entanto, resta-nos aplicar a lei, para que em última instância a impunidade não se reverta em incentivos àqueles que se mantêm na legalidade...

Por outro lado, creio que há o que se comemorar, e não é a tragédia pessoal de cada contratado/cúmplice...

Comemoremos a legalidade, a possibilidade de concurso público, o fim do uso da máquina pública para fabricar líderes, etc, etc.

Há sim o que comemora, embora respeite o seu direito de solidarizar com quem deverá rertornar ao mundo "real" e procurar emprego como qualquer um que não tenha bons padrinhos...

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o ¨xacal¨.Quando o emprego vem por troca de voto, este está BEM consciente que pode perder a qualquer momento.Não desejo que nenhum chefe de família passe necessidade,a questão não é essa,mas também existem chefes de família que por não ter conhecidos está desempregado.O concurso dá oportunidade para todos.

Anônimo disse...

Claudio, obviamente há pessoas sérias entre os contratados, mas também existem muitos "vendidos".

A gente sabe que a disputa pela PMCG esta acirrada, em diversos setores isso é perceptivel, agora analise os contratados, pergunte a amigos seus contratados pela PMCG, é impressionante como tendem para Arnaldo e isso não é coincidência nem justificado por nenhuma proposta de Arnaldo para servidores públicos ou algo que fez por eles no passado.
Fiz minha pesquisa pessoal, dentre todas pessoas que sei que são contratados da PMCG, quando questionadas sobre as eleições municipais, na lata dizem que votarão em Arnaldo.

O que justifica essa "simpatia" que faz contratado ir nas ruas pedir voto pra Arnaldo é que ele foi um dos responsáveis por abrir a porta dos fundos da PMCG pra essa turma, e se isso não acontecesse em 2004 Feijó poderia ter sido eleito.


Arnaldo esta dizendo em seus comícios que se os contratados forem demitidos ele os colocará de volta, e irá ampliar o número dos contratados seriam mais 5000.
Esses contratados tornam injusto o pleito hoje, assim como fizeram em 2004 e 2006. E estão a serviço de Arnaldo Vianna, por isso que o mesmo tem interesse em manter essa turma da boquinha na PMCG.


Rosinha esta falando em concurso público, ela percebe que esses contratados estão comprometidos com Arnaldo, por isso vale mais ela falar de concurso público pra atrair votos de uma classe média não comprometida com a máquina

Anônimo disse...

Parabéns mais uma vez a Xacal, pelo excelente exemplo com o jovem infrator...não aguento mais ver esse dramalhão sobre contratados...temos quase 500.000 habitantes e por causa de 6000 vamos parar. Isso nos mostra de forma clara a incopetência de gestores que atuam até hj em nossa cidade. Fui contratada mas a convite pelo serviço que prestei como estagiária em um Programa de Saúde, pelos projetos que desenvolví e pelo amor e dedicação que sempre adotei em minha profissão. Mas estudava como louca para concursos. Hj sou concursada, pois conseguí minha aprovação, e fiquei radiante com a assinatura do contrato, pois não faria mais parte de um governo medíucre, onde os piores alunos das faculdades inngressam na Prefeitura, não fazem nada, incompetentes e despreparados, fora o número de substitutos, que continuam no cargo, onde inclusive, vários moram fora de Campos.Estão lá, trabalhando e vários contratados de anos, que trabalhavam e se dedicavam ao trabalho, foram mandados embora. Acúmulos de até 03 vínculos, DAS, e outros...chega de ilegalidade. Vamos estudar e garantir uma vaga no concurso. Capacidade todos tem, e só correrem atrás.Lembrando o morador de rua, hj concursado no BB, e ainda, ex interno no FEBEN, aprovado na UNIFES.É só querer!!

Anônimo disse...

Meu amigo Zózimo, que não é Zízimo, mas também é muito informado, me confidenciou que uma bomba ainda sacudirá o governo Mocaiber até o fim do mandato.

Monitoramento telefônico descobriu que partiu do gabinete de um ex secretário de comunicação da PMCG a ordem para \"dar um susto\" em juíza local.

Algo que envolveria um \"susto\" também em seu ambiente de trabalho.

Causídicos trabalhistas, tremei-vos. Nunca se sabe...

Anônimo disse...

Rapaz isso está uma brincadeira !!!!!!!!!!!!!!!!
Gostaria de saber por anda o famoso reporter Zizimo que afirmou ter escutado no retorno dos contratados para o dia de hoje !!!!!
Estamos diante de um fofoqueiro mediocre e que nada mais do que isso !!!!!
Parabens a todos os amigos de zizimo , zula, puta , viado , etc !!!

Anônimo disse...

PREZADO E INFELIZ PAULO SANTOS..
VC DEVE SER APAIXONADO PELO ZÍZIMO..
HAHAHA
AFINAL, NINGUÉM SABE QUEM ELE É..MAS QUE O CARA É 10, AA ISSO ELE É.
E COMO VC DEVE SER UM FOFOQUEIRO DE PLANTÃO, FIQUE NUMA PRACINHA TRICOTANDO COM UNS VELHINHOS E CHEGUEM À UMA CONCLUSÃO.SÓ CUIDADO P NÃO SER CONFUNDIDO COM UM MENDIGO DE RUA!
HAHAHAHAAH