terça-feira, 8 de novembro de 2011

Taxa de desempredo em Itaperuna é de 2%



Uma pesquisa realizada no dia dois de outubro, pelo Instituto Precisão, mostra que Itaperuna apresenta uma taxa de desemprego de apenas 2%.  O município, mais populoso da região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro com aproximadamente 90 mil habitantes, tem 64% de sua população inserida no mercado de trabalho. 34% dos entrevistados afirmaram não trabalhar ou serem aposentados ou pensionistas.

A pesquisa ouviu 400 pessoas na sede do município e nos distritos de Comendador Venâncio e Raposo e apontou ainda para um crescimento na procura por capacitação profissional entre as pessoas desempregadas ou que já ocupam espaço no mercado de trabalho. 12% afirmaram ter buscado qualificação nos últimos 12 meses e 10% entre 2009 e 2010. Entre 2008 e 2009, apenas 3% dos entrevistados recorreram a cursos de capacitação.

Entre as faixas etárias, os jovens entre 16 e 24 anos são os que mais buscaram capacitação profissional nos últimos 12 meses, com percentual de 30%. Dos entrevistados entre 25 e 34 anos, esse índice nos últimos 12 meses é de 15%. A pesquisa ouviu pessoas a partir dos 16 anos com grau de escolaridade do primário ao ensino superior.

Do total de pessoas que afirmaram estar trabalhando, 45% atuam na iniciativa privada e 43% são autônomos. O restante são funcionários públicos, sendo 6% na esfera municipal, 3% na estadual e apenas 2% na federal. Em relação ao nível salarial, ele é de até três salários mínimos para 42% da população. 26% têm rendimento igual ou inferior a um salário mínimo e apenas 5% dos entrevistados ganham entre três e cinco salários por mês.

Quanto ao grau de satisfação dos entrevistados com seu trabalho, 72% afirmaram estar satisfeitos e 11% muito satisfeitos. Os insatisfeitos são 5% e apenas 1% está muito insatisfeito. Os indiferentes e que não opinaram somam 11%.

Fonte: Instituto Precisão

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha, e em Itaperuna tem emprego? To bobo com a novidade! é um avanço para a cidade! kkkkkk...