Após receber cerca de 10 ml de leite via intravenosa, um bebê de apenas 13 dias de vida morreu na manhã desta segunda-feira (7) no Hospital Municipal Professor Mário Dégni, no Rio Pequeno, na Zona Oeste de São Paulo, segundo a polícia. A criança nasceu prematura e estava internada na UTI neonatal do hospital recebendo soro com medicamentos para evitar infecções.
Segundo o boletim de ocorrência registrado no 51º DP, do Rio Pequeno, a mãe da criança, Jovenita Oliveira de Abreu, de 32 anos, permaneceu no hospital até as 18h do domingo (6). Por conta da falta de acomodações na UTI, ela amamentava a criança durante o dia e deixava um frasco com leite materno para que a equipe do hospital alimentasse a criança à noite, a cada três horas.
Dessa forma, o bebê ingeria o leite por meio de uma sonda nasal enquanto que os medicamentos eram administrados via intravenosa. Contudo, na madrugada de segunda-feira, um dos integrantes da equipe de plantão – composta por dois médicos, uma enfermeira-chefe e cinco auxiliares – do hospital se equivocou e ministrou cerca de 10 ml do leite materno via intravenosa.
Após 30 minutos, a criança começou a apresentar sinais de falta de ar. Mesmo ligada aos tubos de oxigênio, o estado de saúde do bebê piorou às 3h e, às 7h25, ele morreu. As informações são do Portal G1.
2 comentários:
Mais um motivo da Mídia fazer reportagens sobre o erros da enfermagem…
*uma pergunta: pq ainda existem cursos e contratação de auxiliares de enfermagem????? pois os Técnicos surgiram há quase 15 anos para extinguir os Auxiliares e ainda existem novos Auxiliares entrando no mercado de trabalho.
Pois essas polemicas de erros só acontecem com Auxiliares no estado de SP, pois os mesmos não possuem ensino médio(tem q ter ensino fundamental para ser auxiliar) e são muito mal capacitados devido a duração do curso(cerca de 1 ano), o Técnico de Enfermagem já é um curso que dura 2 anos, exige ensino médio e abre capacitações específicas da área(neonatologia, uti, emergencia e outros).
Aqui no RS, NÃO existe curso de Auxiliar há cerca de 10 anos e os hospitais são proibidos de contratarem Auxiliares, o COREN-RS exije que tenha Técnicos de Enfermagem nos hospitais, e os Auxiliares devendo ser extinguidos nas instituições hospitalares e impossibilitados de trabalharem na assistência de pacientes.
O COFEN deveria seguir o modelo do RS para trazer mais segurança e qualidade da Enfermagem em todo o BRASIL!!!!!
Claro, o que se mais tem é profissionais incompetentes nesse pais. Queria ver se fosse o filhos ou filhas deles se eles próprios tivessem cuidando no hospital! Doideira! Mas isso acontece toda hora, nos hospitais, nas escolas, na polícia, na justiça, nas igrejas... Que mundo é esse? Sinceramente, não vai dar em nada! Ou melhor, vai dar sim, porque a mídia está em cima. (Vide o filme "tropa de elite 2" e a questão da mídia).
Postar um comentário