quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Royalties: disputa entre Cabral e Garotinho faz articulações políticas e medidas judiciais serem retardadas



Uma antiga rivalidade entre o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) está atrapalhando a cruzada que o Rio de Janeiro e o Espírito Santo empreenderam para fazer com que o governo federal reveja o projeto que redistribui os royalties do petróleo.

A disputa entre os dois rachou a bancada fluminense quanto à estratégia jurídica que questiona a mudança na partilha dos royalties. Também opôs governo estadual e parlamentares em relação à organização do ato “contra a injustiça” na redistribuição das receitas do petróleo, que deve levar cerca de 10 mil manifestantes amanhã ao Centro do Rio.

As divergências entre os grupos ligados a Cabral e a Garotinho ficaram claras ontem, após reunião das bancadas do Rio e do Espírito Santo na Câmara, que se alongou por mais de três horas.

No encontro, o procurador aposentado do Rio e professor de direito constitucional Humberto Ribeiro, levado por Garotinho, sugeriu que os parlamentares ingressassem com mandado de segurança no Supremo, questionando a legalidade do projeto que redistribui os royalties.

A proposta teve apoio unânime dos deputados capixabas e chegou a ser assinada por 33 dos 56 parlamentares das duas bancadas. No entanto, foi questionada pelo deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), cujo pai, o ex-deputado estadual Jorge Picciani, é presidente do PMDB regional e principal articulador de Cabral no Estado.

O peemedebista argumentou que a medida enfraqueceria uma futura ação indireta de inconstitucionalidade, que poderia vir a ser impetrada também no STF. Os deputados do Rio decidiram então consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) sobre o assunto e prorrogaram a decisão sobre o mandado de segurança para a próxima quarta-feira.


Festa x palanque

Outro racha se deu em relação ao protesto organizado pelo governo do Rio contra as perdas dos royalties. A proposta de Cabral é fazer do ato uma festa com artistas e música, mas a bancada quer uma manifestação política, com palanque e discursos.

A divergência foi oficializada por meio de um e-mail do subsecretário de Estado e assessor especial de Cabral, Edilson Silva, direcionada a um correligionário de Garotinho, o deputado Paulo Feijó (PR-RJ). Feijó o havia questionado sobre o tempo que teria para discursar.

Ao que Silva respondeu: “Não haverá pronunciamento em palanque, nem mesmo o governador se pronunciará. Haverá sim, um show com artistas”. A mensagem foi lida por Feijó ontem, na reunião de ontem sobre os royalties, e revoltou alguns parlamentares. “É importante sim, politizar o ato”, disse o deputado Alessandro Molon (PT-RJ). As informações são do site Ultimo Segundo

10 comentários:

Anônimo disse...

Muitos políticos estão aproveitando os PALANQUES EM DEFESA AOS ROYALTIES, como campanha eleitoral antecipada O POVO ESTÁ CANDADO DESSES POLÍTICOS MENTIROSOS E CARA DE PAU !

Anônimo disse...

ISSO E UMA FALTA DE RESPEITO MUITO GRANDE DESSE GOVERNADOR FAZER FESTA NUMA HORAS DESSAS ISSO E BRINCADEIRA.ELE TEM QUE DEIXAR OS POLITICOS FALAR MAIS NAO ELE QUER FESTA.E SO BURRO QUE NAO VER ISSO ESSE GOVERNADOR E UMA VERGONHA.

Anônimo disse...

Bem dizia o poeta Bezerra da Silva: "Se gritar pega ladrão..."
Tem é que acabar mesmo essa farra de dinheiro fácil (que nos tornou prostitutas dos políticos) do petróleo. Campos sobreviverá, os políticos é que não! Vai perder a graça em ser político sem dinheiro, não é verdade?!? Ah, quanto a justiça!?! A justiça depende do capital! Alguém ainda acredita em justiça, lei, moral?

Anônimo disse...

É o roto e o maltrapilho, autenticos representantes da BANDA PODRE da política brasileira, embora nada se compare ao monstro da planície em termos de amtidemocrático, covardias nas ações e ódio nas reações.
Ditador BARATO.
Só espero que o democrata Dr. Cláudio publique.

Anônimo disse...

è uma bandalha mesmo! O tal do cabral, político de carreira?!!!??, pensa estar lidando com idiotas? Concordo com anônimo que diz ser falta de respeito, falta de respeito sim, a inteligência de todos os eleitores! E o tal inho, vai contratar Michael Jackson para concorrer com o Show de Cabral?

Anônimo disse...

Estão comentando que a prefeita treinou seus das e terceirizados pra VAIAR O GOVERNADOR , SERÁ ? COISA DE BIRRA DE CRIANÇA?

Silvio disse...

Garotinho pouco se importa com o povo. O que ele quer é fazer política e se promover. Só pensa no seu projeto político.

Anastácia lobo disse...

Será que brigar com Dilma e também com o Governador vai resolver? Acho essa postura pouco inteligente.Ficou claro na 1ª votação dos Senadores. A Manifestação dos Campistas no Rio de Janeiro de nada adiantou.

Ninguém gosta de ser ofendido.

E desde a primeira concentração na Cinelândia, a Presidente da República,bem como o Governador foram duramente atacados e ofendidos,pelos líderes políticos de Campos, que participaram de tal encontro.

E a Presidente sabe disso. Agora se ponham no lugar dela, se vc tivesse o poder de vetar a repartição do Royalte,se vc tivesse a "caneta na mão" após ser humilhada e ofendida,pela minoria interessada no Royaltes, ficaria do lado da minoria do povo brasileiro; ou ficaria do lado de uma maioria que usa a diplomacia para resolver os problemas e não o populismo barato e ultrapassado que estamos presenciando, nesse episódio.

Vamos amadurecer população de Campos.Existem pessoas na nossa política que parecem adolescentes, apesar da idade madura em que se encontram. Já perdemos o Pólo Petroquímico para Itaboraí/RJ, por causa dessa arrogãncia e se continuarmos a acompanhar esse velho estilo, desses populistas de nossa cidade, vamos perder parte do Royalte, sim.

Carlos Ribeiro disse...

Falou tudo, Anástácia Lobo.

Eles(políticos de Campos) só querem apararecer bem na foto.

Entretanto quem sai perdendo é a nossa população que perde oportunidades de empregos, como ocorreu com o Pólo petroquimico, que por inabilidade desses nossos políticos de Campos, foi para Itaboraí/RJ. Resultado, perdemos mais de 150 MIL, EMPREGOS.
Por isso essa pobreza em nossa cidade. Por isso essa dependência de parte da população com o poder público, em dar casinhas, cheque cidadão, passagem a 1,00.

Mas na verdade esses políticos, não buscam solucionar os problemas crõnicos dessa população, pois tiram proveito dessa miséria desse povo, porque é ali que eles conseguem fazer lavagem cerebral, naqueles pobres necessitados. Se passam como os alvadores de vidas, como se estivessem preocupados com aqueles infelizes, quando na verdade, só estão buscando o voto, desses humildes.

Anônimo disse...

Cabral está querendo o melhor para nosso estado!!! Estamos Juntos!